30.12.08

O amor não é egoísta

O ser humano é naturalmente egoísta. Quando ainda é bebê, isso se torna bem visível. Não importa o que esteja acontecendo no mundo, não importa a crise financeira, não importa o dólar nas alturas e muito menos quem é o novo presidente dos EUA, ele quer comer! Que o mundo inteiro se renda à sua fome. Quando cresce, aprende que a busca pelos seus próprios interesses é o alvo principal de sua vida. “Quero um bom emprego para satisfazer os MEUS desejos”, “quero um(a) marido(esposa) para satisfazer as MINHAS necessidades afetivas”, “quero amigos para satisfazer a MINHA vida social”. Tudo gira à MINHA volta, à MEU favor e para satisfazer MINHAS vontades.

Por que será que Deus disse: “...amarás o teu próximo como a ti mesmo...”? (Levítico 19.18b) Deus conhecia o caráter do homem. Ele sabia que se o homem, que é egoísta por natureza, amasse o próximo como ele se ama, pensasse nos interesses dos outros como pensa nos seus próprios, todos os problemas com a falta de amor seriam resolvidos, tamanho o amor do homem por si próprio. Pensando que o egoísmo é parte integrante do caráter pecador do homem, até parece que o amor é de certa forma “sobre-humano”... e realmente é! A bíblia fala que Deus é amor(I João 4.8b) e que “Deus amou o mundo de tal maneira que DEU...”(João 3.16a).

O amor é parte do caráter de Deus. Assim como Deus é justo e santo, Ele é AMOR e o padrão de amor que Deus cobra de nós é o seu padrão. O amor que vem de Deus não olha os seus próprios interesses, mas é sacrificial, significa abrir mão. Abrir mão de vontades, abrir mão de dar sempre a última palavra, abrir mão de certas opiniões que sabemos que irão gerar conflitos. Isto vai contra a natureza humana, mas como disse, este padrão de amor não é humano, mas divino. É um amor que só pode ser vivido no Espírito.

Creio que é nosso desejo viver este amor no nosso dia-a-dia, amando as pessoas com este padrão de amor, mas para isto, um processo se torna imprescindível: antes de amar as pessoas com este padrão de amor, precisamos amar a Deus, abrindo mão de nossas vontades, desejos pecaminosos, nosso egoísmo, então Ele nos capacitará a amar as pessoas com o amor divino. Eis o desafio. Ir contra nossa natureza não é nada fácil, mas temos um bom aliado nesta luta, afinal de contas, quem melhor do que Jesus para nos ensinar sobre amor sacrificial?

Daniel Ribeiro, no blog Nada Mais que uma Voz.

2 comentários:

berna disse...

Não é fácil para mim viver esse amor por isso peço sempre a DEUS para me ajudar. Ainda me vejo sempre vivendo em briga com a minha velha natureza. é uma guerra de foice.É pior do que uma briga de vale-tudo. Mas se não fôsse a graça de DEUS, não sei o que seria de mim.

Andressa Pereira disse...

hmmmmmn... Isso mesmo. Penso que Deus é a essência do Amor e sendo Ele Santo, nossa natureza pecaminosa não nos permite amar plenamente. Entretanto, essa é a razão para a qual Deus nos criou e em Jesus somos lavados e pelo Espírito podemos viver para aprender a AMAR. Demais! Maior desafio, maior busca!
Fique na PAZ!

Blog Widget by LinkWithin