1.12.09

Orgulho gordo

Intelectuais americanos defendem "orgulho de ser gordo"

Um grupo de escritores, intelectuais, médicos e cientistas reivindica, nos EUA, o "orgulho gordo". De acordo cum uma reportagem publicada pelo jornal espanhol El País, nesta segunda-feira, o grupo se reúne na internet e em simpósios universitários para "dizer que sim, que estão gordos. E que não importa. Que se pode ser gordo e feliz".

De acordo com o jornal, 300 milhões de pessoas no mundo - um quarto delas nos EUA - são consideradas clinicamente obesas. Os cientistas calculam que em 10 anos os obesos serão 100 milhões nos EUA.

"Estou orgulhosa de ser gorda", disse a escritora Marilyn Wann, que pesa 129 quilos. "Durante muitos anos foi considrado um insulto, mais irritante do que qualquer palavra. Pois bem, eu considero uma palavra natural. A obesidade é um termo clínico. Eu quero que me chamem de gorda. Eu sou gorda", disse.

Wann é autora de um livro e uma lista de discussão chamados Fat! So? (Gordo! Então?, em tradução livre). Ela defende que a má imagem dos gordos nos EUA é comparável ao racismo e homofobia.

fonte: Terra

ps1: será que precisaremos ter por aqui leis p/ combater a "gordofobia"? que tal a "marcha do orgulho gordo"?

ps2: que tal o cristo obeso? =)

7 comentários:

Chicco Salerno disse...

Faculdade dos EUA recusa formatura a alunos obesos

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u660022.shtml

Márcio Rocha disse...

daqui a pouco me aparece um jesus gordo...tu vai ver!

Wash! disse...

muito tosco tudo isso

Lívia de Feo disse...

Se a moda pega os médicos provavelmente serão impedidos de dizer aos seus pacientes que é mais saudável emagrecer.

E vai poder comer aquela gordurinha da picanha sem medo.

Edson Bueno de Camargo disse...

Os médicos há muito tempo não fazem diagnósticos de pessoas gordas, você é gordo e vai ao médico com caspa, e ele te manda emagrecer, unha encravada, sobre-peso. Assim é fácil ser médico, ao invés de nove anos de medicina e só ir a farmácia se pesar.

Os gordos enfrentam preconceito sim, e a mídia é o nosso pior verdugo.

Unknown disse...

A pessoa ser gorda tem que ser crucificada por comer errado? quantas pessoas comem errado e são magras? Ser gordo não é sinal de colesterol e pressão alta! pode ser deficiência do organismo ou um vício como drogas alcool e cigarros, mas essas coisas para se livrarem você tem que evitar não usar nada senão você não consegue se libertar. E comida como que faz? é muito difícil porque precisamos comer! Ai você começa com pouco e...! Eu amos os gordinhos! Eles tem os rostos mais bonitos e são mais sexy! não gosto de homem vareta!

Unknown disse...

Marcha do orgulho gordo? Isso cheira a caminhada. Prefiro uma "Parada" do orgulho gordo! E viva ao sedentarismo!

Blog Widget by LinkWithin