23.11.08

Falsa religião

Evangelismo é um conceito exaustivamente falado e incutido na mente de qualquer cristão. Transformou-se na arma da catequese protestante. Quer fazer um prosélito? Evangelize-o. Evangelho aqui usado com o significado bem claro: anúncio de boas-novas. Antes de qualquer ação em nome da catequese aqui aplicada, deve-se entender: evangelizar é sinônimo intrínseco e inseparável de boas notícias.

E qual é a boa notícia afinal que podemos extrair da mensagem de Cristo? A boa notícia é advinda da graça, um Deus amoroso que se preocupa com toda a humanidade, por mais contraditório com a imagem que se pinta nas igrejas atuais.

No entanto, apesar de a pregação de Cristo ser simples, usa-se uma lógica um tanto quanto descabida para o aliciamento de pessoas ao cristianismo. A lógica é: se são boas-novas, há a necessidade implícita de convencer a pessoa ainda não convertida de que ela está vivendo más situações. É nesse ponto que as bizarrices surgem.

"Você não tem um carro, casa e mulher como os meus". A técnica atual de evangelismo é baseada na pura e mais simples causa de grandes confrontos humanos: a inveja. E o que é ainda pior é a tentativa de tornar vinculante o fato de ser cristão com o fato de ser bem sucedido em uma sociedade capitalista. O chamado tele-evangelismo é mestre na arte de pregar uma falsidade em forma de cristianismo, "Olá, sou fulano de tal, melhor no que faço". A mensagem implícita é: "Ei! Desgraçado, pobre e imbecil que está aí no sofá, junte-se a nós o super-time de super-vencedores através de Cristo e seja mais um agraciado com fama, dinheiro e glória".

Cristo em momento algum veio com o objetivo de demonstrar o quanto era forte em sua fé, ou o quanto era melhor em fazer milagres, ou ainda, o quão capaz era de ter o melhor vinho. Despojou-se de glórias divinas para ser massacrado por sua própria criação. Qual é a relação que só pseudo-evangelistas enxergam entre uma pessoa que teve a pior morte e empresários bem-sucedidos? Tudo isso advindo de uma mesma palavra? De um mesmo livro?

As boas-novas hoje não passam de uma exaltação à inveja e cobiça. Retrato de uma falsa religião travestida de cristianismo.

Raphael Rap, no blog Rapensando.

Leia +

2 comentários:

Unknown disse...

Pavs e Raps,
Concordo plenamente. Eu acho que a igreja precisa repensar a forma de evangelismo, a inquisição, a postura de catequese, a inveja e culpa. Não somos melhores que ninguém, que nenhuma religião nem mesmo daqueles que julgamos grandes pecadores. Deveriamos ser exemplo de tolerância... O que nos diferencia é que temos fé, que é um dom de Deus. Quando utilizamos o "evangelismo" onde dizemos que somos melhores ("que vocês, pecadores, que vão pro inferno!!!"), mudamos o foco de Deus e seu amor para nosso próprio umbigo.

berna disse...

eu estou sempre pedindo a DEUS que me mostre como é viver o verdadeiro cristianismo, não quero viver a hipocrisia de abrir a boca e falar de um DEUS que eu ainda não conheço totalmente, mas que estou em busca de conhecê-lo, a verdadeira evangelização para mim é quando eu me coloco na situação do outro, quando eu sinto a dor do outro, quando eu não apenas ouço o outro, mas procuro mostrar com as minhas atitudes que me importo com o outro e estou disposta a pagar o preço de amá-lo na prática como JESUS nos amou. O mundo carece de ver pessoas parecidas com CRISTO. Já tive a experiência de acreditar em um DEUS carrasco, tirânico, juiz ferrenho, igualzinho à imagem e semelhança de meu Pai terreno.Foi muito difícil para crer num DEUS contrário.Mas em minha busca pela verdade tenho comprovado que eu estou completamente equivocada.UM ABRAÇO CARINHOSO PAVA.

Blog Widget by LinkWithin