21.3.09

"A Noite dos Palhaços Mudos" é destaque no 21º Prêmio Shell de SP; veja lista de vencedores

"A Noite dos Palhaços Mudos", adaptação de história em quadrinho do cartunista Laerte, recebeu prêmio duplo de Melhor Ator no 21º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, entregue na noite desta terça-feira (17) na capital paulista. Recordista de indicações, "A Alma Boa de Setsuan" ganhou prêmio de Melhor Diretor.



O prêmio de Melhor Ator foi recebido pelo diretor de "A Noite dos Palhaços Mudos" (foto), Alvaro Assad, pois os atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio, os vencedores, não compareceram a cerimônia de entrega. "A Noite dos Palhaços Mudos" é uma peça da Cia. La Mínima que conta a história de dois palhaços mudos que, para resgatar o nariz de um palhaço mutilado, invadem uma organização secreta que prega o extermínio da classe.

O prêmio de Melhor Diretor foi para Marco Antônio Braz, por "A Alma Boa de Setsuan". A peça, criação do dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956) com atuação de Denise Fraga, concorreu em cinco categorias: Direção (Marco Antônio Braz), Atriz (Denise Fraga), Cenário, Figurino e Iluminação.

Isabel Teixeira recebeu o prêmio de Melhor Atriz por "Rainha[(s)] - Duas Atrizes em Busca de um Coração", peça que adapta texto de Friedrich Schiller, dramaturgo alemão, tendo como pano de fundo a disputa de poder na Inglaterra do século 16. "Rainha [(s)]" integra a programação da Mostra Contemporânea do Festival de Teatro de Curitiba, que tem início nesta terça-feira (17).

O prêmio de Melhor Autor foi para Marçal Aquino e Marília Toledo, por "Amor de Servidão", peça baseada no romance de Aquino "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios". Cada vencedor recebe R$ 8 mil e um troféu do escultor Domenico Calabroni.

Criado em 1988, o Prêmio Shell teve como júri nesta edição Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e Diretora).Veja abaixo, em destaque, os vencedores de cada categoria do 21º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

VENCEDORES DO 21º PRÊMIO SHELL DE TEATRO DE SÃO PAULO

Autor
Marçal Aquino e Marília Toledo, por "Amor de Servidão"Grace Passô, por "Amores Surdos"Sérgio Roveri, por "A Coleira de Bóris" Jandira Martini, por "O Eclipse"


Diretor
Marco Antônio Braz, por "A Alma Boa de Setsuan"Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e José Walter Albinati, da Cia. Luna Lunera, por "Aqueles Dois"Fábio Resende, por "A Brava"Alvaro Assad, por "A Noite dos Palhaços Mudos"Marco Antonio Rodrigues, por "A Coleira de Bóris"Rita Clemente, por "Amores Surdos"


Ator
Domingos Montagner, por "A Noite dos Palhaços Mudos"Fernando Sampaio, por "A Noite dos Palhaços Mudos"Nilton Bicudo, por "O Natimorto - um Musical Silencioso" Ésio Magalhães, por "Encruzilhados - entre a Barbárie e o Sonho"Marcelo Médici, por "O Mistério de Irma Vap"


Atriz
Isabel Teixeira, por "Rainha[(s)] - Duas Atrizes em Busca de um Coração"Cácia Goulart, por "Bartleby"Paula Arruda, por "O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade" Denise Fraga, por "A Alma Boa de Setsuan"


Cenário
Renato Bolelli Rebouças, por "Arrufos"André Cortez, por "Orlando Furioso"Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e José Walter Albinati, da Cia. Luna Lunera, por "Aqueles Dois"Márcio Medina, por "A Alma Boa de Setsuan"André Cortez, por "Bartleby"Bruna Christófaro, por "Amores Surdos"


Figurino
Silvana Marcondes, Fernando Sato e Júlio Dojcsar, por "O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado"Marcelo Pies, por "Hamlet"Verónica Julian, por "A Alma Boa de Setsuan"Rosângela Ribeiro, por "Senhora dos Afogados"


Iluminação
Felipe Cosse e Juliano Coelho, por "Aqueles Dois"Wagner Freire, por "A Alma Boa de Setsuan"Carlos Gaúcho, por "A Coleira de Bóris"Lúcia Chedieck, por "Memória do Mundo"


Música
Josimar Carneiro, pela direção musical de "Divina Elizeth"Beto Firmino, por "O Público"João Poleto, por "Orlando Furioso"Lincoln Antonio, por "Rainha[(s)] - Duas Atrizes em Busca de um Coração"Marcelo Pellegrini, pela trilha sonora original de "A Noite dos Palhaços Mudos"


Categoria especial
Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, pelos 10 anos do projeto Prêt-à-PorterAderbal Freire-Filho com Bárbara Harrington e Wagner Moura, pela tradução de "Hamlet"Grupo Sobrevento, pela pesquisa da técnica dos "pupi" no espetáculo de bonecos "Orlando Furioso"Teatro Máquina, pela técnica de manipulação direta e aparente do espetáculo "O Cantil"



fonte: Redação Uol

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin