10.2.09

Não é o caso de...

Alguns queridos estão me enviando este texto de autoria do Ed René Kivitz, que é sempre pertinente nas observações e criticas que faz ao cristianismo atual, praticado por esta chamada "igreja evangélica brasileira", que na maioria das vezes apenas reverbera o que já vem acontecendo nos EUA e outros lugares.

Diante das informações dadas nos tópicos "VOCÊ SABIA?" e no "TRÊS COISAS EU SEI", além do desconforto e encorajamento singelo de se voltar às Escrituras, especialmente ao Novo Testamento, não caberiam propostas mais contundentes?

Não é o caso de propor uma desmobilização geral deste sistema religião cristão evangélico vigente, seja ele lá qual for?

Não é o caso de iniciar um esvaziamento de toda e qualquer influencia de quem quer que seja, na leitura e interpretação das ESCRITURAS, isto é, devolver aos chamados leigos a responsabilidade de ler, avaliar, entender e aplicar as escrituras na vida?

Não é o caso de os lideres, que descobrem o que está relatado neste texto, isto é, que NOS DISTANCIAMOS TANTO DAS ESCRITURAS que o que está aí não tem nada a ver com ela, sim, fossem eles os precursores de uma DESMOBILIZAÇÃO RADICAL deste sistema religioso cristão evangélico, iniciando um processo de desestruturação do sistema?

Não é o caso de, para os que sabem tudo isto, estancar todos os processos de expansão de suas instituições religiosas, de modo que, pelo menos os que os ouvem, pudessem ser orientados a sair desta engrenagem demonizada que não tem mais nada a ver com a fé cristã?

Não é o caso de começar enxugar os orçamentos que normalmente são consumidos pela estrutura religiosa, e as demandas para manter a instituição religiosa em funcionamento?

Não é o caso de se estimular os devotos a não contribuírem com a manutenção e preservação de qualquer estrutura ou sistema religioso?

Não é o caso de iniciar uma jornada de oração, suplicando ao Eterno que as "instituições religiosas" quebrem?

Não é o caso de desencadear campanhas para que deixem de contribuir com os "shows da fé" e este "circo gospel" que virou o "EVANGELHO" na televisão e rádios, de modo que seus "donos" (os donos destes shows e circos) não tenham como pagar a fatura no fim do mês e sejam obrigados a tirar estes programas do ar?

Não é o caso de desestimular todo e qualquer tipo de investimento em quinquilharias religiosas, sejam elas quais forem?

Não é o caso de se estimular a diluição das "MONTANHAS DE SAL" que se abrigam debaixo dos tetos frágeis dos templos religiosos, de modo que desapareçam no chão da vida, onde de fato suas qualidades, embora, não sejam vistas, mas, seriam percebidas na sociedade, por conta dos sabores que produziriam?

Não é o caso de desobrigar esse chamado povo de Deus quanto às suas obrigações com suas instituições religiosas, seja em presença e patrocínio?

Não é o caso de insistir e levar as ultimas conseqüências o sacerdócio universal de cada seguidor de Jesus, liberando-o para viver segundo sua própria consciência cativa ao Senhor, o Pai das luzes?

Não é o caso de, em desejando esta desmobilização do sistema religioso, encorajar e inserir cada seguidor de Jesus em projetos e processos na vida...e não na estrutura religiosa?

Não é o caso?

Sabendo disto, é razoável pensar na possibilidade de NÃO FAZER PARTE DESTE SISTEMA RELIGIOSO? De que modo?

Vamos abrir um fórum sério, responsável, radical sobre este assunto, mas, que saia do palco das reflexões e vá para o chão da vida.

Vamos encorajar a simplicidade. Encontros pequenos. Encontros informais. Vamos encorajar o engajamento radical na sociedade.

O mundo precisa de seguidores de Jesus em todas as frentes, todos os dias, o dia todo em todos os lugares.

Carlos Bregantim
dica da Judith Almeida

9 comentários:

Anônimo disse...

De um lado a maluquice dos "evangélicos" e seus lideres toscos - Apóstolos, Bispos, Malafaias e afins...- do outro os líderes "reflexivos", "pensadores" daquela turma da "caminhada" que escreve na ultimato e baba ovo pra esquerda atrasada brasileira. É Ricardo Gondim, Ed Rene, Ariovaldo Ramos, Robison Cavalcanti e Cia...muita conversa, muita crítica a "religião", mas todos confortáveis dentro da estrutura do sistema religioso. Por último, os dinos conservadores, aqueles que falam mais em Calvino do que em Jesus. Figurinhas como Augustus Nicodemus....

Alex Fajardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Fajardo disse...

(removi a de cima porque não tinha ido o link da mensagem, vamos ver se vai agora)

Para quem vem acompanhando as falas do Kivitz neste ano, pode ver que um novo movimento esta vindo para para des-sacralização do chamado rito religioso, igualmente explicado por ele quando Jesus usou as "bacias para purificação" para produzir vinho em seu primeiro milagre.

Além de lerem o texto do Ed (que é feito para o boletim da igreja) uma explicação melhor esta na mensagem dele sobre esse mesmo assunto com o título "O que Jesus começou a fazer e ensinar" que pode ser baixada neste link:

http://www.ibab.com.br/mensagens/20090201_noite_erk.asp


Creio que no final ele responde ao texto acima, dizendo que temos uma mã notícia, tudo isso deve acontecer dentro da Igreja. A Igreja são os seguidores de Cristo espalhados por diversas "igrejas",

Sobre "encorajar e inserir cada seguidor de Jesus em projetos e processos na vida", creio que essa tem sido a proposta de uma tal campanha que ouvi falar o ano passado que auxiliou 30 Ong's e capitaneou 180 mil reais para tal auxílio.

E falo isso não defendendo igreja, instituição ou pastor, mas creio que o processo não é o chutar o pau da barraca conforme proposto acima.

Volney Faustini disse...

Fiquei meio assim com a tentada de chamada do Bregantim, justo pra cima do Ed, uma vez que ele conhece bem o Kivitz.

Então vim pra ler os comentários (já motivado a dar o meu), quando me deparo com o Anônimo aí.

Então esqueço o que disse o Ed Kivitz, o Carlos Bregantim, e re-leio o que esse cara aí de cima escreveu. Não reflito nas suas palavras. Reflito na sua postura, na sua atitude, na sua magananimidade. Ele está além da direita e da esquerda; ele está no tempo certo, nem atrasado nem adiantado ... e acima de tudo ele não precisa ficar na classe dos nominativos nem dos identificados.

Esse Anônimo é muito bom! Tão bom, que esqueço o que queria comentar do texto, e passo só um recado pra ele, sr. Anônimo:

Assista esse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=dHpSCHxb780

Anônimo disse...

A covardia do anonimato desqualifica sua opiniões, cidadão. Esconder-se no anonimato para expressar uma opinião é muito conveniente. Não precisa dar a cara à tapa mesmo! Participei do encontro "Lutando Pela Igreja" (encontro promovido pelos pastores Ariovaldo Ramos e Ed René Kivitz na cidade de Morungaba - SP, em setembro do ano passado)e concordo em gênero, número e grau com as propostas apresentadas pelos já referidos mestres no que se refere ao papel da Igreja de Cristo no mundo. Ainda mais quando se considera que aquilo que eles têm proposto é legitimado pelo alcance das ações que vêm empreendendo e pela seriedade dos projetos nos quais têm se envolvido. O que alguns chamam de igreja evangélica tornou-se uma colcha de retalhos muito feia e mal costurada que só aquece aqueles que dela se aproveitam. Esta não é a Igreja de Cristo, pura e imaculada. Infelizmente.

Joel Jr. disse...

Esclareço que não me apresento com pseudônimos. A Pedra da Esquina é o nome do meu blog (ou, pelo menos, daquilo que eu chamo de blog! rsrs). Meu nome é Joel Jr. Em nome da tolerância e do diálogo, estamos aí!

Anônimo disse...

Irmãos queridos, a propósito desse assunto fundamental para a vida (plena e real) da Igreja hoje, leiam vários bons artigos no site restaurarnt.org ("restaurar" e "nt" de Novo Testamento. Creio que a maioria das questões aqui colocadas são enfocadas e respondidas ali. Só com base nas Escituras. A Paz

Volney Faustini disse...

Agora mais centrado posso dizer:

Já foi o caso, meu caro Bregantim!

Ed René Kivitz é sem dúvida um dos caras. E pra quem não sabe ou não conhece, pergunte!!! Não só a mim, como a milhares de testemunhas presentes semanalmente: quem é o Ed René e o que é a sua obra (falo como humano).

É o caso de se realizar um trabalho consistente por (digamos) mais de 18 anos. Maioridade!

É o caso de se ter a coragem de quebrar paradigmas da igreja engessada, e viver de acordo por (digamos) mais de 18 anos. Maioridade!

É o caso de se construir com coerência, dedicação. E de se (espontâneo e naturalmente) obter reconhecimento de terceiros. Inovar e buscar incansavelmente o que deve ser nem tanto à terra, nem tanto ao Inferno. E sobre isso fazer por (digamos) mais de 18 anos. Maioridade!

É o caso de se ter consistentemente publicado suas idéias e convicções. E assim como autor abrir ao público seus pensamentos, crenças e idéias. E mostrar a que veio. E assim ser alvo de críticas e de análises. E por aquilo que se crê e se torna público. E sobre isso fazer por (digamos) mais de 18 anos. Maioridade!

E mais! Ter realizado crítica contundente (quem quiser basta procurar no google: crítica*instituição*kivitz) acerca da instituição religiosa. Ser muito duro com o que fizemos com a igreja. E revelar isso em (digamos) 18 pontos (maioridade !!!!).

Pastor Ed tem maioridade e consistência. Do que é que estávamos falando mesmo??

Anônimo disse...

[b] Não é o caso de se ponderar que os "show's da fé" e os "circos evangélicos" é que levam esperança e fé a milhares de lares desafortunados,particularmente através da mídia televisiva ?!

Blog Widget by LinkWithin