A foto com a qual o brasileiro conquistou o prêmio mostra uma índia com uma criança nua nos braços enquanto enfrenta a Polícia de Manaus, e foi tirada em março de 2008.
Já o americano venceu na categoria Foto do Ano com uma instantânea em preto e branco de um agente armado no estado de Ohio, nos Estados Unidos, que revista a casa de uma família pobre. A presidente do júri, Mary Anne Golon, explicou que a imagem representa "o tema mais importante hoje em dia, que são os golpes da economia em escala mundial".
Segundo Goldon, "a maioria dos membros do júri considerou a imagem aterrorizadora, porque parece uma foto de guerra (..), mas se trata de gente que simplesmente não conseguiu pagar suas contas, ficou desesperançada e, por isso, está sendo atacada".O prêmio principal desta edição do maior evento de fotojornalismo do mundo está dotado de dez mil euros e será entregue em cerimônia em Amsterdã em 2 de maio.
Indico uma visita ao site do fotógrafo Anthony Suau. Infelizmente, não encontrei um site do fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos =/
2 comentários:
Enquanto isso, no Brasil, temos o PAC, que pode ser:
Peeling Aplicado na Coroa
Programa de Auto-limpeza da Cara
Privilegiar Aparência da Candidata
Programa de Aceleração da Cirurgia
Plástica de Adequação da “Companheira”
Programa de Alavancagem da Candidata
Perfil Aceitável da “Companheira”
Pregas Arregaçadas e Costuradas
Pitanguy Adiante Corrige
(do blog do Callado)
Beijos!
Emilia Nunes de Farias
Aliás, duas imagens muito tristes dos nossos dias... tempos de opressão e pobreza.
Postar um comentário