Padre,Tibiu, Rato, Ricardo da Funenária, Morte, Ureinha, Papa-tudo, Pãozeiro, Tantan, Mocó e Tatu. A primeira vista, parece a formação de uma equipe de pelada de fim de semana, no ainda considerado o País do futebol de Pelé. Mas, na verdade, trata-se de uma pequena amostra do conjunto de vereadores eleitos nos 102 municípios na última eleição municipal de Alagoas.
A extensa relação com os aprovados nas urnas do TSE - Tribunal Superior Eleitoral - mostra que, por Alagoas afóra [sic], políticos mais próximos do povo - como se costuma chamar os vereadores usam mesmo, nas disputas, é a forma peculiar como são chamados. E aí haja apelidos exóticos com muitas curiosidades.
Em cima de dados oficiais do TRE de Alagoas, este blog levantou os 51 nomes curiosos que foram eleitos em Alagoas nesta eleição municipal, trazendo os seus respectivos partidos e onde foi eleito.
Só na cidade de Dois Riachos - terra natal da jogadora de futebol Marta, a melhor do mundo,- foram eleitos Bodinho, do PRB, Zé Leitão do PP e Zé do Caminhão do PSDB. Teve até os campeões de votos nas suas respectivas cidades: Pãozeiro em Santana do Ipanema foi eleito pelo "nanico" partido PSDC com 1.319 votos; Em Piaçabuçu, foi a vez do vereador eleito Gelson Paciência com 536 votos pelo PTB de Collor e Atla em São Sebastião,também, mais votado com 1.152 votos pelo PSB. A cidade de Olho d'água Grande elegeu o vereador Tatu(PDT) como mais votado com 343 votos e ainda elegeu Tetéia do PP com 168. Entre os mais votados de São Luiz do Quitunde, saiu vitorioso o vereador "Rato" com 751 votos.
Enquanto, São José da Tapera elegeu Ricardo da Funerária (DEM) com 324 votos (sendo o último eleito de uma bancada de nove), Piaçabuçu elegeu Santinha pelo PSL e o PMDB de Olho d'água das Flores deu a vitoria ao vereador "Morte". Já em Igreja Nova elegeu dois vereadores com nomes curiosos: Caroço do partido "nanico" PRTB e Pezão do PSDB. E Marechal Deodoro deu "Cabeção" eleito pelo PPS.
A listagem levantada pelo blog consta os seguintes nomes exóticos: Padre de Rui Palmeira/PSC; Atlas, São Sebastião/PSB; Tibiu São Miguel dos Milagres/PSDB; Zé Farjado, São Luiz do Quitunde/PMDB; Rato, São Luiz do Quitunde/PMDB; Ricardo da Funerária, São José da Tapera/DEM; Zé da Galera, São José Laje/PMN; Zé Gordo, São Brás/PSDB; Ureinha, São Brás/PSC; Pãozeiro, Santana do Ipanema/PSDC; Papa-tudo, Santana do Ipanema/PR; Tantan, Porto de Pedras/PDT; Xoxô, Piranhas/PP; Gelson Paciência, Piaçabuçu/PSL; Santinha, Piaçabulu/PSC; Neno da Caçamba, Penedo/PTB; Vânio 1.000 Coisas, Paripueira/PP; Mocó, Passo de Camaragibe/DEM; Maria do Leite, Palmeira dos Índios/PDT, Van do Inhame, Maribondo/PRP; Boyzinho, Palestina/PP; Tatu, Olho d'água Grande/PDT; Tetéia, Olho d'água Grande/PP; Morte, Olho ´d'água das Flores/PMDB; Buneco, Murici/PMN; Balú, Messias/PSDB, Bau, Matriz de Camaragibe/PMN; Cabeção, Marechal Deodoro/PPS; Boneco, Marechal Deodoro/PC do B; Careca, Maravilha/PSL e Louro, Lagoa da Canoa/PSC.
E a listagem tem ainda: Caroço, Igreja Nova/PRTB; Pezão, Igreja Nova/PSB; Zé Catú, Girau do Ponciano/PSDB; Gata maga, Fleixeiras/PSC; Zé Mamão, Feliz Deserto/PPS; Bodinho, Dois Riachos/PRB; Zé do Caminhão, Dois Riachos/PSDB, Zé Leitão, Dois Riachos/PP; Pinto Boiadeiro, Craíbas/PSDB; Bujão, Coqueiro Seco/PMN; Tarzan, Carneiros/DEM; Urso, Canapi/PTB; Pimenta, Campo Grande/PTB; Galego do Mamão, Campestre/PT, "São" , Branquinha/PPS, Cal, Atalaia/PSDB, Tutu, União dos Palmares/PV; Bobo, União dos Palmares/PTB e finalmente, Manoel do Filé/Tanque D'arca/PSB.
fonte: Blog do Bernardino [via Alagoas em Tempo Real]
dica do Márcio Melânia
14.10.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário