28.3.09

Número 1 (1)

Em uma pesquisa recente do Datafolha, a Banda Calypso foi apontada como a banda mais popular do Brasil, na frente de Zezé di Camargo e Luciano. Como vocês receberam essa notícia?

Primeiro ligou o rapaz da Folha de S.Paulo dizendo que queria fazer uma matéria com a gente. Daí eu me perguntei: “Será que isso aí é uma pegadinha?”. Eu falei pro repórter: “Tô gravando agora, daqui a pouco eu ligo pra você”. Em seguida me telefona o Zezé e diz: “Chimbinha, você é o artista mais populardo Brasil, e eu tô colado em ti!”. Aí vi que era verdade. Quando o cara ligou de volta, dei a entrevista, porque já tinha garantia.

Além da fama, o sucesso trouxe bastante dinheiro. Vocês têm casas em Alphaville, Belém, Recife. Têm fazenda, já tiveram avião. Como você lida com esse dinheiro que entra?

Do dinheiro que a gente ganha, metade ou mais é para reinvestir no trabalho. A gente tem hoje um bom ônibus para transportar a banda e vários cenários para apresentar um show bonito. O dinheiro também é para cuidar da nossa família e ajudar algumas pessoas que a gente acha que merecem. Nós temos um trabalho social, mas não gostamos de divulgar.

No mês passado, surgiu uma história curiosa na Internet, dizendo que vocês foram recomendados para o Nobel da Paz.

Nós não fomos informados disso. Fui saber aqui em Belém. Ligou um cara para nosso escritório se dizendo bispo, querendo indicar a gente como embaixadores da paz. Não era o Nobel, mas de repente virou isso. Mandei o nosso pessoal investigar quem é o cara. Pode ser que estejam querendo usar o nome da banda, porque ele tá querendo comprar nosso show no Mangueirão. Acho que é uma roubada. O cara deve estar se passando por bispo para comprar nosso show mais barato.

Você é religioso?

Eu creio muito em Deus. Eu ia muito à igreja evangélica. Agora com o trabalho fico até sem tempo, então a gente faz nossos cultos aqui em casa. Tem uns irmãos que oram com a gente, de vez em quando vêm uns pastores.

Você viveu muito na noite. Nunca experimentou drogas?

Não, porque eu andava com pessoas muito humildes. Além de não terem condição de comprar, eram pessoas com família de base muito religiosa. Quase todo mundo que tocava comigo era evangélico. E na Banda Calypso também é assim até hoje. Não tinha espaço pra droga. Eu fui beber depois dos 20 anos. Tomar cerveja, uísque. Mas depois parei com isso, só tomo vinho. Foi o médico que me receitou, e eu acabei gostando.

Você se considera um guitar hero?

Não. Eu nem me considero um bom músico. Não estudei. Toco muito de ouvido. Quando vou gravar e o pessoal fica lendo partitura, fico com muita vergonha. Todo mundo com seus arranjos, e eu vou criando a levada na hora. Só sei ler cifra. Vou cifrando ou escuto de primeira e de segunda já vou gravando.

trecho da entrevista de Chimbinha à revista Trip. ele revela que o apelido "chimbinha" é um trocadilho com "bichinha".

recomendo a leitura de toda a entrevista. o cara e a mulher protagonizam o maior case de sucesso da indústria fonográfica nos últimos anos. Venderam nada menos que 12 milhões de discos em 10 anos de carreira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc tem um caso com essa banda, fala sério? É coisa de pele, de paixão mesmo...

Anônimo disse...

Gênio não é quem grava um disco; qualquer um pode fazer isso.
Gênio é quem grava e vende.
Nunca ouvi essa banda, graças a Deus!
Por isso, não posso opinar.
Tereza

Anônimo disse...

É uma pena que alguns leitores não entendam os motivos do Pava ter postado esta matéria: É que os caras ( Calypso ) são formados por evangélicos ( crentes no lance )ou melhor para os preconceituosos de plantão ex-evangélicos, ( pois para os religiosos de plantão eles estão desviados... cantam pro mundo... estas besteiras. ) Pra mim eles fazem um som de boa qualidade , alegre, cheio de vida e valorizando suas raízes culturais... e o melhor vende pra C. ( P. Afinal de contas DEUS é ou não é brazuca )
CARACA TÔ DE SACO CHEIO

Anônimo disse...

Chimbinha deve ser o terror de qualquer músico profissional! Tenho até medo dos arranjos dele.

Beijos

Núbia - www.nubibella.com

Blog Widget by LinkWithin