Hoje fui à formatura de meu sobrinho, filho de um primo querido e um de meus melhores amigos. A formatura aconteceu na Igreja Batista Getsêmani e, embora ame profundamente meu sobrinho, meu primo e sua esposa, em certo momento do sermão tive que me levantar ostensivamente e sair dali enquanto sacudia a cabeça, enojado.
Não, "enojado" é pouco.
Mas voltemos um pouco no tempo.
Há alguns dias, Luca, que tem a mesma idade do meu sobrinho, também se formou no segundo período. Sua festa na escola foi alegre, repleta de dança, teatrinho e brincadeiras. Luca e sua turma apresentaram três músicas, assim como as demais crianças dos outros períodos. Tudo durou pouco mais de duas horas, mas sempre com muita alegria, riso e descontração.
A cerimônia de meu sobrinho aconteceu na Igreja Batista ligada à escola na qual ele estuda e durou quase três horas. Três horas de pregações com uma ou outra música jogada no meio. Músicas com letras religiosas, claro. As crianças vestiam ternos e vestidos formais, contrapondo-se aos figurinos festivos da festa de Luca.
Até aí, tudo bem. Ninguém disse que uma formatura precisa ser divertida (e depois de sairmos dali é que iríamos realmente festejar a data). Porém, as pregações de um certo pastor Jorge Linhares, um senhor que passei a considerar repulsivo, me despertaram nojo absoluto. Em primeiro lugar, ele começou a falar sobre como o mundo está cada vez mais entregue à "perversão". Ok, mesmo que hoje não existam mais arenas nas quais pessoas são devoradas por leões para a diversão alheia e que estejamos longe dos tempos sombrios da Idade Média, há pessoas que acreditam que o mundo vem piorando de século para século. Vá lá.
Mas então, para provar seu ponto, o senhor Jorge Linhares citou as enchentes em Santa Catarina. "Um castigo divino". Chegou à compará-las ao dilúvio, explicando que Noé não pôde abrir a Arca para os pecadores.
Esqueçamos, por um momento, que estávamos na cerimônia de formatura de crianças de 5 e 6 anos e que aquele "sermão" era completamente inadequado ao contexto. Ainda assim, como justificar que aquele... "pastor" estivesse argumentando através de uma lógica torta que as vítimas da enchente foram alvo de uma "punição" divina? De acordo com o senhor Jorge Linhares, os mortos, feridos e desabrigados de Santa Catarina mereceram o que tiveram, já que Deus precisa punir o mundo "perverso" que estamos construindo. Que alma caridosa, não?
Lembrei-me daqueles que dizem que a AIDS é a punição divina para os gays. E também daqueles que celebraram a morte de Heath Ledger como a punição a um ator que encarnou um homossexual. E, claro, do televangelista crápula Pat Robertson, que, poucos dias depois do 11 de Setembro, disse em seu programa de rádio que aquilo tinha sido uma punição de Deus à liberalidade cada vez maior dos Estados Unidos e a tolerância aos homossexuais.
E já que falei nos homossexuais...
... depois de usar uma tragédia como a de Santa Catarina para "provar" um argumento repulsivo e ilógico, o pastor Jorge Linhares, num exemplo absurdo de non sequitur, passou a atacar os gays. "Muitos defendem o casamento entre homossexuais", disse o senhor Linhares, babando ódio e irracionalidade. "Eles não têm que se casar de forma alguma, não podem. Isso é preconceito? É preconceito, sim, mas que temos que ter mesmo! Esse tipo de casamento vai destruir a instituição do matrimônio. E outra coisa: alguns defendem que casais homossexuais possam adotar crianças órfãs. Não podem, não. É preferível que as crianças cresçam no orfanato do que criadas por um casal de homossexuais".
Lembro, mais uma vez, que este homem que passei a considerar um verdadeiro crápula estava discursando numa formatura de crianças de 5 e 6 anos de idade.
Foi neste instante que me levantei e saí, levando Luca comigo. Quando Luca perguntou por que estávamos saindo, expliquei que aquele moço lá na frente estava usando o nome de Deus para falar coisas erradas que inspiravam o ódio. E que Deus não gosta de ver as pessoas se odiando, que ele gosta de ver o Amor. Mas que, infelizmente, existem pessoas que usam o nome de Deus para enganar, para enriquecer ou para ganhar algum poder de influência e que, para isso, transmitem mensagens repugnantes e erradas como aquela.
Ensinar crianças a odiar? A discriminar? A julgar o próximo apenas porque este é diferente?
Minha revolta, nesse momento, é indescritível. Sinto minha cabeça girar de raiva. Como alguém pode submeter crianças a uma lavagem cerebral como esta, à influência maligna, cancerosa, de um "pastor" como o senhor Jorge Linhares?
Não sou um profundo conhecedor das Leis, mas suponho que o discurso preconceituoso do "pastor" Jorge Linhares infrinja algumas delas. E sei que seu "sermão" odioso foi filmado por dezenas de câmeras. Gostaria muito de vê-lo na cadeia.
A liberdade religiosa não implica no direito de fazer apologia da homofobia. E se é este tipo de crápula que fala em nome de Deus nas igrejas evangélicas...
... o Diabo está bem representado.
Pablo Villaça, no blog Diário de bordo.
dica do Christiano Jabur
recomendo a leitura dos + de 100 comentários p/ que se tenha idéia da dimensão dos estragos provocados pela insanidade desse tipo de discurso.
além de peregrinar pelo país dizendo aos pais que troquem o nome de filhos que se chamem "Diogo" ou "Diego" (significam "Diabo), o homem da "bênção" ou "maldição" parece ter escolhido o lado errado. triste...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Putz, lembro quando li o livro dele... "Benção e Maldição"...
na verdade todos os jovens da igreja leram na época...
...ninguém podia brincar com nada... era um cuidado na hora de falar as coisas, porque "as palavras têm poder" e blá, blá, blá...
... ufa, ainda bem que cresci (em todos os sentidos)...
...aliás, bem que o senhor Linhares podia ter mais cuidado com as palavras também... porque no caso dele... tem sido maldição
São pessoas desse tipo que a revista Veja há algum tempo atrás destacou em uma de suas reportagens de capa como a nova geração de pastores.
O lobo pode perder o pelo, mas não perde a índole...
Cada dia que passa fico mais indignado com essa "nova geração de pastores" ! A alta potencialidade para falar besteiras excede a qualquer das piores expectativas de que nada de bom pode-se esperar desses homens.
Uma boa resposta para esta infeliz visão de mundo está em: http://www.caiofabio.com/novo/caiofabio/pagina_conteudo.asp?CodigoPagina=0200000004
Não conheço o Pr. Linhares, aliás, só de nome, mas acredito que deve estar havendo exagero por parte do articulista. Os pastores, em geral, amam as pessoas, especialmente as mais necessitadas de Deus, embora abominem o pecado em todas as suas formas e cores. Ademais, para muitas pessoas, só o fato de ouvirem uma citação da Bíblia, já é motivo para escândalos, chiliques e afins. Considero lamentável o fato ocorrido, mas Deus ama os pecadores a ponto de dar o Seu Filho por nós.
Eu nem li o post todo - por enquanto! - e já vou logo comentando: o "Senhor das Linhas" perdeu muito comigo também...
O mais triste é que quem está "começando" (no Evangelho) acaba por dar ouvidos à trupe do Malagélico, incluíndo o Senhor das Linhas...
Oxalá as "vozes dos que clamam neste desértico século XXI" consigam ser ouvidas pelos "novatos".
Que a Graça do SENHOR Jesus seja contigo!
Tomara q seja preso mesmo.
E o pior é q se isso acontecer, será capaz de emendar com aquele trecho bíblico q fala sobre o quão bem-aventurados são aqueles perseguidos por causa da verdade.
Lamentável!
Quanta estupidez. Avisem ao Sr. Linhares, que o castigo de Deus sobre os libertinos recaiu sobre o Filho deste mesmo Deus, e que ninguém precisa pagar nada com a própria vida, como castigo de um Deus irado - ainda não estamos "em apocalipse".
Deus me livre, este cara é um "lobaltico" gospel, como pode ser tão rude com os homossexuais? É mais fácil apontar do que amar! Lamentável! Estou irado!
As vezes me pergunto se fosse assim a mensagem de Cristo não se reduziria a perseguição aos gays do império romano.
O pava se referiu aos estragos feitos por causa da atitude do referido pastor, é só ir no blog do autor do texto e ler os comentários. Gente re-afirmando nojo a pastores e sua trupe de evangélicos. O que vemos é que de um lado está um "homem de Deus" com um discurso medieval e do outro gente como o próprio cícero revelou, a ponto de ter chilique por qualquer paráfrase bíblica. O que vejo são pessoas, como o pastor das linhas, tão distantes do evangelho que perderam a capacidade de se comunicar com os de fora, ou seja, a comunicação da linguagem do amor. Se perdemos essa habilidade de ser recadeiros de Deus numa linguagem de amor nos parâmetros do evangelho, para mais nada servimos, do que sermos pisados pelos homens...como o sal insípido, inútil. É por isso que ser "evangélico" hoje é sinônimo de chacota!
Eu também não acredito em um DEUS irado, punitivo, castigador, senão a Graça não seria Graça. Acho também errado atribuir a DEUS castigos desse nível, já que ele mesmo afirma nas Escrituras que ele corrige a todos quanto ama, mas que a sua correção não é para a morte.Creio no convite ao arrependimento.
Nossa! Eu achava que era mito mas esse negócio de cristãos inteligentes realmente existe! Eu que já fui evangélico e hoje sou ateu convicto posso dizer que já cheguei a perder as esperanças, mas meu parabéns, seu blog é muito, muito, interessante e inteligente. Quem dera todos os cristãos do mundo fossem assim como você e as outras pessoas que comentaram. Eu conheço, infelizmente, o pastor Linhares e ele é tudo isso mesmo.
Abraços e sucesso com seu blog!
Cristãos inteligentes = futuros ateus
1)Cristãos inteligentes = futuros ateus???
fala sério... rsrsr
2)Fala-se tanto contra o pr jorge linhares e acabamos por agir da mesma maneira: condenando, odiando, enfim.
Vamos analisar, reter o que se aproveita e o resto, dispensa...
E ao inves de jogarmos pedras, vamos orar.
Quem sabe ele reve seus conceitos...
A Paz seja com todos.
Cristãos inteligentes = futuros ateus ?
Bem, concordo com a equação apenas se acrescentarmos um elemento:
Cristãos inteligentes - fé = futuros ateus
Já fui ateu e hoje sou cristão convicto. Creio que os ateus que estudarem, mesmo de maneira cética e crítica, a pessoa de Jesus, acabarão por se tornar suas seguidoras.
No entanto, se olharem para o estado da igreja atual, continuarão céticas.
É Jesus quem salva!!
Lembram de Pedro andando sobre as águas? Só conseguiu enquanto olhava fixamente para Jesus.
Mais JESUS, menos religião!!
O Linhares é uma piada ruim, sem dúvida, e o que ele diz não deve ser levado a sério. E falo isso independentemente da opinião do autor 'chiliquento' do texto. Afinal, já conheço o 'obreiro'..ehehe. Agora, que eu lamentei pelas crianças, isso eu não nego.
Sem comparações, ok?! Mas eu fico pensando qual seria a sorte do João Batista e outros pregadores incisivos nos nossos dias...sério kras... eu fico 'matutando' isso... acho que ele não perderia somente a cabeça...pois a galera da 'teologia flex' serviria ele no molho madeira com champignon..AhAhAh
Postar um comentário