A importância das marcas nas vidas das pessoas é cada vez mais notável nos dias em que vivemos. Raramente encontramos alguém que não sofre interferência de uma marca em
sua maneira de pensar e agir sobre determinado assunto ou produto.
Se a pessoa não liga para uma marca de roupas, por exemplo, com certeza para outra categoria de produtos, a marca terá maior importância. Assim, para quase todas as pessoas que vivem dentro de um contexto social economicamente ativo, as marcas, em um ou outro momento, influenciam seus pensamentos e decisões.
Essa influência não atinge apenas pessoas que têm melhor poder aquisitivo e que, consequentemente, têm a liberdade de escolher este ou aquele produto. A decisão influenciada por marcas está presente até mesmo na vida das pessoas que têm escassez de recursos financeiros, em determinadas situações, de maneira ainda mais forte do que em camadas mais favorecidas da sociedade.
Do carro na garagem até o desinfetante no banheiro, nossas roupas, móveis, o restaurante onde
às vezes almoçamos, a academia que freqüentamos, tudo possivelmente tenha sido escolhido por influência de suas marcas.
O relacionamento das marcas com as pessoas se inicia no exato momento em que a marca é criada. Essa relação é algo natural da existência da marca. Com o tempo as pessoas se relacionam emocionalmente com as marcas. Elas amam, se apaixonam, indicam, vibram e vivem as marcas, utilizando-as para comunicar aos outros quem são e em que acreditam.
Considerando a força e a beleza dessa relação, não há uma metáfora melhor para conceituar uma marca do que imaginá-la como uma pessoa que tem atitudes, comportamentos, caráter, que se veste, que se relaciona com o outro, enfim, que se comunica.
Tal pensamento auxilia a definição de características pessoais para a marca, como sua forma de ser, de agir, seu estilo e seu visual. Assim como nas pessoas, o alinhamento desses elementos formará a personalidade da marca, e uma marca com uma personalidade bem definida se
relacionará melhor com as pessoas.
trecho de A marca como pessoa - A construção da marca a partir de atributos pessoais, TCC do MBA em Branding - Gestão de marcas do designer Cláudio Souto. A cada semana, um novo excerto. =)
15.12.08
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