O único prêmio Nobel da literatura em língua portuguesa, José Saramago, 86, iniciou a sabatina nesta sexta-feira no teatro Folha sob aplausos. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do caderno Ilustrada.
Durante a sabatina, ao ser questionado se a doença mudou a sua percepção de Deus, o escritor perguntou "por que mudaria?", acrescentando que foram os médicos e a sua mulher que o salvaram.
"Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens", disse o escritor. Para ele, a Bíblia é um "desastre", cheia de "maus conselhos, como incestos, matanças".
Ele ainda voltou a criticar a Igreja, afirmando que ela inventou o pecado para controlar o corpo humano. "O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas".
fonte: Folha Online
9 comentários:
que pena que DEUS não estava lá para se defender.rsrs
Tão inteligente, tão de Deus distante!
Abraços!
Nossaa...quase que ele me convenceu deste desastre rsrsr...mas tem conselho bom também, senão teria que jogar fora as minhas 7 biblias rsr..ABS
Acho que Ensaio sobre a Cegueira é auto-biográfico.rsrs
"sob aplausos..." O pior é que quando um intelectual diz estas asneiras, muito gente bába...em nome da "arte"...da deusa "arte".
E depois nós é que somos viciados em mediocridade...tem dó, não insulta e nem surta, oh Saramago! Parem de dar ibope pra qualquer mentecapto
que exibe um prêmio Nobel como se fosse um padrão de sabedoria. Mediocridade é a imprensa dar espaço para essas abobrinhas.
Engraçado um cara inteligente se referir a relatos históricos como incestos, guerras, genocídios e leis como conselhos... qualquer besta sabe que não são conselhos... são narrativas! Comunicam não como conselho, mas como momentos históricos a serem avaliados!
O Novo Testamento sim está recheado de conselhos... Ame ao próximo como a ti mesmo... evite o caminho mal, orai sem cessar, não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito... esses são alguns exemplos de "conselhos"... e por sinal não são conselhos ruins!
Cara babaca... então quer dizer que os estupros no livro dele são conselhos para estuprar?
Aff, parece que quanto mais inteligente, mais burro o cara é...
A fala do Saramago não é grave, nem novidade nenhuma. O grave desta entrevista são as risadas da platéia. A cristandade conseguiu esvaziar a mensagem de Jesus a tal ponto que virou deboche.
Deveríamos ouvir o Saramago. Os ateus podem nos ajudar a ser mais criteriosos no que falamos. Se os pastores evangélicos considerassem que um Saramago os ouvirá talvez fossem mais cuidadosos com o que dizem. E todos ganhariam. Os ateus são necessários para refinar o nosso discurso. Este brilhante escritor não é um mentecapto, mas um homem profundamente decepcionado com a religiosidade que se espalhou pelo ocidente em nome de Jesus de Nazaré.
Os comentários postados aqui demonstram como os evangélicos estão despreparados para o debate público.
As coisas espirituais se discernem pelo Espírito.
A questão é tanta gente falando de Deus e Deus tão longe dessa mesma gente que fala dEle.
Que não dá para condenar quem questiona.
Eu não fui convencida, de que a Bíblia é Bárbara (com trocadilho), questionei Deus até o último fio de esperança, para que esta se transformasse em fé.
Graças à longanimidade, do Todo Poderoso, não fui fulminada.
Crica Pinica
Postei algo sobre isso hoje.
Postar um comentário