1.6.09

Publicidade relevante é bem vista no Twitter

A publicidade com relevância é bem vista pelos brasileiros que acessam o Twitter. De acordo com a primeira pesquisa realizada pela Bullet para conhecer os usuários da rede social, 15% acham muito bacana a ideia de publicidade no Twitter, 54% acham interessante desde que segmentada e com relevância e outros 6% não se incomodam. Em contrapartida, 10% não gostam e 15% somente toleram a propaganda na rede social.

69% disseram que seguem ou já seguiram perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias”, contou Bruna Calheiros, responsável pela Presença Digital da Bullet e realizadora da pesquisa.

O estudo também mostrou que a maioria dos usuários aceita ações ou promoções no Twitter. 33% deles já participaram de algum desses serviços e 50,7% deles não participaram, mas têm interesse. “Como é a pessoa que escolhe quem ela vai seguir, ela só vai atrás do que é importante para ela”, afirmou Bruna.

Outro resultado surpreendente para a pesquisadora foi a confiança que os usuários têm na ferramenta. 82% dos entrevistados já deram dicas ou indicações no Twitter. Além disso, 80% já seguiram dicas e aprovaram e outros 18% ainda não seguiram, mas o fariam.. “É algo que eu não esperava, esse nível de confiança. O grau de cliques em links indicados é muito alto. Às vezes, nem o link que vem no e-mail de um amigo a gente abre, mas clica no que está indicado no Twitter”, explicou Bruna.

A pesquisa mostrou que o público que acessa o Twitter é formado na maioria por homens (61%) de 21 a 30 anos (65,1%), solteiros (82,8%) e com ensino superior completo ou em curso (69,3%).
Uma das resistências dos clientes das agências quanto a essa ferramenta, segundo Bruna, é que o consumidor diz exatamente o que pensa. “Os clientes ainda estão um pouco receosos porque o consumidor pode falar o que quiser”.

Não adianta a marca apenas existir no Twitter, mas ela precisa ter uma estratégia para interagir com o consumidor a fim de que haja relevância. “A marca precisa ter uma história, ter o que falar”. Como exemplo, Bruna citou a Volkswagen que, no Salão do Automóvel, criou uma banda virtual e personificou o vocalista do grupo na ferramenta. “Ele entrava no Twitter e falava com as pessoas”, contou.

trechos de texto no Propaganda & Marketing.

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