5.9.07

"Creio que a gente tem que detonar os evangélicos, para acordá-los"

"AIDS Mata Padres e Pastores", proclama o título de longa matéria do jornal Alerta Geral, edições de 24. Segundo a capelã evangélica paulista Eleny Vassão Cavalcante, a Igreja Católica e as denominações evangélicas sabem da ocorrência de AIDS entre seus líderes, mas "abafam".

No passado recente, os pregadores da TV e outras personalidades evangélicas, homens da mais alta estima do público (e devidamente casados), como os Jimmy's Baker e Swaggert, e tantos outros de menor projeção, também o destacado pastor Jesse Jackons, militante de direitos civis em favor dos negros, que lutou ao lado de Martin Luther King Jr. na década de 70, tendo até sido pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, militante de direitos civis em favor dos negros, e mais recentemente o pastor americano Ted Haggard, de 50 anos,todos estes tiveram seus nomes também nas páginas de jornais, revistas, e estações de rádio e TV, em deploráveis maus exemplos de conduta moral (inclusive Luther King!). Confirmam, pelo menos, a indiscutível asserção bíblica de que "a carne é fraca", o que serve ecumenicamente para os religiosos protestantes e católicos.

"Existem muitos casos [de líderes homossexuais] dentro da igreja evangélica, muitos casos dentro dos seminários e muitos pastores que são homossexuais, ou têm tendências homossexuais", afirma a capelã cristã Eleny Vassão de Paula Cavalcante que tem grande vivência no campo do acompanhamento a aidéticos, de um hospital que é "o maior centro de referência para AIDS no Brasil, com mais de 100 leitos só para aidéticos". Ela é também membro do conselho de AIDS do Estado de São Paulo.

Com tal currículo que lhe garante indiscutível autoridade para falar do assunto, revela, entre outras coisas de "arrepiar os cabelos": "Crianças de quatro a cinco anos de idade estão morrendo de AIDS, vítimas de adultos que vão às ruas após as 22 horas para fazer sexo oral com as criancinhas; seminários, tanto católicos quanto evangélicos, têm alunos homossexuais; na Casa da Cúria em São Paulo há vários padres aidéticos; ela vem aconselhando muitos pastores e líderes homossexuais e aidéticos em estado terminal; as igrejas (tanto a Católica quanto as evangélicas) têm dado as costas para aqueles que estão morrendo de AIDS. "Eu tenho aconselhado muitos pastores" afirma a capelã.

Considerando tal informação uma verdadeira "bomba atômica", Eleny busca ser, ao mesmo tempo, realista e prática: "Creio que a gente tem que detonar os evangélicos, para acordá-los. O problema não está só lá fora. Os pastores também precisam de psicólogos cristãos, precisam de ajuda. Muitos que entram na prática da homossexualidade são casados, mas sentem uma tendência forte demais e o perigo é muito grande. Meu conselho é que eles não fiquem sozinhos com rapazes que os atraem, que estejam na companhia da esposa ou outra pessoa".

E oferece um dado chocante: "O Dr. Ageu Lisboa, psicólogo clínico em São Paulo, cristão, disse que 80% dos seus clientes são homossexuais evangélicos". Eleny conta ainda algo mais de sua experiência profissional: "Eu lido diariamente com AIDS e homossexualismo no hospital. Já acompanhei cinco pastores aidéticos até a morte, envolvidos com homossexualidade; um deles, pastor da Assembléia de Deus, disse: 'Graças a Deus que estou com AIDS, porque assim acaba minha luta com essas tendências homossexuais, sendo, ao mesmo tempo, pastor, num conflito tremendo. A AIDS vai me tirar a vida e o meu problema'".

Levantando o problema de seminários teológicos com crescentes contingentes de jovens homossexuais, Eleny revela que a liderança religiosa não encara esse fato porque não quer. "Não sabe como resolver o problema". Ela, então, sugere que deveria haver "orientação de psicólogos cristãos. Um psicólogo identifica um homossexual pelo olhar, pelo jeito de cruzar as pernas", declara. "Mas isso não pode ser uma coisa obrigatória, porque eles estão sofrendo. Muitos estão buscando socorro". Ela esclarece que tais indivíduos são vítimas "da má formação familiar" e sentem-se culpados "porque assumiram uma postura, sabendo que era pecado".

A seguir, Eleny expõe o dilema íntimo desses religiosos de orientação sexual contrária a sua natureza: "Padres e pastores têm medo de abrir o jogo, porque não têm com quem falar. Com colega de ministério ou de sacerdócio? Barbaridade! Com um membro da igreja? Pior ainda. Pastor tem alergia a consultório de psicologia, porque isso demonstraria que ele não tem fé. Em geral, eles não têm como buscar socorro. É preciso que haja um grupo que dê apoio e amor a essas pessoas, para sabermos que este não é um pecado maior do que os outros". Leia +

fonte: blog Batistas

5 comentários:

luciana disse...

Me ocupo muito mal desses assuntos.
A verdade é que nem sabia que havia chegado a esse ponto entre os evangélicos.
Mas acho que se a pessoa tem consciência que isso é um mal, q não foi assim que Deus fez, e o destrói como pessoa, deve procurar ajuda de profissionais e amigos idôneos. E confessar pra que haja cura.
Deus nos dá recursos para vencermos nossas fraquezas: domínio próprio q é fruto do Espírito.E se nos enchermos Dele jamais satisfaremos as vontades da carne.
É fundamental a pessoa reconhecer que isso é pecado, portanto, leva a morte, porque as consequências são muito piores.
Depois é trabalhar em cima disso com muita ajuda e não abrir brechas, porque cada um sabe seu ponto fraco.
E o mais bonito, é que podemos contar com a Fifelidade de Deus, que fala: O meu poder se aperfeiçoa nas suas fraquezas.
Se estivermos Nele seremos fortes.

" Para "isso" se manifestou em carne, o Filho de Deus
para destruir as obras de atanás agora e para sempre.
Quem é nascido de Deus não peca, porque nele esta a Divina semente,
Jesus que veio de Deus "os guarda" e o maligno não pode tocar."

(Música cantada na Comunidade da Graça, baseada em lJoão 5:14 no Centro do Professorado Paulista)

Anônimo disse...

DEUS sabe o que faz!
O homem paga pelos seus atos,quer sejam bons quer sejam ruins.
Só fiquei indignado em essa psicóloga relatar o nome de umas das igrejas em teve um de seus membros infectado. Acretido que não é ético para ela sair por ai falando dos casos que acontecem no
seu consultório,o que quer com isso? Somente"despertar" os evangélicos ou detoná-los? Com DEUS não se brinca e qualquer que tentar se levantar contra um dos seus escolhidos e agirá,vc sabe muito bem do que estou falando.
No livro aos Efésios cap 6 vers 10,Paulo nos dár a receita para vercemos toda ação do mal sobre a nossa vida.

Anônimo disse...

O Corneteiro, fala!
Bem, talvez a palavra "detonar" tenha sido realmente mau empregada, mas eu entendo em parte o que ela quis dizer com está. Os evangélicos ficam num pedestal se achando os "mais mais santos dos altos dos céus", envolto numa auréola de que só acontece com os outros e não no ramo que seguem e quando surge uma bomba como essa, ficam "invocadinhos" e esbravejam de modo a achar que é um sacrilégio dizer tais coisas, e aí para complementar tiram a "fruta podre", que não serve mais e assim em vez de tentar melhorar só piora o soneto. Que seja dito e também haja transparência, porque o oculto pareçe algo em que se acoberta falsidades, aparências e mentiras, que vão mais adiante explodir em escanda-los (vide Hernandez e Cia.). Por isso, a capelã toma esta palavra de maneira radical, positivamente falando, porque o ramo evangélico não está fazendo o que cabe fazer, e precisa se auto-criticar ou reavaliar (o que acho muito difícil) como missão. E se não faz, outros que não são dos "céus", o fazem, como diz a Bíblia, as pedras clamarão ou os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da "luz".

Anônimo disse...

SER CRISTÃO, É MAIS DO QUE SER EVANGÉLICO OU CATÓLICO, SIGNIFICA OBEDECER AO NOSSO SENHOR DEUS,NÃO IMPORTANDO AS CONSEQUENCIAS DE NOSSA DECISÃO,OS NOSSOS PROBLEMAS SÃO RESOLVIDOS COM A DIREÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS,O HOMOSSEXUALISMO É UMA PRÁTICA ABOMINÁVEL AOS OLHOS DE DEUS, UMA PESSOA QUE TEME A DEUS, NÃO PODE PERMANECER HOMOSSEXUAL, SE ERRAR DEVE SE ARREPENDER E BUSCAR A AJUDA DO SENHOR JESUS PARA SE LEVANTAR, E ELE AJUDA SEM ACUSÁ-LO, PORQUE ELE É AMOR, ELE PERDOA OS PECADOS, TODOS OS PECADOS, MAS É PRECISO HAVER ARREPENDIMENTO, CORAGEM PARA MUDANÇA E COMPROMISSO COM NOSSO SENHOR JESUS, PARA ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA!O EVANGELHO DO SENHOR, SIGNIFICA BOAS NOVAS, SER EVANGÉLICO, É PRATICAR O AMOR, O BEM AO PRÓXIMO, A IGREJA QUE ENFRENTA CASOS DE LIDERES HOMOSSEXUAIS, DEVE PROCURAR AJUDÁ-LOS, MAS, NUNCA JAMAIS PODEMOS ACEITAR ESTAS PRÁTICAS NA IGREJA DO SENHOR JESUS.

Anônimo disse...

quero lembrar-te cara psicóloga, que o Deus dos Evangélicos é o mesmo Deus de qualquer outra religião, Porém o Deus dos Evangélicos é um Deus vivo que salva perdidos como você. Me desculpe a franqueza, mas quero lembral-lhe ainda que não é nenhuma religião que salva e nenhum pastor, padre ou santo é só Jesus o caminho da verdade e da vida. e Ele não contraiu AIDS ou qualquer outroa doença, pelo contrário Ele é um Deus que cura doenças físicas assim como doenças psicológicas como a sua por exemplo. Eu lhe desejo as mais ricas bençãos do Senhor e vou coloca-la em minhas orações, assim como lhe aconselho que deves clamar poe Ele enquantos for tempo e buscar sua salvação pois esta é individual e depende só de você. Que o Deus maravilhoso dos evangélicos lhe abençõe. Amém

Blog Widget by LinkWithin