9.11.08

Fé sincera

O que é uma fé sincera? Seria a fé padronizada dentro de uma conduta pré-estabelecida dentro do próprio cristianismo?

Seria a fé somente sincera se fosse declarada e vivida de acordo com o que diz todo aquele que vive uma religião, ou até mesmo ditada pelos ensinos de seus líderes?

Não creio que seja assim.

Creio que a fé é sincera quando é movida pela consciência pessoal, única e desprovida do que se ouve como concreto. Mas firme na espera das coisas que não se vê e muito menos se ouve da boca daqueles que determinam em que se crer.

A fé movida pela consciência é uma virtude que todo cristão deveria ter, sua motivação em relação à consciência deve ser firme e constante até o fim, afinal essa é uma prática do bem; agir pela consciência.

Ao lermos a carta do Apóstolo São Paulo aos gálatas, entende-se com clareza sua preocupação com os cristãos que ainda viviam presos nos atos sacrificais e ritualísticos da antiga religião judaica.

Aqueles que se converteram ao cristianismo estavam envolvidos na atmosfera de cegueira religiosa judaica, que tinha por característica principal o seu lado simbólico e ritualístico de ser.

Não diferente dos dias de hoje em que, na sua maioria, os cristãos vivem sob influência de leis e não são movidos por sua consciência.

O Apóstolo São Paulo vendo isso escreveu o seguinte pensamento em Gálatas 5:25 "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Nesta situação vemos a questão inteligível do Espírito, ele está intimamente relacionado com o movimento viver e andar no Espírito, segundo o texto do Apóstolo São Paulo relaciona-se com o mover da razão em si mesma.

O Espírito em sua essência é livre, e a razão uma vez regenerada não pode se prender as paixões dogmatizadas das formas religiosas.

Marco Finito, no Lion of Zion.

Leia +

Um comentário:

Anônimo disse...

Que tá havendo Pava? Tá dando bom dia a jerico?

Blog Widget by LinkWithin