11.11.09

Credo Carioca de Natal

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do Rio e Janeiro, conhecida ainda como Cidade Maravilhosa, com suas montanhas e praias cheias de sol e calor. Creio em Deus, criador dos cariocas, povo sofrido, mas ainda esperançoso de que o natal possa acontecer com um franguinho, farofa e arroz, ao som de um “Bate o sino pequenino, sino de belém”.

Creio em Jesus Cristo, único filho de Deus, o qual foi concebido do Espírito Santo. Nasceu na simplicidade, numa cidade distante de costumes tão diferentes, fora do eixo tropical. Veio ao mundo como um nenezinho, não exatamente no dia 25 de dezembro. Cresceu e viveu tão simples e singularmente, que nos deixou exemplo de imitação. Comemorou 33 natais, que nos valeram para toda a eternidade. Através de sua vida e ensino pode compreender as dores do povo carioca e oferecer esperança de que há jeito para moradores da Rocinha, Ipanema, Méier, Cascadura, Bangu... Tendo ressurgido ao terceiro dia, Jesus Cristo oferece esperança de menor violência e maior harmonia. Assim, os cariocas também poderão cantar, como J. Quest, que “dias melhores virão”.

Creio no Espírito Santo, que pode trazer consolo ao povo carioca na sua luta diária, quando sai às ruas sem saber se voltará para casa em segurança. Creio no Espírito Santo, que pode iluminar os governantes do estado e da cidade para agirem com justiça, abandonando projetos populistas eleitoreiros, em favor do bem-estar de cidadãos e cidadãs do Rio de Janeiro.

Creio na igreja universal, localizada e presente na cidade do Rio de Janeiro, que mostra, através de atos de misericórdia e bondade, sinais de uma comunidade autenticamente cristã. Desta forma, os cariocas verão a luz não só no fim do túnel Rebouças, ou na árvore de natal da Lagoa, mas sobretudo a luz da irmandade cristã, que resplandece no viver cotidiano. Porque subiu aos céus, estando à direita de Deus, Jesus Cristo intercede pelo Rio de Janeiro, oferecendo-se como “caminho, verdade e vida”.

Porque há comunhão dos santos, porque os pecados podem ser remidos no sangue de Jesus Cristo, que se doou também por cada carioca, eu creio na vida eterna. Amém.

Denise Cordeiro de Souza Frederico

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin