26.8.09

Teologia da indecência


É indecente quando pastores aumentam gritantemente seu patrimônio enquanto a maioria dos membros da igreja faz verdadeiros malabarismos financeiros para conseguir pagar o dízimo e o aluguel. Ainda mais indecente é saber que esses membros recebem doses monstruosas de ilusão, via teologia da prosperidade, para que se acostumem nessa perversa seletividade arbitrária nojenta. Afinal, se não existir o miserável, quem vai alimentar a indústria da prosperidade? E, se não existir o pastor magnata, quem vai "garantir" os resultados? Lógicas indecentes.

É indecente quando a membresia honesta das igrejas fecha os olhos e tenta se iludir chamando tudo isso de "fim dos tempos". Tudo o que os indecentes mais querem é uma escatologia do desespero, da fuga. Enquanto isso, paraísos fiscais substituem o céu por aqui. É indecente saber que não existe pecado para os que têm credencial.

É indecente cantar tanta coisa ridícula e ainda culpar o Espírito Santo pela tal inspiração (ou seria alucinação?). É indecente pagar somas astronômicas a cantores e pregadores que fazem da fé a senha de sua conta bancária obesa. A bandidagem eclesiástica é mesmo milagrosa: faz sumir seu suado dinheirinho e ainda deixa você sonhando... Não me lembro onde li essa frase, mas serve: "não desista do seu sonho, apenas vá a outra padaria". O pão que a igreja vende envelheceu...

É indecente a passividade silenciosa do povo. Por mais antigo que seja o que vou dizer, ainda precisa ser dito: o povo tem o poder! Só esquece disso. Diga não aos indecentes! Diga não a essa pulpitocracia canalha, a essa sacanagem divina, a essa pilantragem sagrada, a essa malandragem eclesiástica. Envie esse post pra todo mundo. A net é uma arma poderosa!

Não compre CD'S e DVD'S de cantores e pregadores mercenários. Não os convide para seus congressos. Há tantos cantores e pregadores honestos e abençoados "guardados" no anonimato. Não aceite tudo que os pastores dizem. Questione. Duvide. Exija explicações bíblicas genuínas. Cuidado: ano que vem é ano de eleição. Não venda seu voto! Ao invés de gastar seu dinheiro para ir aos carnavais evangélicos bizarros, contribua com orfanatos, creches, asilos, ong's, casas de recuperação, hospitais.

A teologia da indecência adora bodes expiatórios, portanto, se você quiser descarregar sua raiva em mim, vá em frente! Pode me chamar de herege (é uma honra, pois é maravilhoso ser contra essa indecência toda). Pode me chamar de rebelde (inclusive, tenho um pôster do Che bem à minha frente). Ah, se quiser pode até me mandar pro inferno, pois nesses casos, o inferno é o lugar para onde os covardes mandam os lúcidos.

Até mais...
Alan Brizotti

Fonte: ALAN BRIZOTTI


6 comentários:

Cerestino disse...

Alan, quem é vc mano? rs

gostei demais do seu texto. Principalmente a parte da escatologia do desespero.

meu pastor tá paranóico. Todo começo de mensagem ele começa a falar que o chip vai dominar o mundo.

Chicco Salerno disse...

Tomara que sejam as batatas chips!

Semente Ágape - a palavra de Deus aos pequeninos disse...

Mais um texto que critica com o olhar de quem vê a igreja como o alicerce da fé, e não a palavra de Deus. Graças ao sacrifício de Jesus a minha fé está alicerçada nele,somente nele, e não no homem.Os homens erram sim, por isso sou como Paulo que olhava para o alto, para o amor de Deus. Ao mesmo tempo em que o autor acusa não mostra a solução. Ninguém ao criticar menciona os pontos positivos do protestantismo na sociedade. E nem mostra a solução para a vida do homem. Somente critica.
Quando o autor fala em cantores evangélicos, pastores, não cita nomes. É muito fácil dar uma opinião, o + difícil é apresentar dados,informações,imparcialidade.
Ao irmãozinho que diz que o pastor está paranóico, aconselho que ore por ele, leia a Bíblia. Os estudos bíblicos nas igrejas evangélicas são feitos para isso,para discussão,para crescimento, para consenso. Reforçando o pensamento de Paul Tornier, baseado nos ensinamentos de Jesus, o evangelho é mesmo para os fracos, desprezíveis, humildes. Ele é muito simples; por isso os "intelectuais" não entendem. Para ter fé é preciso arriscar, entregar, deixar Deus dominar. E Deus não dá a glória Dele para ninguém. O trono é Dele. Leia Apocalipse 4.
A Bíblia diz que o diabo ( sim o diabo existe - leia a Bíblia ), cegou o entendimento dos incredúlos. Ah, ia esquecendo de dizer: não sou da IURD, nem sou a favor da Teologia da Prosperidade ou Indecência como disse o autor, sou sim de JESUS!!!! Marta

Wellington Albertini disse...

Essas "padarias" de hoje em dia... tsc tsc. rs

Franco disse...

Are babá, e na igreja evangélica tem isso tudo? me enganaram...
Me disseram que eram o povo escolhido, amoroso, desprendido, onde só se prega o amor, união, que o dízimo era para a obra, opa, ahh... obra da mansao de praia do pastor né? ok, agora entendi.

Jussara Cursino do Nascimento disse...

gostei muito da sensatez das suas palavras...
quem dera as pessoas q são enganadas por esses "mercenários da fé" pudessem enxergar as barbaridades a que são expostas....

Blog Widget by LinkWithin