19.12.08

Fausto De Sanctis/O Homem!

O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Ensaio sobre a cegueira, realizou uma premiação particular e inabitual ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa.

Vencedor do prêmio "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, Meirelles repassou o troféu ao magistrado por achar que havia um paulistano que merecia a homenagem mais do que ele. A notícia foi antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta quinta, 18. Em cima da placa, Meirelles colou um papel: "Fausto De Sanctis/ O Homem!".

Em novembro, De Sanctis recusou a promoção à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Permaneceu no caso Dantas e condenou o banqueiro por tentativa de suborno ao delegado Vitor Hugo Alves, da Polícia Federal. O cineasta foi procurado por Terra Magazine, mas se encontra em Dubai, onde divulga Ensaio. Na carta a De Sanctis, ele diz se orgulhar da "capacidade de resistir às pressões" do presenteado.

Veja a carta de Fernando Meirelles ao juiz do caso Satiagraha:

Fonte: Terra Magazine

2 comentários:

berna disse...

Muito bonito este gesto de humildade do cineasta.

Sammis Reachers disse...

Que coisa mais linda, mais cheia de graça... Lances sensacionais assim nos animam a ainda lutar contra esse sistema-thunderzord de corrupção que Dantas e demais amigos de treta instalaram nas altas esferas (e cubos) deste país. Pena que o processo é lento...

Repliquei no Azul Caudal, com respeito.

Blog Widget by LinkWithin