3.9.07

Olho neles

O consumidor norte-americano nunca esteve tão multifacetado. A conclusão é da consultoria Consumer Eyes, de Nova York, depois de realizar uma pesquisa ao longo de um ano e meio em locais inusitados como corredores de supermercado, clubes noturnos, sex shops e salas de espera de dentistas. Segundo Ron Rentel, diretor da consultoria, os nove tipos abaixo ditarão o sucesso das marcas no mercado de alto consumo nos EUA.

Papais de jeans: o envolvimento familiar é mais importante do que a carreira. "São eles que dão apoio emocional aos filhos pré-adolescentes", diz Ron Rentel. Marcas: Google, McDonald's, Nike, PlayStation.

Misses independentes: público feminino de alto poder aquisitivo entre 25 e 48 anos. Preza a autonomia. Marcas: Gucci, Prada, Starbucks.

Empreendedores do Eu: consumidores ávidos, mas criteriosos. "São CEOs da própria marca pessoal", diz Rentel. Marcas: Diesel, Apple, Banana Republic, BMW.

Medianos: entre 28 e 45 anos. Majoritariamente público masculino. Não liga para o politicamente correto. Seu lema é "Sexo sim, relacionamentos não". Marcas: Budweiser, Dell, Harley Davidson, Victoria's Secret.

Deuses nerds: amantes da tecnologia. Gastam e entendem desproporcionalmente mais de tecnologia do que a média da população. Marcas: Google, Apple, Samsung, HP, Microsoft.

Rainhas do karma: mulheres entre 35 e 55 anos. O desejo é aliar os prazeres materiais à harmonia com o universo. Marcas: Bath & Body Works, Pottery Barn, Fiji Water.

Desbravadores: apreciam o exótico e o aventureiro. Marcas: Mini Cooper, Patagonia.

E-litistas: sensíveis a questões de sustentabilidade, pagam mais por produtos ecologicamente corretos. Marcas: Toyota Prius, Ben & Jerry's.

Parentocratas: pais e mães entre 35 e 47 anos. Superprotetores. Negam às crianças os prazeres clássicos da infância. Marcas: Volvo, American Girl (brinquedos).

fonte: Época Negócios

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