O universo de possibilidades para estratégias de marketing oferecido via internet é inquestionável. A interrogação, no entanto, pode aparecer no momento de se decidir pela maneira adequada de abordar o internauta. É neste instante que o link patrocinado surge como tiro certeiro para quem deseja apresentar-se ao consumidor digital de modo eficaz.
Por cumprir a função de estar o tempo todo diante do internauta, do início da busca à efetivação da compra, o link patrocinado capta a atenção do consumidor quando sua intenção é adquirir um produto ou serviço.
O modelo é também a forma mais democrática de investimento em marketing online, por estar financeiramente acessível a pequenas e grandes empresas. Segundo relatório apresentado pelo JPMorgan no início deste ano, o faturamento obtido por meio de links patrocinados em 2008 em todo o mundo será de US$ 30,5 bilhões. E de acordo com o E-Marketer, a previsão é de que este tipo de mídia represente 46,2% do bolo investido em marketing online em 2009.
Estes números mostram que o link patrocinado já aparece como tendência universal e solução poderosa para alavancar vendas e visibilidade, sendo uma ferramenta interessante para o marketing digital ao direcionar a pesquisa e indicar caminhos até o produto final da busca, tanto a internautas escolados no processo de pesquisa quanto a usuários ainda inexperientes, cuja procura tem início de modo genérico e às vezes impreciso.
Campanhas offline são responsáveis por impulsionar a busca de maneira significativa. Exemplos como a campanha de lançamento do C4 Pallas, da Citroen, em que as peças de TV e de mídia externa fizeram com que a busca online pelo modelo registrasse crescimento de 133% logo na primeira semana de lançamento, revelam a predisposição do consumidor em colher na internet detalhes sobre uma informação recebida de outra plataforma.
E aí o link patrocinado age também como instrumento eficiente de captação da atenção do usuário. Despertado o interesse do internauta em qualquer tipo de mídia, é nos mecanismos de pesquisa da internet que ele procura detalhes sobre o tema, gerando um aumento considerável por buscas relevantes.
Sandra Moraes, no Propaganda & Marketing.
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