24.7.09

Deus Ludens

Sexta-feira braba, correndo desde cedo por conta de uma situação de emergencia hospitalar, cabeça voando feito louca, mais que padre pendurado em balão em meio de tormenta. Para completar o frio curitibano, úmido, que faz gelar até a alma. E, entre um momento e outro de lucidez, a vontade de correr para o micro e postar algo aqui. Agora deu.

E, na correria, meus pensamentos direcionavam-se, maioria deles, para o post da "maldição da bateria". Fiquei imaginando quais devem ser as sensações e emoções desses camaradas, que descem a lenha na tal da bateria nas igrejas, ao assistir o Haleluia de Handel por inteiro. Sim, por inteiro, não só a parte final. Handel, quando tocou pela primeira vez sua obra, foi execrado também pela própria igreja e, contudo, hoje é um dos preferidos por 9 entre 10 pastores, excetuando-se alguns que chegam até mesmo a se curvar para a genialidade de J.S.Bach.

Lembrei-me então de um verso bíblico que diz que "Deus ri e zomba" (Salmo 2:4 e 37:13). Sei que os fundamentalistas irão dizer que estou me apropriando de textos que referem-se a ímpios, mas isso não muda o fato: DEUS RI E ZOMBA.

Daí me lembrei de um artigo do L. Jean Lauand, entitulado, "Deus Ludens", cujas palavras iniciais transcrevo - "Deus brinca. Deus cria, brincando. E o homem deve brincar para levar uma vida humana, como também é no brincar que encontra a razão mais profunda do mistério da realidade, que é porque é “brincada” por Deus." - leitura sugerida.

Penso, finalmente, em como Ele deve ter dado muitas risadas de todo esse "imbroglio" (ou seria, "inbloglio" ?), como Ele deve se divertir olhando para todos nós, seres humanos, como pequenas crianças que continuam brincando de ser sérias...

Cá entre nós: dá para guentar os trancos da vida sem um pouco de bom humor?

3 comentários:

Tuco disse...

É. Deus é muito bem humorado.

Outra citação bacana para a eterna brincadeira de Deus é a do Chesterton.:

"[Deus] é forte o suficiente para se alegrar na monotonia. É possível que Deus diga a cada manhã para o sol: 'faça novamente'; a cada noite, ele se volta para a lua e diz: 'faça outra vez'. É possível que não seja uma necessidade automática que produza as margaridas iguais; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas ele nunca se cansa de fazê-las. É bem possível que tenha o eterno apetite da infância, pois nós pecamos e envelhecemos, e nosso Pai é mais jovem do que nós mesmos".

Menos Eh Mais disse...

A alegria do Senhor é a nossa força...

Anônimo disse...

"Que mais o Criador pode ver com tanto prazer do que uma criatura alegre?" Gotthold Ephraim Lessing

Sofia Martini

Blog Widget by LinkWithin