28.2.10

(P)Edir Macedo, meu coleguinha

Justiça manda sindicato dar carteira de jornalista para Edir Macedo

O desembargador Fernando Marques, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio que emita carteira de identidade de jornalista em nome do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A decisão atende a recurso impetrado por Macedo, que, em 2001, entrou na Justiça para conseguir o documento, negado pelo sindicato.

O bispo tem registro de jornalista colaborador, e o sindicato argumentava que era necessário ter o de jornalista profissional. Macedo perdeu em primeira instância. Com a derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão, o TRF decidiu em favor de Macedo.

O julgamento do recurso aconteceu em agosto, mas somente este mês o sindicato foi comunicado. O advogado da entidade, Walter Monteiro, informou que já entrou com uma petição informando ao juiz que o sindicato está à disposição para a expedição do documento (emitido pela Federação Nacional dos Jornalistas/Fenaj), mas questiona o fato de a Justiça reconhecer a função de jornalista colaborador, que, segundo ele, não existe na lei:

- Sugerimos na petição que o bispo tire o registro profissional, que é muito fácil hoje em dia, automático. Após a decisão do STF, qualquer um pode pedir - afirmou Monteiro, lembrando que, após a resposta da Justiça à petição, Macedo terá de comparecer ao sindicato para cumprir os trâmites de expedição da carteira. Leia +.

fonte: O Globo
dica do Chicco Sal e do Marcos Florentino


como sempre, didi correndo atrás de uma carteira... =)
sou a favor que concedam o registro, afinal ele é especialista em "editar" a bíblia na tentativa de embasar a "teologia" que é pregada nos cassinos, digo, nas catedrais da fé.

3 comentários:

pr Osmar disse...

O Edir é realmente um grande editor, faz "recortes" na Bíblia como ninguém...só não sei o que a classe dos jornalistas pensam de ter este colega de profissão..

Alex Fajardo disse...

Esse negócio de sindicato é uma balela, o registro não necessariamente precisa passar pelo sindicato, e nenhum jornalista é obrigado a se filiar em sindicato algum da categoria.

Até para tirar o diploma vc não precisa deles. exemplo meu próprio que quando terminei a faculdade de jornalismo, com o diploma, dei entrada no pedido do registro no Ministério do Trabalho, que faz todo o tramite.

Quem vai ao sindicato pedir o registro, apenas esta tercerizando o serviço, que pode ser feito por qualquer pessoa no próprio escritório do ministério do trabalho em sua região.

André Sanchez disse...

Pava, já que o negócio tá bagunçado mesmo, que tal você solicitar a sua carteirinha de pastor e diversificar suas atividades?

Será que você vai ser melhor pastor que o Macedo ou o Macedo vai ser melhor jornalista que você...rsrs


Um abraço!!!

André Sanchez

Blog Widget by LinkWithin