27.9.09

Suicídio religioso


Matar-se em nome de Deus?: uma análise do suicídio praticado pelos homens e mulheres bombas no islamismo

Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião defendida por Valéria Lúcia de Camargo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Esta dissertação tem como objetivo investigar o suicídio praticado por homens e mulheres bombas no âmbito do Islã, um fenômeno com características peculiares, aparentemente vinculado à religião, que vem se expandindo e levanta grandes sobressaltos no mundo inteiro, por ser considerado uma das armas mais cruéis e espetaculares do terrorismo atual. O foco principal do trabalho é a resenha e a análise de leituras desse tipo de suicídio realizadas por autores que não pertencem à realidade cultural do Islamismo. A pesquisa buscou apontar o estado atual desse fenômeno, apresentar as principais posições que sobre ele manifestam os autores estudados e indicar questões para o cientista da religião decorrentes das leituras. O estudo revelou tratar-se de um fenômeno extremamente complexo, sobre o qual os autores estabelecem múltiplas e divergentes caracterizações. A maior incidência é a de classificá-lo como terrorismo com preponderância da motivação religiosa, ou como expressão do fundamentalismo muçulmano.

Suicídio e islamismo : um olhar psicanalítico

Tese de Doutorado em Psicologia defendida por Nelson Asnis na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

O suicídio, decisão de dar fim a própria vida, historicamente, tem sido objeto de profundas reflexões por parte do homem. A etiologia multifatorial desse comportamento tem sido cada vez mais reconhecida, sendo este ato letal fatal, via de regra, resultante de uma ação recíproca de fatores biológicos, psicológicos, psiquiátricos e sócioeconômicos, religiosos entre outros. Dessa forma, a temática do suicídio necessita ser compreendida a partir de todos estes olhares com vistas a uma intervenção mais completa e integrada no âmbito do seu tratamento e prevenção. No dia 11 de setembro de 2001, o suicídio ganhou uma notoriedade talvez nunca antes imaginada; a destrutividade do ser humano se mostrou ilimitada, e palavras como fundamentalismo, homens-bomba e suicídio religioso passaram a ser lugares-comuns nas mentes ocidentais. O presente trabalho de doutorado tem por objetivo elaborar um entendimento psicanalítico das relações entre suicídio e Islamismo. A tese enfatiza a importância do papel da religião em relação ao comportamento suicida como elemento coercitivo ou facilitador do mesmo, na dependência de como essa religião é utilizada pelo indivíduo. Esta tese é composta de três seções, uma teórica e duas empíricas.

Um comentário:

Nidiane Latocheski disse...

oiiii! já te sigo a um tempo..
tenho lido sempre suas postagens.. por gostar tanto, add no meu blog o seu logo animado.. Confesso que tô aprendendo a lidar com essas páginas maravilhosas.Ainda não tenho domínio da linguagem e de como melhorar a página.. mas tô apendendo..
Um grande abraço e parabéns pelo seu blog!!
Adoro seu senso crítico!!

Blog Widget by LinkWithin