26.8.09

O impostor

Hoje, me chamaram de "o senhor perfeição!". Algo em mim doeu ao ouvir isso! Estou acostumado a ser tido como "esquisito". A ouvir que sou "careta", "quadrado", "sem graça" ou até "chato". Já se referiram a mim como "demônio" - particularmente não fiquei tão abalado porque nem Jesus escapou de tal insígnia. Mas, confesso que "senhor perfeição", "certinho", "santinho", me causam um certo desconforto. Principalmente quando ouço de uma pessoa íntima.

Como cristão me esforço ao máximo - ou talvez não - para seguir os passos do Mestre. Mas, não procuro fazê-lo de forma religiosa, hipócrita ou litúrgica justamente para evitar ser mais semelhante ao um "fariseu" que de Jesus. Mas, algo me escapa nessa tentativa. Recordo-me do livro de Brennan Manning que li, chamado O impostor que vive em mim.

Quem é o impostor? Sou eu! Meu ego não remido e impossível de remissão. Minha carne! O resquício que prova que ainda não estou pronto e aperfeiçoado no amor. O impostor sou eu quando recuso a graça. Sou eu quando uso de artifícios externos e superficiais para esconder todo o lixo que realmente sou. É uma faceta minha totalmente calculista, fria e inteligente que se atém a contornar situações que possam me revelar. Com certeza, quando escondo meus defeitos é o impostor que está nos bastidores sussurrando ao meu ouvido cada atitude que preserve minha fachada. É o impostor que articula cada frase de efeito, cada gesto pueril, cada reação esboçada que mantenha distante qualquer sombra de quem realmente sou. Quando entregamos nosso ser a Cristo, o impostor é o primeiro prejudicado. Ele vê diante de si toda seu trabalho ameaçado de ser desfeito e desmascarado diante de todos. É quem mais se inquieta à cada atitude de sinceridade, de humildade, mansidão e vulnerabilidade aos outros. Vê toda sua arte desfacelando-se diante de seus olhos e com certeza fará tudo para o evitar.

O impostor sabe que se estiver diante de Cristo, estará cego, pobre e nu. E que nenhuma sagacidade o poderá camuflar diante daquele que sonda quem somos. Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin