Se muitas vezes você se sentiu mal por não ter lido um livro que todos julgam ser de leitura indispensável, eis um consolo: duas entre cada três pessoas mentem sobre o fato de terem lido alguma obra famosa. A estatística foi revelada por uma pesquisa britânica divulgada nesta quinta-feira, por ocasião do Dia Mundial do Livro.
O livro predileto dos falsos intelectuais é 1984. Segundo o levantamento, 42% das pessoas fingem ter lido o clássico de George Orwell. Em seguida, aparecem calhamaços como Guerra e Paz, de Leon Tolstói, e Ulisses, de James Joyce, títulos citados em 31% e 25% das mentiras, respectivamente. Logo atrás, tida como o livro mais vendido no mundo, vem a Bíblia, com 24%.
Na hora de responder sobre quais autores as pessoas gostam de ler de verdade, ganharam os best-sellers modernos. JK Rowling, criadora do bruxinho Harry Potter, estava na cabeceira de 61% dos entrevistados, enquanto que John Grisham, um dos escritores mais famosos dos Estados Unidos, era lido por 32%. O estudo envolveu 1.342 pessoas.
Para o diretor do National Literacy Trust da Grã-Bretanha, Jonathan Douglas, as mentiras são motivadas quase sempre pelo mesmo motivo: a intenção de parecer mais interessante para possíveis parceiros sexuais. "A pesquisa sugere que a razão pela qual as pessoas mentem é para parecerem mais atraentes", disse Douglas, segundo reportagem do jornal britânico Daily Telegraph.
"As pessoas gostam de ser vistas como leitoras", continuou Douglas, que afirma que elas costumam mentir para impressionar os outros, especialmente companheiros em potencial. De acordo com o diretor da NTL, as pessoas geralmente arriscam um título na esperança de que o interlocutor não tenha lido a obra. Na lista a seguir, os dez principais livros que a maioria finge ter lido, e logo depois, a lista dos verdadeiros autores preferidos dos britânicos.
Livros que as pessoas fingem ter lido:
1. 1984, de George Orwell (42%)
2. Guerra e Paz, de Leon Tolstoi (31%)
3. Ulisses, de James Joyce (25%)
4. Bíblia (24%)
5. Madame Bovary, de Gustave Flaubert (16%)
6. Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (15%)
7. Os Filhos da Meia-Noite, de Salman Rushdie (14%)
8. Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (9%)
9. A Origem dos Meus Sonhos, Barack Obama (6%)
10. O Gene Egoísta, de Richard Dawking (6%)
Autores que as pessoas realmente leem:
1. J K Rowling (61%)
2. John Grisham (32%)
3. Sophie Kinsella (22%)
4. Jilly Cooper (20%)
5. Mills & Boon (18%)
6. Dick Francis (17%)
7. Robert Harris (16%)
8. Jeffrey Archer (15%)
9. Frederick Forsyth (13%)
10. James Herbert (12%)
Fonte: Veja
7.3.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Não posso fingir que li esses livros... dessa lista só ouvi falar da Bíblia. E essa eu li, juro... =)
Os autores citados também nunca li... só ouvi falar de alguns!
Isso é bom ou ruim?! hehe
thiago,
pior que não ter lido os livros é grafar errado o nome do richard dawkins. =)
o que me chamou a atenção é o lance de a galera mentir p/ levar gente p/ a cama. e não exatamente p/ dormir... hehe
daqui a pouco alguém vai falar que nosso mob de leitura é um incentivo à promiscuidade e uma campanha indecente disfarçada de "cultural". :P
Postar um comentário