10.5.10

Como os famosos encaram os perfis falsos criados em Orkut, Facebook e Twitter

João Gilberto, o ícone da bossa nova entrou recentemente para a lista de famosos com perfis falsos em redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter.

O número de identidades forjadas é proporcional à fama dos escolhidos. Entre as vítimas estão os apresentadores Serginho Groisman e Hebe Camargo; o escritor Manoel Carlos; os atores José Mayer, Mateus Solano e Grazi Massafera; além dos jogadores Ronaldo, do Corinthians, e Adriano, do Flamengo.

Por ser muito simples concluir um registro nos sites citados usando o nome (e as fotos) de outra pessoa, os perfis das supostas celebridades se alastram pela internet e conquistam milhares de seguidores. Para atrair os fãs, adotam-se duas táticas distintas. Há um grupo realmente empenhado em se passar por outra pessoa, recorrendo até mesmo ao vocabulário usado pelo artista escolhido como alvo. Outra vertente aposta numa versão estereotipada, com piadas escrachadas e, muitas vezes, politicamente incorretas.

Com quase 20 mil seguidores, uma Hebe Camargo existente no Twitter publicou o seguinte depoimento logo que a apresentadora iniciou seu tratamento contra um câncer, no começo deste ano: "Saí correndo pelo hospital de cadeira de rodas. Nunca ri tanto na minha vida. Obrigada, enfermeiras!"

Há duas semanas, a mesma página fez uma rápida pausa nas brincadeiras para dar o recado: "Ótima notícia aos fãs da Hebe. Ela está curada do câncer." Atualmente, abaixo do nome Hebe Camargo, o responsável pela conta falsa informa: "Perfil fake." Segundo a assessoria da apresentadora, existe apenas um perfil legítimo de Hebe na internet, no endereço twitter.com/ hebeoficial .

José Mayer aparece no Twitter soltando frases típicas do personagem encarnado pelo humorista Hubert nas paródias da novela "Viver a vida", no programa "Casseta & Planeta". Ele também dá as caras num perfil do Facebook .

- Não tenho nem planejo ter nenhum perfil em rede social. A internet é algo misterioso para mim - resume o ator. Leia +.

fonte: O Globo
dica do Marcos Florentino

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin