9.4.10

O chifre do papai tá sendo bem polido?


Apresentador do programa RP2 da TV Vila Velha se irrita com críticas de aluno de Jornalismo da UEPG no blog 'Crítica de Ponta'. Zeca faz ameaças e ofensas no ar.


Este é o post que deixou o apresentador transtornado. Recomendo a leitura das centenas de comentários deixados lá e no YouTube.

O programa 'RP2', que vai ao ar pela TV Vila Velha, do sistema a cabo de Ponta Grossa, é um dos exemplos do que há de mais sensacionalista na mídia dos Campos Gerais. Apresentado pelo 'repórter policial' Zeca, RP2 procura os acontecimentos que envolvem escândalos policiais, dando lado à violência geralmente explicita, além de outros assuntos tratados com uma linguagem exageradamente coloquial.

Não se sabe ao certo se o programa quer realmente ser levado a sério, pois trata os assuntos com parcialidade e, por vezes, não parece manter respeito com os indivíduos citados nas matérias.

No decorrer do programa, é notável a “mobilidade” com que o apresentador trata os temas pautados, passando uma impressão de que nada do que se fala está certo ou pré-estabelecido. Imagens de bêbados, ladrões, prostitutas e traficantes dividem a atenção com reportagens sobre os mais diversos tipos de acidentes. Quanto pior o acontecimento parece maior o esforço para registro e transmissão.

Ficam na tela os rastros de uma tentativa de jornalismo policial e investigativo, talvez distorcidos pela de audiência. O programa jornalístico fica, assim, comprometido por abordagens nem sempre, de fato, jornalísticas.

Lucas Nobuo Waricoda, no blog Crítico de ponta.
dica do Mauricio Boheme

Dá engulhos assistir a uma barbaridade dessas e ver até onde chega a baixeza desse simulacro de apresentador. Felizmente, programas do tipo ñ conseguem + alcançar a audiência que tiveram no passado, vide as sucessivas tentativas de "ressuscitar" a ratazana que inspira esse destemperado senhor.     

Lucas faz parte da Igreja Presbiteriana do Brasil em Itapeva. É compositor e vocalista da Banda Siga o Mestre.

3 comentários:

pr Osmar disse...

Já tinha visto esse vídeo que foi veiculado aqui no Paraná no twitter. Não sei se posso classificar como vergonha alheia?! A questão é que é só porque o povo dá audiencia que esse tipo de "jostnalista" está com programa no ar. Daí vai pro Tpo 5 do CQC e fica famoso...MUNDO CÃO!

Ely Medeiros disse...

Segundo o site UOL, o ministério Público Federal irá apurar o caso atrvés de um Procedimento Administrativo:http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/04/09/imprensa34931.shtml

Pavarini disse...

MPF investiga apresentador de TV que ofendeu, no ar, estudante do PR

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O Ministério Público Federal (MPF) de Ponta Grossa (PR) anunciou, nesta sexta-feira (9), que instaurou Procedimento Administrativo para apurar o caso do apresentador José Carlos Stachowiak, conhecido como Zeca, que ofendeu estudante de Jornalismo durante edição de seu programa, o "Rádio Patrulha 2", veiculado pela TV Vila Velha.

Na ocasião, Zeca xingou e ameaçou um estudante de Jornalismo do 2º da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que produziu texto acadêmico tecendo críticas a respeito do conteúdo do programa "RP2". "Quando eu te pegar, se eu te pegar, você tá f...", disse o apresentador entre outros termos de baixo calão.

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Zeca declarou que se "excedeu". "Me excedi nos comentários, na hora me senti muito ofendido e falei o que veio à cabeça", explicou.

No entendimento do MPF, o apresentador teria respondido ao texto do estudante de "forma agressiva, ofensiva e desproporcional". Por tratar-se de concessão pública, cabe avaliação da conduta de Zeca.

Na ação, apura-se "possível abuso no exercício da liberdade de radiodifusão (...) e delitos de injúria e ameaça", o que caracteriza infração às normas à prestação de serviços de radiodifusão.

O processo foi aberto a partir da manifestação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados, por meio da Coordenação da Campanha 'Quem financia a baixaria é contra a cidadania'; e por consideração às notas de repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e da Sociedade Direitos Humanos para a Paz (DHPAZ) e do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná.

O MPF requisitou, ainda, que a TV Vila Velha envie cópia da edição do dia 31 de março do programa "RP2" e satisfações da direção da emissora a respeito do caso.

Caso sejam comprovadas as supostas infrações listadas pelo MPF, o apresentador pode cumprir suspensão de até trinta dias. Em casos mais extremos, de reincidência, a própria emissora pode sofrer sanções e, eventualmente, ter o programa cassado.

O procedimento do MPF

A avaliação de suposta conduta em desacordo com os códigos de radiodifusão, na verdade, cabe aos órgãos competentes, sendo o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O MPF-PR, no caso, atua como "indicador" de eventual infração, uma vez que está próximo das entidades que se manifestaram negativamente aos ataques do apresentador.

O procedimento do procurador a ser nomeado para apurar o caso é encaminhar ações à Anatel e à pasta das Comunicações, instando os dois órgãos a se manifestarem. Em caso de inércia destas instâncias, o próprio MPF moverá Ação Civil Pública.

Blog Widget by LinkWithin