A força midiática da Igreja Internacional da Graça de Deus
Tese de Doutorado em Ciências da Religião defendida por Gerson Leite de Moraes na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
Este é um trabalho que versa sobre o poder midiático de um grupo religioso que, nos últimos anos, tem ocupado um espaço importante no cenário nacional brasileiro. Nascida dentro do movimento pentecostal, mais especificamente no ano de 1980, a Igreja Internacional da Graça de Deus confunde-se com o seu líder e fundador, o missionário Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como RR Soares. Com uma atuação forte nos campos religioso, político e midiático, a Igreja Internacional da Graça de Deus, comandada por seu líder maior, tem conseguido acumular capital religioso e midiático, e com isso, concentrado poder para se destacar entre os demais grupos religiosos de matriz pentecostal no Brasil, conseguindo comunicar-se e influenciar de alguma maneira grupos religiosos que tradicionalmente não compartilham das mesmas práticas religiosas que igreja acima citada. Com aquisições de rede de televisão, emissoras de rádio, jornais, revistas, internet, editora e até uma gravadora, a aldeia global de Soares está construída e faz parte de sua estratégia comunicacional para divulgar seus princípios religiosos junto à sociedade brasileira. A força midiática da Igreja Internacional da Graça de Deus advém de vários fatores que foram explorados ao longo da tese.
Clique aqui para o texto completo [pdf - 236 p.]
Imagem: Internet
+
Espetáculo da fé
Revista de Graça
13.9.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário