23.11.08

O presente futuro

A primeira Reforma era sobre a libertação da igreja. A nova Reforma é sobre libertar o povo de Deus da igreja (a Instituição).

A Reforma originial descentralizou a igreja. A nova Reforma descentralizou o ministério. A Reforma do passado, aconteceu quando o clero não estavam mais dispostos a acatar ordens diretas para seus ministérios vindas do Papa.

A presente Reforma vai de encontro aos membros de igreja não mais aceitando que o clero defina o roteiro da jornada de seus ministérios espirituais pessoais. A última Reforma trouxe a igreja perto de casa. A nova Reforma está levando a igreja mais perto do mundo.

A Reforma histórica distiguiu cristãos, uns dos outros. A presente Reforma distingue seguidores de Jesus das pessoas religiosas. A Reforma européia vê a igreja como sendo parte da ordem política-cultural. A Reforma hoje em andamento não depende da ordem política-cultural para se mostrar viva como igreja. A Reforma inicial foi sobre a igreja. A nova Reforma é sobre missão.

trecho da introdução do terceiro capítulo "A Nova Realidade de Número Três - Uma nova Reforma: Libertando o Povo de Deus" deste livro de Reggie McNeal.
via blog do Volney Faustini

Leia e veja +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin