A história de Tolkien sobre anéis de poder é muito mais que mitologia, a maneira que ele encarna a idéia do poder na mente das criaturas da Terra Média nos leva a pensar sobre a busca de poder que o ser humano promove para conquistar o seu “status”, o seu anel.
Nas histórias tolkienianas a raça humana sempre foi mais suscetível a influência negativa dos anéis. E nós quando outorgamos muito poder a uma única pessoa, isso pode se transformar muitas das vezes em grande problema. Uma única pessoa com o poder acumulado em suas mãos pode trazer complicações governamentais, ditaduras, crises, mortes, e muito mais catástrofes de maior ou menor escala.
O poder traz em si algo de ruim em sua personalidade, poder é sinônimo muitas vezes de “não compreensão”, “autocracia”, “inefabilidade cega”, e muitos outros desvios de caráter e erros de julgamento. Você já viu uma pessoa gente fina, compreensiva e bondosa, que quando, começa a ocupar um cargo de liderança ela muda totalmente de caráter, torna-se uma pessoa chata, arrogante e maldosa? Eu já vi. Muitas vezes vi isso com irmãos que quando não ocupavam “cargo” na igreja de importância eram doces, mas, porém, quando adquiriram certa importância no meio, mudaram de atitude. Igualmente parecido com as histórias de Tolkein, antes de usar o anel é uma coisa, depois que usa vira uma pessoa diferente.
O poder não é uma coisa má, mas você não pode deixar que ele te domine, você não pode ser guiado pelo poder, pelo contrário, você tem que guiar o poder. Se você se deixar guiar pelo poder, inevitavelmente você se transformará, não reconhecerá a si próprio e esquecerá quem foi você. Curioso que esta transformação ocorreu com o personagem Gollum, ele por causa da má influência do anel, tinha se esquecido que um dia fora Smigol. O poder mal usado deforma o ser humano.
O poder pode transformar vidas, não de forma negativa, mas de uma forma positiva. Você pode mudar as vidas das pessoas para melhor, mas tem que saber usar o seu poder. Eu no momento tenho o poder das letras e gosto de escrever nos meus blogs algo que alegre, alerte, informe e faça as pessoas pensarem de uma forma diferente, eu tenho esse pequeno poder, mas você pode ter outros tipos de poder, menores ou maiores, mas o importante é saber usar.
Espero saber usar o poder que conquistarei na caminhada da vida, espero ter domínio sobre ele. Eu também desejo que você saiba dominar o poder que você tem nas mãos, não importa o tipo do poder, o importante é saber usar esse poder.
As coisas ruins que o poder trás podem e devem ser consumidas pelo fogo, mas as coisas boas que o poder nos dá devem ser cultivadas.
Bruno no blog Crônicas do Vox
Depois de assistir à magnífica trilogia O Senhor dos Anéis, que ocupou 7 anos da vida do diretor Peter Jackson, e saber que Tolkien era amigo de C.S. Lewis, interessei-me em ler o livro. Por acaso, ganhei o volume único justamente quando o desejava =)
E vale o jargão de que o livro é incomparavelmente melhor que a trilogia, ressaltando aqui, é claro, toda a admiração e respeito pela obra de arte cinematográfica que foi.
7.1.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Em 2006 fiz a loucura de ler os três volumes de Senhor dos Anéis em uma semana e em seguida assistir a trilogia em um dia. Loucura que me deu a dimensão exata de que o filme é uma excelente adaptação do livro!
Meperdoem a resposta simplista, mas eu creio que só sabe usar o poder de maneira sábia, aquele que conhece a DEUS.
Caro Pava. Eu sou daqueles que leram o livro bem antes do filme. Também achei a adaptação muito boa. Eu fico decepcionado com muitos "crentes" que detestam a trilogia do Senhor do Anéis e a consideram obra do "tinhoso". Eles se perdem em críticas tolas e infundadas e deixam de aproveitar os diversos links com fé cristã que a obra tem. Espero que você aprecie a leitura dos livros. Depois você me diga do que achou do Tom Bombadil, personagem do livro que não aparece no filme. um abraço.
isaias querido,
o thiago quem postou, mas aproveito p/ confessar meu pecado: ainda não li nada do tolkien.
já me arrependi e pretendo não pecar +. =)
big abraço
Postar um comentário