A primeira coincidência está na data em si. O dia 25 de dezembro marca o nascimento de Jesus Cristo, que tem a trajetória narrada no álbum nacional, feito por Laudo Ferreira Jr.
O segundo ponto comum é a proximidade do final do ano, época propícia para reavaliar quais foram as melhores publicações.
Num ano rico de bons títulos nacionais, a obra de Laudo traz uma história madura e pesquisada, que a põe no topo da lista dos trabalhos nacionais lançados neste 2009.
***
O projeto de Yeshuah começou a ser pensado em 2000. O autor buscava um novo desafio, um projeto que permitisse ousar mais no processo de criação.
Encontrou na vida de Jesus Cristo o foco de sua história em quadrinhos. Dividiu os anos seguintes entre os trabalhos profissionais e a pesquisa para a narrativa.
"A idéia desse quadrinho é contar uma versão da história de Jesus sem uma tendência religiosa e nem satírica, crítica ou qualquer coisa assim que é comum acontecer", disse o autor ao blog, em entrevista em agosto de 2008, primeira vez em que o projeto foi noticiado.
"A história é apresentada dentro de uma versão livre, porém baseada numa extensa pesquisa que venho fazendo ao longo desse tempo."
***
A pesquisa incluiu de obras canônicas a textos apócrifos. As fontes bibliográficas foram listadas no fim do livro. Vistas em conjunto, revelam uma investigação ecumênica.
O Cristo mostrado em suas páginas é ancorado nesses estudos. Mas é também objeto de um olhar pessoal, em particular nos diálogos criados e nas reações dos personagens.
Cristo e as demais figuras bíblicas também são mostrados de forma intencionalmente humanizada, tanto no vestiário, sujo e diferente da visão católica, quanto nas atitudes.
Cristo e as demais figuras bíblicas também são mostrados de forma intencionalmente humanizada, tanto no vestiário, sujo e diferente da visão católica, quanto nas atitudes.
Maria, por exemplo, se questiona ao saber que está grávida do salvador. A dúvida seria própria da juventude. Na visão católica, ela teria dito "eis aqui a serva do Senhor". Leia +.
fonte: Blog dos Quadrinhos
dica do Chicco Sal
Nenhum comentário:
Postar um comentário