2.11.08

Minha Esperança Brasil

Extremamente elogiado pela causa evangelística, como era de se esperar, e ligado ao nome de um dos maiores evangelistas de todos os tempos, Billy Graham, o Minha Esperança Brasil foi divulgado, adotado, patrocinado e glorificado por milhares de igrejas.

Não me crucifiquem(ainda) pois não estou a julgar a intenção dos organizadores do projeto. Acidentalmente, ou não, eles recorreram à velha fórmula publicitária para levar o Reino de Cristo, utilizando um meio pelo qual já mostrei minha incredulidade: a televisão.

Se esse fosse o único erro poderia parar por aqui, mas o que mais me incomoda é o tipo de linguagem triunfalista que a campanha adota. Vou citar alguns exemplos facilmente encontrados em todo discurso desse típico “Sebastianismo gospel”. Você pode vê-los na página do site oficial do Minha Esperança:

Chegou a hora! Em Novembro (referindo-se às transmissões no horário nobre da Band)
Testemunho impactante com Aline Barros
Testemunho impactante com Kaká
Testemunho impactante com Paulo Baruk
Mais de 500 mil mini-estádios brasileiros
Hoje, 34 anos depois desse grande econtro
Outra vantagem é o projeto abranger…

Há mais uma série de exemplos sobre o foco em números e linguagem triunfalista do projeto.
Como notado nos exemplos supracitados, vê-se também que o ME adota as velhas estratégias da publicidade tradicional. Uma dos recursos utilizados é a participação de celebridades de peso como Kaká, e “ícones” do gospel nacional como Aline Barros.

O Minha Esperança erra em tentar vender Jesus no horário nobre de uma grande emissora assim como se vende sabonetes no intervalo da novela das oito.

Perdoem-me a sinceridade, mas não sou capaz de dar aval para que rios de dinheiro arrecadados se transformem em 30 minutos de horário nobre. Tudo isso deveria ser convertido em sustento de creches, escolas e hospitais por período prolongado. Seria mais eficaz do que a suposta mensagem milagrosa da vida da Aline Barros.

Thiago Bomfim, no blog Livraria do Thiago.

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6 comentários:

Anônimo disse...

Olha, gosto que seja levantada essa questão, no entanto acredito que a crítica e discernimento seria de peso se pudéssemos ouvir do Thiago uma proposta de evangelização. Dizer que iria utilizar o dinheiro para ajudar creches e hospitais me parece muito vago. Os críticos das blogosfera, menestréis do descompasso deveriam ser mais propositivos. Claramente propositivos. De outra forma, aqueles que ainda erradamente propuserem algo, sempre atrairão recursos humanos e financeiros.

F. B. Goulart

Anônimo disse...

Olá, "Anônimo"

Gostaria de lhe informar que tenho sim uma proposta para o evangelismo sim.

Inclusive criei uma série no meu blog onde discuto o assunto e sugiro as possíveis novas maneiras de se evangelizar.

Anônimo disse...

Acho que a proposta foi feita pelo autor do texto...só passaram "anônimo" à informação...*rs

Se toda grana(milhões mensalmente) gasta com mídia evangelística fosse empenhada em melhorar a qualidade de vida dos necessitados...digo que há muito a igreja seria vista e entendida como instituição que abdica do conforto dos seus caprichos. Enquanto isso, criança esperança, teleton e etc...fazem o papel que a igreja deveria estar fazendo, sem barganhar ou esperar que o governo cumpra o seu dever para com o cidadão.
Não é de esperar que evangélico hoje é sinônimo de ambição e não de abnegação.

um abraço!!!

sandre disse...

é muito dificil um projetos desses realmente vingar.
Concordo que se este dinheiro fosse empregado de outras formas, pode ser que seria melhor.
O lado triste é que o testemunho ainda é a mehlor forma de evangelismo.
mas vamos ver em que resultados vai se chegar.

Abçs
Sandre

Anônimo disse...

Não creio na eficácia dos programas evangelísticos via televisão e isto já está provado através de pesquisas sérias há mais de 20 anos.
A natureza de entretenimento da televisão dilui a importância da mensagem e contribui para a redução dela a um "slogan", tendo em vista o pouco tempo para a apresentação.
A televisão, além de entretenimento, é um comércio e desloca e suga muitos recursos que poderiam ser utilizados num meio mais eficiente.
Além disso favorece a formação de "celebridades" e a ostentação que é uma vergonhosa realidade no meio cristão.
Pesquisas revelam que o fruto deste método é desprezível mas tem beneficiado o interesse de muitos.
vem aí mais um teatro...e milionário. os que promovem ganham e rebanho tem um desencargo de consciência pensando que está fazendo missões.
Como sempre, preferimos Barrabás.

Anônimo disse...

... e a caravana passa !!!

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