20.2.10

Mais alvo que a neve serei



Esqueça a captação de imagens, as vozes da congregação e preste atenção no belíssimo arranjo que o Carlos Iafelice fez p/ este hino tradicional. Aqui a galera que tocou e aqui + da sonzera de prima da Reteté Big Band.

16 comentários:

Danilo disse...

Pava.. Tu deve estar brincando meu, risos. Não consegui ver arranjo nenhum no meio desta orquestra desafinadissima!

Só Jesus nesta causa, as cordas para um lado e o resto para o outro. Os paralelos do ritmo.

ABs

Anônimo disse...

é o velho erro de ir no óbvio pra ter aceitação aparentemente óbvia. "eu gosto de musica classica, por isso eu gosto de musica boa". existe música pra todo tipo de bom gosto!

Marli disse...

"Belíssimo arranjo?!"
:/

Thiago Alves disse...

Danilo, desculpe a orquestra desafinadíssima... Esse vídeo é de quando estávamos começando... senão me engano, foi nossa segunda apresentação. Veja nossos sons mais atuais e vai ver que não somos tão desafinados assim... www.myspace.com/retetebigband

Obrigado Pava, pelo apoio!

Abração

Pavarini disse...

thiago, estava há pouco comentando no jantar c/ o felipe silveira s/ o porquê da minha escolha desse vídeo que, aliás, sequer está no myspace da reteté. imaginei até que vcs pudessem ficar 1/2 bravos comigo. rs

primeiro, pq quem estava ali cantando ñ teve condições de atinar a riqueza harmônica. tantas vezes a epifania tá perto e os ceguetas ñ se dão conta...

segundo, pq nem sempre temos a capacidade sonora/musical de separar "por canais" o que foi escrito do que está sendo executado. recomendei o arranjo, ñ a sonoridade da performance.

terceiro, se postasse o vídeo legal de vcs tocando chick corea seria tão-somente + uma obviedade pegando carona no autor famoso. vcs ñ precisam disso...

escolhi o hino conhecido e de harmonia trivial justamente p/ mostrar como a criatividade musical é capaz de subverter o encadeamento de sempre ao qual fomos submetidos dentro da igreja.

recorrendo a um dos meus profetas favoritos, ah "se todos fossem iguais a vcs". =)

putabração

Thiago Alves disse...

Legal, Pava!

Os arranjadores da banda, Carlinos Iafelice (autor do "belíssimo arranjo") e Paulo Malheiros, estudam o dia inteiro orquestração e arranjo... Ficam lá horas e horas atrás dos voicings de Thad Jones, Sammy Nestico, Don Sebesky para maior aprendizado.

Qdo tocávamos nas igrejas, a maioria do povo não entendia nada mesmo... queriam ouvir o que eles estavam acostumados há anos... Daí vinham os comentários de banda desafinada, coisa chata, de dar sono e etc...

É uma pena... Decidimos não tocar mais em igrejas. Eu sei que não somos p... nenhuma. Somos apenas uma banda de amigos que se reúne pra fazer um som... Uns gostam e outros não.

Fico feliz, mesmo, que vc tenha gostado! Espero vê-lo em uma das nossas apresentações no Teatro da Vila.

Mais uma vez, obrigado pela força!!

Abração

Unknown disse...

Thiago e Pavarine...

Eu não tinha assistido esse vídeo com calma ainda e devo dizer que foi uma das coisas mais lindas que eu já vi! Me peguei em lágrimas ao sentir a simplicidade de tantos cantando uma letra tão linda como a deste hino e o esmero da big em fazer o melhor que podia numa situação "x" sem pretenções de projeção, mas apenas o coração aberto! Bendito seja Deus pela vida de vcs! Vou estar orando por cada um, pq sei que muitos serão tocados através deste trabalho como eu fui agora...

Abraços do seu irmão!

Luís Delcides disse...

Danilo, Recomendo você ouvir um pouco mais de Thad Jones para você classificar de orquestra desafinadissima! Talvez seu ouvido esteja acostumado a ouvir a furiosa, todos os sopros em uma única linha,sem divisões e sem respeitar construções harmônicas!Cara, vai ouvir som! Recomendo, para iniciar acessar o www.pauliceiadojazz.com.br lá tem som de boa qualidade!

abs e desculpe, sou músico, faço uma p... força para tocar nas "gig's" de uma igreja em SP. Mas defendo a "minha classe", apesar de escrever como jornalísta e Crítico de Arte

Whaner disse...

Fala, Sérgio.

Pois é, da mesma forma que Van Gogh desistiu (graças a Deus!)de se tornar um pregador pq as pessoas não entendiam a sua preocupação com os que sofriam, muitos músicos de talento saem da igreja pois o pessoal que não manja nada fica dando uns pitacos meio sem noção...
Lembrei do livro O resto é Ruído, do fantástico Alex Ross, crítico musical do New Yorker, com quem tive o privilégio de bater um papo na Flip. Em um dos capítulos, ele conta a história de Charles Ives um belíssimo compositor, que muitos dizem ser o herdeiro do grande Parker.
Diz a história que Ives era organista da Central Presbiterian Church em Nova York e um dia compos uma sinfonia a "la Dvorak", só que o pessoal criticou de tal forma que ele fugiu, inclusive da igreja que frequentava...
Uma pena, pois depois a própria história comprovou que mesmo um pouco excentrico, a sua originalidade estava no fato de combinar de forma muito louca os sons da américa do seu tempo.
Muitos cristão músicos brasileiros entram por esta vereda de tentar mesclar a nossa cultura e são massacrados por pseudo-críticos...

Mas, ta valendo. Adorei o vídeo.

Abração

Anônimo disse...

Continuem tocando! Em igrejas, teatros, casas de show, eventos e afins. Boa música exalta ao Senhor ainda que não seja um "óbvio-louvor" trocado nos miúdos da arte duvidosa!
Lembrem-se do Coltrane!

Thiago Alves disse...

Felipe, Luis e Whaner, obrigado pelas considerações ao vídeo!! Jonas, Coltrane é nossa referência, com certeza!!! "A Love Supreme"

Unknown disse...

Com toda certeza o Sr. Danilo Fernandes entende pouco de música e muito menos de formação de big bands, afinal ele menciona "as cordas para um lado e o resto para o outro" e a Reteté, NÃO TEM e NUNCA TEVE NAIPE DE CORDAS, além disso, esse video já é antigo e a qualidade do audio é ruim. Mas enfim, os rapazes estão cada vez melhores e para quem tem dúvidas a respeito da qualidade dos arranjos, vale a pena acompanhar a agenda de som deles!

Dâmaris

Handreh disse...

Tá... o pessoal toca legal, tem futuro, a ideia é boa, os arranjos são bacanudos. Mas tá um climão de velório que eu sairia correndo.

Diogo Bochio disse...

Me surpreendi não com a Reteté mas sim com a sagassidade do Pava. Cara! Observações show! Ainda mais para alguém que não é "do ramo"!

De fato, a beleza está "no olho" de quem "vê". Apreciação é para poucos!!

Thiago, meus parabéns a você, ao Carlinos Iafelice e aos demais integrantes!!

=)

Thiago Alves disse...

"... que por nós na cruz padeceu..." É, vou sugerir um arranjo em marchinha de carnaval...

Di Bochio, obrigado pelos parabéns!

Bom, aproveitando, queria lhes convidar pra assistir uma apresentação da Reteté Big Band no Teatro da Vila dia 8 de Março, próxima segunda, que fica situado na R. Jericó, 256 - Vila Madalena. Às 21 horas. Podem ficar tranquilos que não vamos tocar o "belíssimo" arranjo do "Alvo Mais que a Neve", mas sim composições próprias e alguns standards de jazz.
Estão todos convidados!

Obrigado

Abraços

Anônimo disse...

O pessoal tem futuro? Nuss..
Fucei os releases dos integrantes da banda. Um toca com Simoninha, outro com Claudio Zoli, outro na Banda Mantiqueira, outro já tocou com Jane Duboc, Elba Ramalho! E o cara fala que o pessoal tenm futuro? kuakuakuakua.. crente é td disinformado mesmo. Faz muito bem a banda em seguir seu caminho em teatros e shows.

José Paulo

Blog Widget by LinkWithin