22.6.08

Blogueiros em perigo

O estresse e a pressão gerados pela necessidade de estar sempre à frente da notícia já começaram a fazer vítimas na blogosfera. Três blogueiros americanos: Russell Shaw, Marc Orchant e Om Malik apresentaram graves problemas de saúde por causa da rotina incessante de atualizações.

O primeiro possuía um blog sobre tecnologia, e morreu de ataque cardíaco aos 60 anos de idade, assim como o segundo, que tinha 50 anos. Malik teve mais sorte, escapou com vida do problema no coração. Os três postavam várias vezes por dia, além de apresentarem sintomas como alteração do peso, dificuldades para dormir e fadiga.

O coração não é o único órgão do corpo a sentir os excessos de quem trabalha 24 horas por dia sentado em frente a um computador. Fred Fagundes, que até recentemente fazia parte da equipe do blog Jacaré Banguela, teve uma crise de fígado no auge do sucesso do site. “Foi bem na época que a Daniella Cicarelli nos processou por causa do vídeo dela na praia. Naqueles tempos eu estava viciado em postar, só pensava nisso o dia todo”, lembra Fred.

A relação que o blogueiro possuía com o site era mesmo a de um viciado. “Você fica dependente do blog, disposto a procurar material para ele o tempo todo”, conta. Quando saiu o polêmico processo, Fred estava uma verdadeira pilha. “Fui ao médico porque sentia dor no estômago. Foi quando constatei também o problema no fígado”, lembra.

Fred só se deu conta de quanto tempo passava na frente do monitor ao ser questionado sobre suas atividades na rede. “Um amiga me perguntou o que eu fazia tanto na internet. Expliquei que tinha o blog e tal, mas aí percebi que não entrava mais na web para conversar com meus amigos ou escutar música, só para trabalhar.”

Hoje, fora do Jacaré Banguela, e ainda sem outro blog definido, Fred aprendeu que a melhor forma de evitar o estresse é organização. “A dica é estabelecer horários para tudo, separar um pedaço do dia em que você vai trabalhar no site e, no restante do tempo, cuidar da sua vida”, afirma. Lição que já foi aprendida há muito tempo pelo blogueiro mais zen da internet brasileira, Alexandre Inagaki, do site Pensar Enlouquece.

“Escrevo para sete blogs diferentes, e nunca sofri com estresse por causa disso”, conta Inagaki, cuja única reclamação é em relação às férias. “Não existem.” Apesar de ser uma pessoa tranqüila, Alexandre reconhece que o trabalho num blog pode realmente viciar. “Quando você começa a acompanhar o número de visitas, se empolga com qualquer aumento. Então, muita gente associa a popularidade a um número maior de posts, e acaba se sobrecarregando”, conta.

Com Inagaki não existe tempo ruim. Ele afirma que o segredo é não ceder às pressões. “Com organização, dá para fazer tudo. O pessoal só reclama que minha caixa de e-mails virou um ‘Triângulo das Bermudas’. Já respondi a uma mensagem com três meses de atraso.”

Porém, o caso mais exemplar de organização, como não poderia deixar de ser, é o de uma mulher. A blogueira e odontóloga Bia Kunze, do site Garota sem fio, não só sabe dividir seu tempo como também cuida com esmero do seu corpo. “Aboli o carro e hoje pedalo 15 quilômetros por dia. Não fico parada”, diz.

Como a especialidade de Bia é tecnologia móvel, ela pode testar os aparelhos para o blog ao mesmo tempo em que trabalha como dentista. “Deixei de atender em consultório para fazer somente home care. Dessa forma, eu só uso notebooks, PDAs e smartphones, exatamente os objetos de análise que compõem o conteúdo dos meus posts. Ou seja, além de escrever sobre tecnologia, também sou usuária”, explica Bia.

Outro adepto dos exercícios físicos é o publicitário Antônio Tabet, a mente por trás do popular Kibe Loco. Ele afirma que ganhou peso sim. “O que é normal, afinal, passamos mais tempo sentados em frente a um micro do que correndo por aí”, afirma. Mas como mora no Rio de Janeiro, o blogueiro não abre mão de fazer exercícios regularmente, apreciando a paisagem da Cidade Maravilhosa. “Corro na Lagoa, corro na praia, corro de bandidos, corro de traficantes e corro até de mosquito”, brinca.

fonte: Jornal do Commercio

A matéria saiu há algum tempo mas continua atualíssima. Antes que alguém pergunte, acho que não engordei. Só não me peçam p/ subir naquele objeto aterrorizador que existe em farmácias e banheiros. hehe

Um comentário:

Anônimo disse...

cuidado pra não ter um infarto também hehehe

Blog Widget by LinkWithin