7.2.07

Seduza, beije, cheire, experimente!

O governo federal elaborou e vai distribuir para estudantes de escolas públicas de 13 a 19 anos uma "agendinha" com dicas sobre beijo, sedução, masturbação e saúde. Polêmica, a cartilha inclui até uma lista a ser preenchida com as melhores "ficadas" -relacionamentos-relâmpago entre jovens.

Na parte sobre beijos, a cartilha orienta que "beijar muitos desconhecidos numa única noite não é tão bom assim", pelo risco de doenças. Mas compara o beijo ao chocolate, por "aguçar todos os sentidos" e "liberar endorfinas", com a vantagem de ainda "queimar calorias", ao contrário do doce.

O material faz parte do programa Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para Curtir a Vida e aborda temas variados que vão dos efeitos colaterais do aumento de peso (espinha e preguiça) até homenagem ao cantor Cazuza, morto por Aids.A cartilha foi elaborada pelos ministérios da Saúde e da Educação ao longo de 2006 e testada com alunos do Distrito Federal. A primeira tiragem teve 40 mil exemplares e o governo pretende encomendar 400 mil cópias adicionais.

Um item que pode instigar polêmica entre pais são as duas páginas dedicadas às "ficadas". Em uma delas, há espaço para o aluno preencher os detalhes das mais espetaculares de sua vida -com o esclarecimento de que a "ficada" compreende várias coisas: beijar, namorar, sair e transar.

Nas páginas sobre o uso da camisinha, o caderninho ensina a colocar o preservativo sob o título "O pirata de barba negra e de um olho só encontra o capuz emborrachado".Entre os cinco motivos para usar camisinha há a "sedução", além da "proteção": "Colocar o preservativo pode ser uma excelente brincadeira a dois. Sexo não é só penetração. Seduza, beije, cheire, experimente!".

Há também os motivos "proteção" (da gravidez, da Aids, de doenças sexualmente transmissíveis e "do frio") e "segurança", para o dia seguinte ser "só boas lembranças".No final da página, existe uma ponderação sobre resistir a pressões externas e aguardar preparado o "momento certo" de transar. "Ter uma camisinha não é sinal de sem-vergonhice ou de segundas intenções."

Na parte de masturbação masculina, há a desmistificação sobre criar cabelos ou calos ou ficar com esperma "ralo". Sobre a masturbação feminina, considerações higiênicas e dicas para uma exploração "tranqüila e relaxada".

"O foco é o jovem, não a eventual censura que possa vir de um pai", explica a diretora do Programa Nacional DST/Aids, Mariângela Simões."A realidade é essa, "ficar" hoje é parte da vida de muitos jovens e o caderno é para anotações pessoais", disse. A cartilha se chama "O caderno das coisas importantes - Confidencial".

Para Mariângela, é inválida a crítica de estimulação precoce da sexualidade, bandeira de setores que se opõem à política de saúde e promoção dos direitos reprodutivos do governo. "Se a gente fosse considerar que uma cartilha ou um caderno fosse influenciar tanto o comportamento sexual das pessoas, não teríamos mais Aids no país."

fonte: Folha de S.Paulo

9 comentários:

Anônimo disse...

Tanta coisa importante que precisa ser implementada e os Ministérios da Educação e Saúde vem com essa palhaçada!
Onde estão os valores judaico-cristãos? Ah, não podemos negar o que está acontecendo?
Sim, é um fato, mas, entre aceitar um fato e aprová-lo se encontra um abismo e óbvias diferenças.
Isto é um conluio da Globo (que desperta a sexualidade precocemente banalizando-a)e o Governo, além, é claro, de uma "pequena" influência de Satanás.
Deus nos criou, temos um propósito e o sexo também.
Brademos contra essa falta de escrúpulos!!!!!!

C. M.

Anônimo disse...

A única coisa real que temos é: o nosso NOME .
Um nome limpo de imoralidades vale mais que tudo que se pode pensar .

Porque incentivar os nossos JOVENS a terem imoralidade? seria muito melhor se todos fossem um bom exemplo moral, para se ter até uma saúde perfeita ,sem tantas cocequencias tragicas que vemos por ai á fóra.

Anônimo disse...

Em meio a um tremedal de lama, cujo nome é "Congresso Nacional", o que pode sair de limpo?

Anônimo disse...

SACANAGEM MEU....
O GOVERNO SÓ PENSA EM SACANAGEM!!!

Anônimo disse...

vergonha!!!!!!!

Anônimo disse...

Sodoma, Sodoma, Sodoma.

Anônimo disse...

é chegada a hora de abrirmos nossos olhos e ver que o arrebatamento está mais perto do q imaginamos...a promiscuidade,avareza, egoismo entre tantos outros males é o que predomina em nossa sociedade.......eu vou para o céu e vc?

Anônimo disse...

Criticar esta atitude vergonhosa do governo parece não adiantar. As perguntas são estas: O que a sociedade pode fazer para deter isso aí? Quantos brasileiros aprovam essa cartilha? Me parece só haver uma saída: As urnas companheiros, votemos contra esse governo.

Anônimo disse...

Em Romanos Paulo diz claramente "Não vos conformeis com este mundo". O que nós cristãos temos feito para mudar isto. Não adianta nada criticarmos o governo se não fazemos nada para dete-lo, ou se simplesmente nos "conformamos" e aceitamos tudo como normal. Os unicos que podem mudar isto são os cristão, mas onde eles estão?

Blog Widget by LinkWithin