30.7.09

A culpa é dos crentes!

O bêbado no consultório todo quebrado após um atropelamento ouviu do médico:

"não sei como vc consegue beber tanto, cara! vc sabia que o Brasil é o 2º país no mundo no ranking de consumo de bebida alcoólica?"

o bêbado disse: "A culpa é dos crentes!" O médico quis saber o por quê e ele disse:

"se os crentes bebessem seríamos os primeiros!"

Fonte: SEPAL

Segundo consta, o "causo" acima é verdadeiro...

63 comentários:

afonsomfneto@hotmail.com disse...

A CERVEJA, PINGA, CAIPIRINHA, BATIDINHA: O ALCOOL em sí, é comprovado como uma DROGA, muitos aprenderam a fumar enquanto bebiam sob o efeito do álcool....O ALCOOL é a porta de entrada para todas as demais drogas. Esta Escrito: MALDITO AQUELE QUE BEBE E DÁ DE BEBER.......Há oalguns cristãos q defendem esta droga, afirmando que SÓ UM POUQUINHO NÃO TEM PROBLEMA, o importante é não se embriagar, SE SÓ UM POUQUINHO NÃO TEM PROBLEMA ENTÃO RODAR A BOLSINHA NUMA ESQUINA NÃO FARÁ DUM CRISTÃO DESSES UMA GAY, E UMA CRISTÃ DESSAS UMA PROSTITUTA? No inferno haverá um barzinho chamado: QUE QUI TEM ISSO...QUE QUI TEM AQUILO ?

Anônimo disse...

Oh pastor afonso, leia aí.:

"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados"

eu bebo sim e vou vivendo...com moderação e consciência, claro! Tem gente que bebe; e gente que é bebido pela bebida.
Acho que defende posições muito extremas, acredito que vc, como pastor, deve estimular a consciência e não a obediência cega e radicalismos inconsequentes em suas ovelhas.

Tudo em excesso faz mal pastor, até água!

Onde aprendeu a ser assim, na CIMEB?

Anônimo disse...

Lamento que em algumas igrejas o pastor não precise ter feito nem supletivo.

Um terno da Colombo em 12 parcelas e colocar "Pastor" na frente do nome parece que já é suficiente para sair falando besteiras.

Acorda Brasil!!!

afonsomfneto@hotmail.com disse...

ANÔNIMO É ANÔNIMO FALAR O QUE? Quem tem medo se esconde, nas trevas, no oculto. Quem não tem nada a temer vive na luz, é lampada no lugar mais alto da casa, disse o Senhor Jesus.

Chicco Salerno disse...

Querido pastor Afonso,

Li seus comentários e gostaria muito de obter sua ajuda: o senhor poderia me dizer onde encontro na minha Bíblia a passagem que o senhor mencionou? (Esta Escrito: MALDITO AQUELE QUE BEBE E DÁ DE BEBER...)

O senhor vai estar me ajudando muito.

Deus o abençoe!

luizaferraz disse...

Pastor Afonso

Eu nunca li essa passagem na Bíblia, por favor, o sr. poderia colocar onde está escrito?

Não estou fazendo nenhum tipo de apologia ao vício, mesmo porque, acho que a "bebedice"(hábito de se embriagar) é horrivel e condenado na Palavra de Deus, tal qual a "gulodice".

Obrigada,aguardo a citação, pastor.
Que Deus o abençoe!

Thiago Paiva disse...

Sério, PASTOR Afonso, que está escrito isso?

Então vc, um cara tão entendido, deve saber que está escrito também:

"Se alguma pessoa arescentar a elas alguma coisa Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro."

Sim, ao contrário de vc, eu coloco a referência! Apocalipse 22:18b

Fica na paz! =)

Luiza disse...

Pastor

Tão logo acabe o culto responda aqui, estamos esperando!!!O sr. disse que não foge da raia...

"Quem tem medo se esconde, nas trevas, no oculto. Quem não tem nada a temer vive na luz, é lampada no lugar mais alto da casa, disse o Senhor Jesus".

Anônimo disse...

Direto do Manual do Pastor Careta

1ºMPC,cap.1:1 só tenho dúvida qto ao vers.

Unknown disse...

Seus inguinorante! O Pastor Afonso disse: "ESTÁ ESCRITO", não disse "ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA". Isso que ele comentou está escrito aqui no Pavablog mesmo.. Tão vendo u qui a falta di istudo fais???

Kkkkk..

Anônimo disse...

Kd o homem pra se defender, oras?

Márcio Rocha disse...

pastor afonso dá expediente aqui porque o pava é ovelha virtual dele...hahhahahahahaahahaha

pow pava, foi mal..!!!*rs

forte abraço

Márcio Rocha

Pavarini disse...

márcio, atualmente estou frequentando uma célula na casa da irmã cleycianne.

eu e outros membros (sem trocadilho) estamos numa cruzada pela multiplicação de neurônios no meio gospel. rs

abraço

Anônimo disse...

O PR.Marcio sumiu.

Tenho procurado por sua resposta aqui diligentemente. Ele está procurando o tal texto...

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Queridos e amados irmãos (ãs) e SIMPATIZANTES :) em Cristo Jesus, estava com put ador travado, por isso não respondi antes.....EXAMES DE DOSAGEM ALCOÓLICAS EM CADÁVERES MOSTRAM QUE A MORTE VIOLENTA FREQÜENTEMENTE É PRECEDIDA DE UNS GOLES A MAIS (PERCENTUAL DE VÍTIMAS FATAIS EM QUE FORAM ENCONTRADAS DOSAGENS ALCOÓLICAS):

Afogamentos ___________________ 64%

Atropelamentos ______________ 53%

Homicídios _________________ 52%

Acidentes de Carro __________ 51%

Quedas Fatais __________ 36%

Suicídios ______________ 36%

Dados do Instituto Médico Legal de São Paulo
Acreditamos que o Senhor sabia disso e não iria aprovar o consumo de tais bebidas.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

“ Ai ( MALDITO ) daquele que dá de beber ao seu próximo.... Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; a ignomínia cairá sobre a tua glória” (Hb.2:15-16)......estudem hermeneutica bíblica e saberás que AI é a MESMA conotação de MALDITO.

Pavarini disse...

sou indouto em questões hermenêuticas, exegéticas e homiléticas, por isso ñ vou me imiscuir na controvérsia.

permita-me o pastor apenas facilitar aos leitores a pesquisa do texto: o busílis em "questã" está no livro de habacuque e não hebreus, como mencionado.

cheers! :P

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Valeu Pava, eu fui cégo no Ctrl+C Ctrl+V. Nem notei a aberração de trocar Hc ( de Habacuque) por Hb ( de Hebreus )

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Sobre as porcentagens de teor de metanol, dieesel, gasolina dos que acessam o PAVA, o Instituto de Achologia diz que são cerca de 98% k k k

Anônimo disse...

Pastor afonso...

Para o senhor que vive da letra, não refletindo a linguagem que ela carrega, deveria entender que por trás de qualquer atitude existe uma motivação. O texto que o sr. referiu em HABACUQUE - na minha pobre compreensão, longe da sapiência teológica que o sr. possui(sic) - diz respeito a motivações secretas, intenções ocultas com que lidamos com o próximo.
"...MISTURANDO À BEBIDA O SEU FUROR, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!"

Ou seja, embriaga o companheiro para ridicularizá-lo ou conseguir algo que lhe dê vantagem sobre o outro... “misturando à bebida o seu furor” ou “misturando à bebida a sua malícia” ou ainda “misturando à bebida o seu ódio”

Comentei no post acima, que o sr. é bem radical nas suas convicções. Antes, deveria instruir suas ovelhas a andarem com consciência da Palavra e não à obediência cega da letra.

A questão não é a bebida de fora; é o pecado de dentro!

Essa é a consciência!

Márcio Rocha

Chicco Salerno disse...

Pastor Afonso,

Muito obrigado pela sua resposta.

Fui reler Habacuque e, de fato, encontrei a passagem que você citou.

Segui seu conselho quanto a Hermenêutica e vi que a mesma era parte de um contexto no qual há 5 maldições PARA OS CALDEUS, povo que executaria a sentença divina sobre os judeus, identificados logo no início do livro. O próprio contexto explicita que esse era um povo incircunciso, não era o povo de Deus e, por isso, agiam dessa maneira vil embebedando ao seu próximo para tirar proveito dele.

Confesso que minha mente continua posicionada quanto ao povo escolhido por Deus, quer o povo do Antigo Testamento quanto o povo do Novo Testamento.

Assim sendo, hermeneuticamente não posso e nem devo aplicar uma passagem que se refere a pessoas descrentes à pessoas crentes, e vice-versa. Você já imaginou se nós sairmos por aí pegando apenas um texto aqui ou acolá fora de seu contexto? Resultaria em aberrações teológicas, as mais loucas delas.

Por exemplo: imagine pegarmos a bem-aventurança explicitada no último versículo do Salmo 137 (137:9) e sairmos por ai fazendo o que está escrito lá...

É, texto sem contexto, diz a velha regra, acaba se transformando em pretexto. Pretexto para as mais variadas e perversas alegações muitas vezes.

Neste momento eu penso num outro Salmo, um salmo de gratidão e louvor, nas coisas explicitadas nele, dentro do contexto. O Salmo é o de número 104. Penso no que o salmista escreve, especialmente,em vista dessa nossa conversa, nos versos 13-15.

Finalizando, por hora, haja vista que a Bíblia explica a própria Bíblia (regra fundamental da Hermenêutica Bíblica - nota para os que acompanham nossa conversa por aqui, não lhe parece, ao que tudo indica que o "vinho é benção de Deus para o homem"?

Oro para que você tenha um ótimo dia e reitero meu agradecimento por tua resposta.

O Senhor te abençoe e te guarde e nos dê sabedoria em todas as coisas.

En Agape,

Chicco Sal

afonsomfneto@hotmail.com disse...

CHICO SAL e 'no mato digo' anônimo: A Bíblia descreve a histórias de vários homens que se envolveram com as bebidas alcoólicas. Alguns eram maus, mas outros eram homens de fé em Deus. O fato de alguns desses homens terem bebido não nos coloca na liberdade de fazermos o mesmo. O grande salmista Davi foi um homem ricamente abençoado. Todavia, não devemos pensar em adulterar só porque a Bíblia relata essa triste fraqueza de Davi (Livro de Samuel). Deus permitiu e relatou a queda de Davi para que nós tirássemos lições e não fizéssemos o mesmo.

Chicco Salerno disse...

Humm, quer dizer então que Davi adulterou porque tinha tomado umas antes, é isso?

afonsomfneto@hotmail.com disse...

CHICO, se o rei Davi havia tomado álcool não sei, até é possível, vc pode até fazer uma tese em doutorado nesse assunto hermeneutico na Facu do Marco Feliciano. Mas o rei Davi tinha tudo na cabeça... menos coisa boa, quando adulterou, isso esta nú e patente.

Chicco Salerno disse...

Olá, Afonso!

Ironias e sarcasmo à parte, pelo menos por hora, penso que poderíamos voltar então ao Salmo 104, um salmo de gratidão.

Obviamente, estamos de acordo quanto "ao não adulterar", contudo, voltando à tal da Hermenêutica, não há possibilidade alguma de se estabelecer uma CORRELAÇÃO entre o ato adulterino de Davi e este salmo. [É possível estabelecer uma correlação quanto a este fato apenas no Salmo 51, coisa que o próprio salmista declara no preâmbulo]

Assim sendo, voltando ao texto do Salmo 104, gostaria de ouvir você a respeito das palavras do salmista, contidas nele, a respeito do vinho.

No mais, agradeço sua sugestão quanto a desenvolver uma tese de doutorado na "Facu do Marco Feliciano" porém essa pretensão foge ao meu projeto de vida.

A propósito, li em algum lugar que você é "formado pela faculdade do Espírito Santo": você estudou na ESUTES ou na FATES?

No aguardo de suas palavras,

Chicco

Franco disse...

Até Noé encheu a cara pra comemorar o atracamento da arca no monte ararat, façanha dificílima para a época e até hj jamais repetida. Ele merecia uma dose, não é mesmo? rsrsr

afonsomfneto@hotmail.com disse...

O fato de alguns desses homens terem bebido não nos coloca na liberdade de fazermos o mesmo. O grande salmista Davi foi um homem ricamente abençoado. Todavia, não devemos pensar em adulterar só porque a Bíblia relata essa triste fraqueza de Davi (Livro de Samuel). Deus permitiu e relatou a queda de Davi para que nós tirássemos lições e não fizéssemos o mesmo.

Chicco Salerno disse...

Oi, Afonso!

Que bom ver você de volta. Estava de férias? Ou foi a gripe suína? Por aqui tivemos de fechar escolas, igrejas, comércio por causa dela.

Continuo aguardando sua resposta.

Abraço,

Chicco

Gսstav໐ Frederic০ disse...

O que dizer dos benefícios sociais de beber? E o que dizer do açúcar branco? Nosso corpo é o templo do Espírito, não? Açúcar branco causa diabetes e obesidade. O que dizer do sol? O Brasil é campeão de câncer de pele. Atentado horrível contra o templo do Espírito. O que dizer de dirigir sem cinto de segurança? Pecadão.
Como descrever essas ambiguidades morais com a mesma hermenêutica?
Mas engatando uma segunda marcha, o que dizer dos fatores sociais que levam as pessoas ao alcoolismo, já que a preocupação, espero, é a dignidade da vida?

Gսstav໐ Frederic০ disse...

Como escreveu o querido Lelo, Calvino e Lutero bebiam. Chesterton, Martin Luter King Jr., Salomão Guinsburg e Spurgeon fumavam.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Fala irmão chicco, o que queres de mim amigo?

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Para cada expoentes do evangelho ( Calvino e Lutero bebiam. Chesterton, Martin Luter King Jr., Salomão Guinsburg e Spurgeon ) e seus vícios, temos MILHARES que não se dobraram perante baal os vícios mundanos........... "mas não podiam achar 'no crente' Daniel, ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. Daniel 6:4

Chicco Salerno disse...

Oi, Afonso!

Continuo na tua resposta para os meus posts aí acima.

Gսstav໐ Frederic০ disse...

Vícios mundanos de dirigir sem cinto, usar açúcar branco e tomar banho de sol? Eu também conheço muitos.

Anônimo disse...

vícios mundanos? tipo, clicar no banner da gostosa?

afonsomfneto@hotmail.com disse...

OI CHICCO.... respondendo as suas perguntas dos post acima, mesmo nao sabendo porque sao tao importantes pra vc...ai segue..1) eu nao estava de ferias 2)tambem nao contrai o referido virus/gripe gracas a Deus...era isso Chicco

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Até entendo que pessoas precisam da bebiba alcoolica, para menterem um relacionamento conjugal ( não aguentar encarar o tronco de avental ou na cama), enfrentar o patrão, a rotina diária, dirigir, pilotar, saltar de para-quedas, se apresentar num palco e até os pimbolhos que nasceram na piór hora (pra eles). Pois o álcool, seja em cerveja, vinho, etc, produz em o efeito de " se soltar ", uns soltam o zipper, outros soltam o cinto. Aaaa se não fosse o álcool pra tirar estas pessoas da REALIDADE da vida, e TRANSPORTA-LAS para OZ, seja do mágico ou da prisão. Quem tem o Espirito Santo já tem suporte, refrigerio, escape, tudo e muito mais que uma alma sedenta precisa.

Chicco Salerno disse...

Oi, Afonso!

Folgo em saber que você está bemd e saúde e na ativa!

O que estou esperando são tuas considerações para esta parte de nosso diálogo:

Pastor Afonso disse...

CHICO, se o rei Davi havia tomado álcool não sei, até é possível, vc pode até fazer uma tese em doutorado nesse assunto hermeneutico na Facu do Marco Feliciano. Mas o rei Davi tinha tudo na cabeça... menos coisa boa, quando adulterou, isso esta nú e patente.


CHICCO SAL disse...

Olá, Afonso!

Ironias e sarcasmo à parte, pelo menos por hora, penso que poderíamos voltar então ao Salmo 104, um salmo de gratidão.

Obviamente, estamos de acordo quanto "ao não adulterar", contudo, voltando à tal da Hermenêutica, não há possibilidade alguma de se estabelecer uma CORRELAÇÃO entre o ato adulterino de Davi e este salmo. [É possível estabelecer uma correlação quanto a este fato apenas no Salmo 51, coisa que o próprio salmista declara no preâmbulo]

Assim sendo, voltando ao texto do Salmo 104, gostaria de ouvir você a respeito das palavras do salmista, contidas nele, a respeito do vinho.

No mais, agradeço sua sugestão quanto a desenvolver uma tese de doutorado na "Facu do Marco Feliciano" porém essa pretensão foge ao meu projeto de vida.

A propósito, li em algum lugar que você é "formado pela faculdade do Espírito Santo": você estudou na ESUTES ou na FATES?

No aguardo de suas palavras,

Chicco

Anônimo disse...

Me desculpem... mas basta sair do Brasil que vemos o consumo de bebidas alcoólicas sendo aceito nas igrejas da argentina (lá, toma-se vinho até na santa ceia) e na itália é o mesmo. Se você visitar um cristão na itália (um Cristão mesmo, não um fanfarrão), e ele te servir do melhor vinho (seguindo a tradição) e você recusar, isso será uma grave ofensa a ele!Não nos esqueçamos que o próprio Jesus multiplicou vinho e não vale falar que é suco de uva porque Paulo, alguns anos depois exorta os beberões e em outra carta insiste a timóteo que este tome um pouco de vinho em decorrência de uma provável doença que ele tinha.
E entao o que dizer das igrejas de outros países? EStão todos desviados? Perderam o amor? Conhecendo outros países, vejo que essa questão de bebida é algo muito mais cultural do que qualquer outra coisa.

Babi disse...

Pastor Afonso,
Pazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!

Não sou teóloga, não entendo de hermeneutica, apologetica e só tenho 18 anos... hauhauahuahauha Sou uma simples ovelha!!!

Mas se tem uma coisa que eu sei é que a melhor coisa é ler a Bíblia.
Até onde eu li na MINHA Bíblia (não sei, né) o nosso Jesus é chamado de beberrão... E que eu saiba lá (na minha Bíblia) não tem escrito pra ninguém beber nada alcoólico, diz pra não ser dado ao vinho e não beber bebidas fortes, misturadas.

Tô errada?

Realmente só um pouquinho não tem problema! O importante é que vc tenha sua consciência limpa e não faça uso disso para disfarçar uma dependência. Quem acha que vai cair num buraco é melhor que nem tente se apoiar nisso!

Droga por droga eu nunca mais tomaria antibióticos e remédios da DROGAria... hehehe

Não sei se no inferno haverá barzinho, mas Deus diz que vai haver choro e ranger de dentes!!

E não entendi nada sobre isso de gay, prostituta e afins.

Enfim, alguém me corrija se falei alguma bobeira!!


Com amor em Cristo ♥

Babi disse...

NTLH

HC 2:15-16
Ai de você, pois dá ao seu companheiro vinho misturado com drogas! Ele fica bêbado, tira a roupa, e todos o vêem nu. É você que vai perder a sua honra e ficar coberto de vergonha. Pois o SENHOR vai fazer você beber do copo da sua ira, e você também ficará bêbado. Em vez de receber homenagens você será humilhado.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Olá Bárbara Matias, respeito muito sua opinião e obrigado por me citar.
1)Por chamarem Jesus de beberrão, não significa que ele bebia, pois O chamaram de filho de Belzebu, e te pergunto: Jesus era filho de Belzebu ? DEI UMA RESPOSTA SEMELHANTE ACIMA.
2) A questão do beber 'só um pouquinho' é a mesma de uma jovem de 18 anos, rodar a bolsinha na faculdade ( e fazer sexo apenas em troca de prazer, ou dinheiro mesmo) "só um pouquinho" faria dela uma prostitutua, uma vadia,uma adultera? SIM FARIA ! ou Então um rapazque se diz hetero, mas "só um pouquinho" ele tem relações homossexuais, faria dele um Homossexual? SIM !
3) A questão é: Qdo se droga pela cerveja, ou bebidas álcoolicas, ou qualquer outra droga, o que a pessoa quer com isso, apenas o sabor? Se for o sabor que se bebe sem álcool (eu não recomendo, pois não o faço) ou então compre cevada. A QUESTÃO é que as pessoas bebem para se sentirem "melhor", sair da realidade, mais "alta", e quem tem o ESPIRITO SANTO não precisa disso, pois ELE te deixa mais cheio, completo, te realiza. DEUS TE ABENÇOE MAIS E MAIS

Babi disse...

Pastor Afonso,
obrigada por responder...
Com certeza sexo fora do casamento, tenha 18 ou 50 é prostituição. Mas são questões diferente, ao meu ver.
Mas olha só, se não existem vícios um único copo não faria diferença, não?
Por exemplo, eu estar numa roda onde só existem gays e prostitutas não me faz igual a eles, me faz como Paulo, que se faz igual a todos para alcançar a todos... Tomar um copo de vinho, que por sinal faz bem, não me torna beberrã ou uma prostituta por isso...
Eu não bebo porque não gosto, mas em ocasiões especiais eu não vejo problema...

Grata, Bárbara Matias.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Olá Barbara, existem pesquisas que falam tanto do benefício do alcool ( Vinho ), quanto do malefício, na dúvida....fico com suco natural de uva, ou de outras frutas...se bem que estas podem conter agro-tóxico k k k . Uma coisa é seguir a justiça da minha conciencia ( q Deus a chama de trapo de imundícia)ou seja, não serve pra me guiar, outra coisa é seguir a palavra de Deus. Te pergunto amiga: O que esporte, futebol, olimpíadas tem a ver com Cerveja? Vinho? Alcool !? Nada. Que jogador antes de entrar no campo, quadra, pista,dá um tago de caipirinha, cerveja ou vinho? E não o fazem porquer? PORQUE INFLUENCIA !Quem aceitaria o veredíto de um Juíz cuja a toga esta manchada de Vinho, Cerveja? PORQUE INFLUENCIA ! Quem gostaria de ser operado por um cirurgião segurando uma latinha de skol? Ou multado por um PM com bafo de alcool ?

Babi disse...

Pazzzzzzz do Senhor pastor Afonso...

Acho super interessante essas discussões, pois nos faz compartilhar a Palavra!!

Voltando ao assunto do crente e da bebida alcoólica...
Até hoje eu não encontrei nenhuma passagem neotestamentária proibindo a ingestão de vinho, mas alertando-nos para o exagero... O vinho era tão comum que é muito citado...

Voltando à questão de Jesus beber ou não vinho, o que podemos dizer quanto á Santa Ceia? Ele bebeu vinho e disse para o fazermos em memória dEle...

Lucas, 7:34
"veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores."

Ele estava comendo e bebendo... Não se embriagando, mas ainda assim o chamaram de beberrão.

Todos os versículos que falam para não ingerir vinho o fazem somente para alertar algo, por exemplo:

Romanos, 14:21
"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa EM QUE TEU IRMÃO TROPECE."

Deuteronômio 14:24-26
(resumindo)26: 'e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne da vaca ou caneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do Senhor, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade.'

1 Timóteo 5:23
'Já que muitas vezes você tem ficado doente do esômago, não beba somente água, mas beba também um pouco de vinho.'
Aqui Paulo destaca o valor medicinal do vinho.

Na minha opinião isso surgiu, assim como a teologia da prosperidade... Na época em que tudo era do capeta.

Queria saber uma passagem bíblica que nos proíba fazer tal coisa.
Afetuosamente, Bárbara Matias.

Babi disse...

PS.: Essa história de que o vinho não era fermentado, era suco de uva é facilmente DERRUBADA em GN 9:20-21
Quando nos mostra que Noé foi o primeiro a fazer uma plantação de uvas, bebeu muito vinho e ficou bêbado.

Babi disse...

Poxa vida, fiquei falando sozinha mesmo?
hahaha

Pavarini seu blog é ÓTIMO!

Com carinho em Cristo, BM.

Chicco Salerno disse...

Bárbara,

Você não ficou falando sózinha, não!

Alguns de nós (como eu) continuamos esperando por respostas que não foram dadas pelo Afonso.

Chicco

afonsomfneto@hotmail.com disse...

CHICCO sentado? a paz do Senhor Jesus irmão, seja objetivo que te responderei............. Barbara texto ( como os que vc citou) fora do contexto é pretexto para heresia. Foi pegando texto isolados, que se instituiu a Igreja dos Gays, é que narcotraficantes se dizem crentes, é que os PCCianos se definem como tementes e protegidos por Deus e Nosso Senhor Jesus. Se eu entrar nesta sua linha de raciocínio, uma vez que vc esta inclinada, ou seria pré conceituada neste pensamento?..................... Por texto isolado Barbara, há um em salmos que afirma que DEUS NÃO EXISTE. Existe outro no AT que dá a entende que mesmo que a gente vivesse mentindo Deus estaria conosco, etc.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Bárbara usando o texto fora do contexto: segue algumas referências Bíblicas Contrárias às Bebidas Fermentadas

Alguns textos que corroboram a recomendação de não usar bebidas fermentadas:

1. O vinho e a bebida forte fazem errar e desencaminhar até o sacerdote e o profeta. Isa. 28:7, 8.

2. Há uma maldição para os que seguem a bebedice. Isa 5:11, e outra maldição para os que dão bebida ao seu próximo. Hab. 2:15.

3. As bebidas alcoólicas são escarnecedoras e alvoroçadoras. Prov. 20:1.

4. O ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo! Prov. 23:31, 32.

5. O beberrão cai em pobreza. Prov. 23:20, 21.

6. Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Ef. 5:18. A bebida alcoólica é incompatível com o Espírito Santo, conforme deixa claro a conjunção adversativa “mas”.

7. O bispo não deve ser dado ao vinho . I Tim 3:3; Tito 1:7. Mas o bom mesmo é não beber vinho devido ao escândalo que pode provocar em outros. Rom 14:21. A bebida está relacionada com as obras da carne. Gál. 5:21.

8. Normalmente, os que hoje são bêbados não começaram com a intenção de sê-lo. Cuidado! Os bêbados não entrarão no reino de Deus. I Cor. 6:10.

9. A bebida era incompatível com o serviço a Deus pois os encarregados de atividades no Santuário não podiam beber. Lev. 10:9.

10. Mesmo no conceito liberal da mãe do rei Lemuel (Prov 31:6) os que ministravam a justiça e os nobres não deviam beber. Prov. 31:4, 5.

11. Em Provérbios 31:6 acha-se a opinião da mãe do rei Lemuel e não uma posição divina sobre o assunto. Os amigos de Jó, embora piedosos, também deram opiniões religiosas equivocadas pelo que foram posteriormente repreendidos por Deus (Jó 42:7-9)

12. Miquéias adverte que um povo mau teria profetas falsos e mentirosos que defenderiam o vinho e a bebida forte. Miq. 2:11.

13. O vinho e o mosto tiram a inteligência. Osé. 4:11.

14. Pessoas dadas ao vinho são desleais, soberbas e não se contém. Hab. 2:5.

15. Aqueles que desejam fazer a vontade de Deus devem abster-se do uso, mesmo moderado, de bebidas alcoólicas, considerando as seguintes razões: a luz que temos, o ideal de Deus e os males e perigos desse hábito. A total abstinência é a posição a ser assumida por aqueles que estão preparando o caminho para a volta do Senhor como fez João Batista. (Luc. 1:15)

16. Entende-se, pois, que Jesus, nas bodas de Caná, transformou a água em vinho novo, sem fermentar (TIROSH no AT), o puro suco de uva, o vinho de melhor qualidade..

17. Em função dos argumentos acima apresentados a passagem de Deut. 14:26 é mais uma cena do hábito tolerado por Deus apesar das conseqüências e por causa das contingências.

18. Em I Tim 3:8 é recomendada a moderação em reconhecimento ao perigo que a bebida oferecia, em vista da resistência que a proibição sumária poderia provocar. Esta opinião do apóstolo foi moldada para restringir um hábito, conforme o texto deixa claro e não para sancioná-lo.

19. Em I Tim 5:23 o vinho é recomendado para uso medicinal, conforme crença do apóstolo, usado pouco com água e não puro como bebida de prazer. Este texto não serve para defender o uso ou o vício da bebida.

Chicco Salerno disse...

Afonso,

Vamos deixar de brincar de esconde-esconde, de diálogo de surdos-mudos.

Por favor, releia os posts e responda o que estamos esperando.

Paz!

Chicco

Babi disse...

Chicco, obrigada pelo companheirismo!!

Pr. Afonso, agradeço por responder sempre com paciência.

Acho que ainda não foi esclarecido da forma que eu gostaria que fosse.
Relendo o que foi supracitado, acabei parando em 'nossa consciência não serve pra nos guiar/trapo de imundícia'...

Outrora minha consciência era um trapo de imundícia, mesmo. Hoje ela é totalmente restaurada por Deus e é por meio dela que o Espírito Santo me avisa meus limites.

O fato de ser multado por um pm alcoolizado me lembrou, agora, que existem momentos para tudo... Ele está trabalhando e isso não é permitido, mas se eu estou em uma confraternização beber eventualmente uma taça de vinho sem me embriagar não faz mal a ninguém.

Não defendo quem se utiliza disso para respaldar um vício ou achar uma desculpa para beber diariamente. Estou falando de eventualidades. Tudo demais prejudica.

Uma taça é diferente de duas garrafas! rs

(Voltado ao assunto)

Todos os versículos que o sr. citou são nos mostrando os perigos do vinho e como ele pode ser, sim, devastador.
Se durante um jantar fino, eu tomar uma taça de vinho, nada me ocorrerá. Mas se eu resolver abusar, existem dezenas de versículos que me alertaram sobre o que aconteceria!

Amar o vinho é o princípio da bebedice.

Como disse, anteriormente em Mateus 26, 26 a 29 tinha à mesa pão e vinho e Jesus tomando um pão o abençoa e os dá aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei isto é o meu corpo" depois toma um cálice de vinho e diz: "Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue o sangue da nova e eterna aliança que é derramado por muitos para a remissão dos pecados.."
Em algumas traduções a gente vê "Fazei isto em memória de mim.”

Ele não proibiu, deixou isso para fazermos em memória dEle!!

Mas se a bebida é indispensável e você não consegue ficar sem ela, é melhor repensar a situação!!!

Sem contar que, acredito já ter dito isso, qualquer outra coisa que nos prenda e nos faça escravos (se torne vício) deve ser proibida, independente do que seja, até mesmo um “simples” refrigerante, balinhas, barras de chocolate ou até mesmo internet...

Creio que essa idéia fundamentalista nasceu junto com tabus legalistas... Azul é de menino, rosa é de menina e vermelho é de prostituta.

Eu penso assim, pelo menos. Se eu estiver errada, me corrijam por favor.


Com amor em Cristo, BM.

Babi disse...

ps.: Os costumes andam mudando geração após geração.
Antigamente as pessoas eram mais civilizadas.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire

afonsomfneto@hotmail.com disse...

BARBARA você é barbara!!! Irmã nem sempre a bíblia (nossa bússola, mapa, guia) tem as respostas em CERTO ou ERRADO. Aliais isso acontecia, quando diante de uma dúvida, o sacerdote apresentava-se diante de Deus com sua estola e as pedras URIM e TUMIM, LUZES e ERFEIÇÕES, O sacerdote, quando inquiria de Deus, usava o Urim e o Tumim, e antiga tradição hebraica afirma que, ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote. (Êxodo 28:15-21). Alguns entendem que luz vermelha era desaprovação ou negativo, luz verde avançe, prossiga, dai se inventou o sinaleiro, farol, que fica nas esquinas auxiliando o trânsito.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Bárbara, minha irmã: "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos 14:21). Portanto me tenha em consideração e não me faça tropeçar, não me escandalize k k k , te peguei! PARE DE BEBER ALGORA filha, " aparta-te do vinho" I Samuel 1:23 heh heh heh

Babi disse...

hahahahahaha

O sr. é mesmo uma graça!
Adoro discursas sobre assuntos polêmicos, isso nos abre a mente.

Com certeza não devemos escandalizar ou fazer com que nosso irmão tropece, afinal de contas, temos que nos amar como Cristo nos ama.

Quanto ao eu parar de beber, se eu parar de beber eu fico desidratada, afinal de contas só bebo água (e a deliciosa coca cola!)... No mais, em casamentos, natal, ou virada do ano que são datas comemorativas! Nem no meu aniversário bebo nada além de uma boa coca cola! rs

O que eu defendo, não é o fato de poder ou não beber... É de pregar somente o que consta na Bíblia, seja polêmico ou não...

Não gosto de ver a Palavra do meu Pai distorcida ou imposta. Com certeza temos que ser vigilantes, mas não alienados.

Tudo demais faz mal! Devemos sim, ser adoradores, veneradores, amantes de Deus... Mas não devemos nos transformar em robôs. Ele nos fez HUMANOS e consequentemente pecadores, questionadores...

Enfim, tudo na mais santa paz.
Agradeço por sempre responder as questões que coloquei!

Grande abraço fraternal...
Bárbara Matias.
(visite meu blog!
http://www.barbaramatias.blogspot.com/)

Barbatosca disse...

Bom, andei lendo alguns dos comentarios acima, e toda a discussão a cerca da legalidade bíblica de se beber ou não.

Já estive nos dois lados da moeda, fui criado em um lar cristão, sai da igreja e retornei novamente.

Só fica bebado quem quer, e cada um conhece seu próprio limite. Não existe uma passagem que vá definir claramente se devemos ou não nos abster da bebida, mas existem muitas que nos dizem como devemos nos portar diante da sociedade e diante de Deus.

Hoje mantenho minha posição de alguém que bebe por que gosta, e não me embriago, ou levo outras pessoas a isto. Não bebo por fuga como o Afonso citou ai, mas porque o gosto da bebida me agrada.

E assim como disse o Renato Wong, se não me engano, o fato de não bebermos no Brasil é um fato puramente cultural, assim como nossas igrejas quadradas ridiculas, em face as tão harmoniosas catedrais católicas.

Acho que o debate deveria caminhar pelo lado historico também, pois a história se mostra necessaria a contextualização.

Outro problema que enfrentamos, é a generalização das coisas, as pessoas bebem, mas nem todas se tornam viciadas, ou bebem constantemente, ou o tempo todo.



Pavarini, seu blog esta de parabens...

Marcos Sampaio disse...

Bárbara, talvez você não vença esse debate. Afinal o Afonso é um Pastor Formado e você é uma menina de 18 anos. Fique na Paz e continue assim.

Unknown disse...

"O Vinho na Cultura Judaica

Três tipos de vinho eram livremente degustados pela comunidade judaica nos tempos bíblicos:

תירש ou tiyrosh era o vinho novo, recém extraído da uva, com pouca ou nenhuma fermentação – traduzido como “mosto” ou simplesmente “vinho” (Nm 18:12, Dt 18:4, etc). Era equivalente ao suco de uva ou ao vinho de baixíssima fermentação.

יין ou yayin era o vinho “maduro” e fermentado (Gn 14:18, Dt 14:26, Ec 9:7, etc). Yayin era diluído na proporção de uma porção de água para cada três porções de vinho1 . Importante salientar que mesmo com a adição de água, yayin deveria estar fermentado o suficiente para não virar suco de uva, quando já não seria mais considerado vinho (para o judeu, vinho é vinho, suco de uva é suco de uva). Por seu teor alcoólico (de 3% a 5%), seria equivalente ao vinho tinto de baixa fermentação e à cerveja dos dias atuais (cujo teor acoólico é de aproximadamente 5%).

שכר ou shekar é traduzido como “bebida forte” nas Escrituras, o vinho mais antigo e portanto com um teor mais elevado de fermentação (Nm 28:7, Dt 14:26, etc). Era ingerido puro, sem nenhuma adição de água2 . Pesquisas científicas indicam que as uvas são unicamente dotadas de elementos químicos naturais capazes de fermentar ao nível de 12% a 14% de teor alcoólico sem nenhuma adição de açucar, ácidos, enzimas ou outros elementos3. Portanto, o teor alcoólico de shekar era de aproximadamente 12% – 14%, equivalente ao dos vinhos secos atuais.

Nada na Lei de Moisés proibe a ingestão de nenhum dos três, apesar de condenar seus excessos."
Fonte: http://paoevinho.org/?p=1226.

Não sou teólogo, não entendo de hermeneutica, bla, bla, bla...
Por isso tenho uma pergunta.
Qual foi afinal o vinho de Caná da Galiléia, aquele do milagre da transformação? Foi o tiyrosh, o yayin ou o shekar? Não vamos esquecer que esse vinho foi Jesus quem serviu hein!

Paz a todos e que o Senhor nos derrame uma tempestade de neurônios...

afonsomfneto@hotmail.com disse...

João Magalhães - Qual foi afinal o vinho de Caná da Galiléia, aquele do milagre da transformação?
.
Com certeza NÃO foi o Chapinha, nem fermentado, na REALIDADE era um SUCO DE UVA PURO
.

Unknown disse...

Ah, entendi, então com certeza foi esse aqui!
"shekar é traduzido como “bebida forte” nas Escrituras, o vinho mais antigo e portanto com um teor mais elevado de fermentação (Nm 28:7, Dt 14:26, etc). Era ingerido puro, sem nenhuma adição de água2 . Pesquisas científicas indicam que as uvas são unicamente dotadas de elementos químicos naturais capazes de fermentar ao nível de 12% a 14% de teor alcoólico sem nenhuma adição de açucar, ácidos, enzimas ou outros elementos. Portanto, o teor alcoólico de shekar era de aproximadamente 12% – 14%, equivalente ao dos vinhos secos atuais."

Esse é o vinho Judeu totalmente puro, sem água, nem açucar nem outros elementos adicionais.

Obrigado pela resposta Pastor Afonso...

Rodrigo fusco disse...

olá á todos....

Pr. Afonso.....a paz

È facil notar que és pentecostal....

Mas já que o senhor citou hermenêutica, gostaria de lembra-lo que a relação entre a AT e NT deve ser permeada por uma transição continuísta....no caso em questão aplica-se a boa regra da Bíblia interpreta a própria Bíblia...

Caso o Senhor não possa postar no minimo 3 textos (entre AT e NT) prescritivos em relação ao consumo do alcool....é harbitrário formular uma doutrina que condene o consumo moderado do alcool.
Mas em ref. ao vinho nas bodas de caná....a fala do mestre sala deixa claro que o comum na época era o vinho com alcool e não o mosto....e tambem gostaria de lembra-lo que Jesus por comer e beber com os párias da sociedade da época foi chamado de glutão e beberrão...o que não seria coerente se aplicado a um bebedor de "sucos"...e sem contar que é de se estranhar que em ãmbiente frequentado por prostitutas e ladrões tenhamos o Vinho "lit"...

obs; a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no meio cristão...só adveio com o movimento pentecostal...e é estranho antes a este movimento.

E pra constar e abalizar minha posição...ela vem de um ex dependente químico(bebida, tabaco, maconha, cocaína, crack), obreiro em casa terapêutica para dependentes...e seminarista.

Blog Widget by LinkWithin