31.1.09

A respeito de coisas que eu não posso deixar de saber

Você sabia que foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos? Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a conversão de Constantino?

Você sabia que os cristãos não chamavam seus lugares de reuniões de templos até pelo menos o século V? Você sabia que o primeiro templo cristão começou a ser construído por Constantino, sob influência de sua mãe Helena, em 327 d.C., às custas de recursos públicos, e sua arquitetura seguia o modelo das basílicas, as sedes governamentais da Grécia e, posteriormente, de Roma, e dos templos pagãos da Síria?

Você sabia que as basílicas cristãs foram construídas com uma plataforma elevada acima do nível da congregação e que no centro da plataforma figurava o altar, e à sua frente a cadeira do Bispo, que era chamada de cátedra? Você sabia que o termo ex cathedra significa “desde o trono”, numa alusão ao trono do juiz romano, e, por conseguinte, era o lugar mais privilegiado e honroso do templo?

Você sabia que o Bispo pregava sentado, ex cathedra, numa posição em que o sol resplandecia em sua face enquanto ele falava à congregação, pois Constantino, mesmo após a sua conversão ao Cristianismo, jamais deixou de ser um adorador do deus sol? Você sabia que o atual modelo hierárquico do Cristianismo, que distingue clero e laicato, teve origem e ou foi profundamente afetado pela arquitetura original dos templos do período Constantino?

Você sabia que Jesus não fundou o Cristianismo, e que o que chamamos hoje de Cristianismo é uma construção religiosa humana, feita pelos seguidores de Jesus ao longo de mais de dois mil anos de história? Você sabia que o que chamamos hoje de Cristianismo está profundamente afetado por pelo menos três grandes eras: a era de Constantino, a era da Reforma Protestante e a era dos Avivamentos na Inglaterra e nos Estados Unidos? Você sabia que é praticamente impossível saber a distância que existe entre o que Jesus tinha em mente quando declarou que edificaria a sua ekklesia e o que temos hoje como Cristianismo Católico Romano, Protestante, Ortodoxo, Pentecostal, Neopentecostal e Pseudopentecostal?

Você sabia que os primeiros cristãos se preocuparam em relatar as intenções originais de Jesus com vistas a estender seu movimento até os confins da terra? Você sabia que este relato está registrado no Novo Testamento, mais precisamente nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos? Você sabia que o terceiro evangelho, Evangelho Segundo Lucas, e o livro dos Atos deveriam formar no princípio uma só obra, que hoje chamaríamos de “História das origens cristãs”? Você sabia que os livros foram separados quando os cristãos desejaram possuir os quatro evangelhos num mesmo códice, e que isso aconteceu por volta de 150 d.C.? Você sabia que o título “Atos dos Apóstolos” surgiu nessa época, segundo costume da literatura helenística, que já possuía entre outros os “Atos de Anibal” e os “Atos de Alexandre”?

Nesse emaranhado de coisas que eu não sabia, três coisas eu sei. A primeira é que a crítica que o mundo secular faz ao Cristianismo institucional tem sérios fundamentos, ou como disse Tony Campolo: “Os inimigos estão parcialmente certos”. A segunda coisa que sei é que nesta Babel que vem se tornando o movimento evangélico brasileiro, está cada vez mais difícil identificar a essência do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor. A terceira coisa que sei é que vale a pena perguntar aos primeiros cristãos o que eles entenderam a respeito de Jesus, sua mensagem, sua proposta de vida e suas intenções originais. Vale a pena voltar à Bíblia. Não há outra fonte segura de informação e formação espiritual, senão a Bíblia Sagrada, especialmente o Novo Testamento.

Ed René Kivitz

Leia +

14 comentários:

Eliézer disse...

Primeiro o Ricardo Gondim enxerga a fogueira das vaidades evangélicas e decide "sair fora" buscando nas grandes obras da literatura "ser gente" de novo...

Depois o Ariovaldo Ramos vendo o desvairio evangélico de hoje, promove um seminário pela SEPAL para tentar consertar a igreja...

Agora o Ed René chuta o pau da barraca argumentando uma série de fatos históricos conclamando o retorno a singela leitura da bíblia...

Vale lembrar que o "amargurado, adúltero, chato, pernóstico e pedante" Caio Fábio já chutou publicamente o pau-da-barraca que agora esses pastores se atrevem a fazê-lo há mais de 10 anos, lastreado nos mesmos argumentos e na experiência pessoal de que a "igreja" não é Igreja.

Será que o Caio Fábio tinha razão ?

Roger disse...

Se Caio Fábio tinha razão???

Os evangélicos sinceros deveriam perguntar se Jesus Cristo tinha razão!

Porque até onde humildemente eu sei, foi ele o primeiro a "enxergar a fogueira das vaidades", "chutar o pau da barraca", etc...

O que Jesus não fez foi tentar por "remendo novo em pano velho", ou "vinho novo em odre velho", ou seja, "consertar a religião"...

Ele deixou claro, ou se nasce de novo (pra verdade nEle), ou apenas vira-se mais um religioso, não importa se judeu, cristão ou mulçumano...

A religiosidade mata, o Espírito é quem vivica!

Camila disse...

Oi, Eliézer.

Sei lá se as experiências, argumentos e intenções dessas quatro pessoas convergem e se resumem a chutar o "pau-da-barraca". Suspeito que a coisa seja um pouco mais complicada.

De todo modo, mais do que investigar quem tem mais razões que quem, acredito que realmente empolgante seja ver como eles e tantas outras pessoas se dispõem e dispuseram tantas vezes a revisar a própria fé e tudo aquilo que a envolve, seja intra seja extra-institucionalmente.

Certa vez, no auge de minha intolerância e cegueira, ouvi de um conhecido: uma fé que pode ser perdida deve ser perdida. Apesar de não entender na hora o que me havia sido dito, gravei a frase na esperança de um dia compreendê-la. Hoje vejo o quanto ela faz sentido.

Acredito que a verdadeira fé, aquela que permanece, frutifica e salva é realmente a fé em Jesus, e não naquilo que fizeram por Ele, em nome Dele ou a partir Dele.

Ainda que não restasse nenhuma instituição dita cristã que merecesse esse nome no mundo, ou que todas elas ao longo da história não fossem mais que uma cruel distorção, ainda assim eu teria em quem crer. :)

Eliézer disse...

Caros Roger/Camila:

Levantei a lebre para chamar a atenção para o fato da igreja ser iconoclasta, de dar mais peso a palavra de um ídolo-homem que a própria Palavra revelada.

Sim, Jesus foi o primeiro a bater de frente com os religiosos. Mas quem disse que as palavras de Jesus são ouvidas no interior dos templos, quanto mais no interior de cada um !

A postagem fala das impressões de um homem sobre o caos que vivemos hoje no dito meio evangélico e amarrei com outros ícones evangélicos que em tempos diferentes tiveram a mesma percepção do tamanho do estrago e como cada um reagiu frente a esta realidade.

Se o Caio Fábio tem/teve ou não tem/teve razão, não nos compete dizer. Mas creio que devemos ficar antenados para absorver o que de verdade cada um deles tem a agregar à nossa jornada.

E quanto a nós que diremos/reagiremos/faremos diante dessas coisas ? Essa é a grande questão no momento.

Anônimo disse...

Na veia, Camila!

Pavarini disse...

a discussão é interessante, queridos.

de alguma forma, somos todos "viúvas de caio", por + penoso que seja admitir isso.

antes de pegar as pedras, pensem nas alternativas atuais: macedo é de atlanta, estevam é de boca raton, waldemiro é de saturno, rodovalho é da esplanada do poder... enfim, a mídia sequer tem quem ouvir qdo precisa de um contraponto dos evangélicos.

é sintomático discutir o lance das "motivações". um é "magoado", o outro é "cansado", o outro deveria largar a igreja p/ ratificar seus textos, como se todos os profetas tivessem de comer gafanhotos c/ mel.

prefiro classificar como "generosidade" qdo um líder de uma igreja grande vem e compartilha algo "desnecessário" diante do que já conquistou. sem esquecer que muita gente que grita por aí em altos decibéis fala "ao vivo" semanalmente no máximo p/ algumas dezenas de pessoas.

se a angústia é força motriz das mudanças, agradeço a deus pelos angustiados. se ganham 5 ou 50 mil por mês, tanto faz! =)

Anônimo disse...

Compartilho das angústias de Ed René, Gondim e cia limitada, mas achei que o Ed forçou a amizade ao adotar um visão tão antinstitucionalizante do cristianismo primitivo. Aproveitando da sabedoria de Tony Campolo: “Os críticos estão parcialmente errados”.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

O Ilmo Ed René, apenas quer promoção, e a coisa toda não começou com o Caiu Fabio, ele apenas foi a voz que clamava. Uma coisa é certa: QUEM ANDA NESTE CAMINHO VAI DE MAL A PIÓR, SAI CAIM, BALAÃO E CORÉ, já escreveu Judas em sua apistola. TEM MUITA COISA QUE AZEMOS E NÃO ESTA NA BÍBLIA, OU ESTA FORA DA CULTURA, etc, mas fazemos e DEUS é misericordioso! Ed René vá para as montanhas do deserto e funde a sua turma.

ViDéa disse...

Espero que Mr. Ed saiba que os primeiros "cristãos" eram gente simples, a maioria, e entenderam como tais a respeito de Jesus, sua mensagem, sua proposta de vida e suas intenções originais. E que quando diz "vale a pena voltar à Bíblia, não há outra fonte segura de informação e formação espiritual, senão a Bíblia Sagrada, especialmente o Novo Testamento", não queira dar-lhes, também, um hermeneuta ou exegeta para lhes ensinar o que deveriam entender.
Mr Ed demorou a saber das coisas.
Pavarini, teu blog é uma droga. Um dia busco ajuda para me livrar dela.

Hugo Lucena Theophilo disse...

Eu fico aqui lendo tudo e rindo muito. Principalmente da coceira que caio, ari, gondim, kivitz provocam nos religiosos!

Pavarini teu blog é massa! rsrs

israel_holanda disse...

Desde quando a IGREJA como é, foi vista por alguém em algum tempo como perfeita ? Desde os escritos dos Irmãos Apóstolo Paulo, Pedro, João, Tiago, Judas nós notamos que a Igreja estava com seus problemas internos e de pecado, senão as cartas não teêm sentido ?

Alguém disse que a Igreja é um HOSPITAL de almas, e eu concordo, pois o mais perfeito de nós dentro dela precisa desesperadamente da VIDA de JESUS CRISTO em si ... Senão, também, o escrito do irmãos Apóstolo João 1:8-10, perderiam o sentido ...

Mas, creditar aos "CRISTÃOS" os erros ou pecados cometidos por uma INFINIDADE DE PESSOAS e depois jogar isso dentro de uma única entidade a IGREJA é bobagem e um erro grotesco ... Vamos pensar ... É obvio que o resultado final será, no mínimo, dantesco ...

Daniel filho de Maria (não a virgem) disse...

A grande bêncão da igreja (instituição) é que você é livre pra cair fora quando bem entender. Ou somos todos escravos?

Unknown disse...

A maravilhosa graça do Evangelho é que Deus em Cristo não salva instituições, corporações, organizações e sistemas eclesiásticos... Deus salva pessoas, indivíduos. A partir dessa premissa, mesmo vendo toda corrupção e distorção no sistema "evangélico" chamado "igreja", continuo crendo que Deus em Cristo salvou, salva e salvará tantos quantos Ele elegeu para Si mesmo, independente do que nós temos feito com a Sua Igreja.

Anônimo disse...

é triste mais é verdade a igreja evangélica é só mais uma religião com dogmas e ate mesmo paganismo e idolatria, cheia de gente que é apenas religiosa e ainda não nasceu de novo, não conhecem o Jesus dos evangelhos nem sua graça e sua nova aliança, mais questionar a igreja evangélica é questionar o deus, sim porque a milhões que servem a igreja evangélica pensando que servem a Deus, não passa de um ídolo, um sistema religioso ...

Blog Widget by LinkWithin