14.12.08

A juventude da igreja no Brasil

Primeiramente vou apresentar meu projeto.Estou fazendo uma série de postagens, que se der certo, vai virar e-book.

Estou convidando vários blogueiros jovens para falarmos sobre o assunto "A Juventude da Igreja no Brasil". Quero saber o que eles pensam sobre os jovens cristãos de hoje, e a igreja do futuro.

Geralmente não faço isso mas como este é um post especial, peço a participação de vocês. Por favor deixe seu comentário no final do post, sua opinião é muito importante!

E sem mais delongas, a convidada especial de hoje é a Carol Lolly do blog Lolly Mission.

"Olhando hoje para nossos jovens e a representação da Igreja do Brasil podemos, como muitos, ficarmos tristes ou chocados, ou até dar de ombros.

Sim, ouvimos barbaridades de amigos, muitos crentes, ou não, que fazem os jovens serem considerados imaturos, irresponsáveis e irreverentes.

Olhando para o futuro só podemos ter fé; certeza? Talvez. Vejo alguns jovens mais preocupados com tudo, inclusive com a pregação e o evangelho de Cristo na terra deixando o 'eu' tão característico.

Personalidade faz bem e todo mundo gosta, é só ver, quando um jovem quer casar ou arrumar logo um namorado(a) (atitude que eu espero que acabe) ele fala 'quero alguém com personalidade', ser você mesmo é o que importa... é sério, a identidade faz parte do ser humano, pra que fugir dela?

Espero ver jovens fazendo boa música, formando grandes e avivados ministérios de louvor, com letras proféticas, úteis, com um lifestyle de santidade, sinceridade e principalmente que cantem o que vivem e realmente acreditam. SEM RÓTULOS, por favor! Essa historia de rótulos já deu...

Definindo em uma palavra creio que ATITUDE será a marca dessa juventude, não quero fazer esse texto parecer uma utopia ou fantasia (já tô pensando na cara do Pavarini ao ler...haha) mas eu como uma jovem no meio deste Brasil (na verdade no sudeste) creio que veremos jovens mais ativistas, movimentos mais centrados e com motivação correta.

Jovens cristãos bem posicionados no meio político, mídia e estudantil, fazendo a diferença nesta nação, não só pregando,mas vivendo o evangelho da cruz e da graça.

E a Igreja? Como fica? Liberdade é a chave. Mas não confunda liberdade com libertinagem... Creio numa igreja que perca suas placas e nomes sem perder a identidade. Unidade é o nosso foco futuro, não adianta sermos muitos se somos dispersos e criticamos uns aos outros.

Como vamos conquistar "vidas" se (por exemplo) um assembleiano fala mal de um presbiteriano? Lembre-se enquanto o povo estava reunido na mesma linguagem e motivação quase tocaram o céu com uma torre. Podemos sim mudar uma nação unidos.

Oração, arrependimento, santidade, liberdade, fé, verdade e unidade: futuro do jovens e da igreja brasileira. Ou será que esse futuro não poder ser presente?"

fonte: Geração renovada

muito obrigado pela citação, carol! =) pra quem não leu, seria interessante conferir as idéias que alinhavei no texto geração bunda-mole.

considero atitude ir contra a corrente:

- troque rádios gospel por emissoras c/ boa programação musical
- troque max lucado, joyce meyer & afins por poetas brasileiros (adélia, drummond, cecília...)
- troque a veja por uma revista cultural (bravo, piauí, caros amigos...)
- troque comédias de hollywood por filmes de diretores fora do mainstream
- troque o msn por um papo ao vivo c/ alguém que considera culto; não tenha vergonha de pedir dicas
- troque discursos mal-humorados e catastrofistas comuns em sites evangélicos por recados de gente que ame a vida (e respeite a dos outros)
- troque respostas prontas (como essa listinha inclusive...rs) e descubra a aventura de trilhar por caminhos ainda não descobertos. =)

"a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena" (clarice lispector).

4 comentários:

Anônimo disse...

Trocar veja por caros amigos? Musica evangelica por poetas?

Ja vi que você é mais um comunista caricato,um daqueles que curtem "MPB", deve achar Chico Buarque lindo "UIII".

Tem muitas musicas evangelicas ruins mesmo, mas existem ótimas também...Não preciso de lixo MPBista.

Ah, e caros amigos? Que tal a Carta capital?Revistas "imparciais".

hehehehe

Você quer dar um de "intelectual", do tipo "sou cristão,mas bebo cerveja" so pra mostar que é inteligente.

Conheço esse tipo.

capardini disse...

Pava ,
Muito boas suas ressalvas!!!
ainda bem que vc não "meteu o pau" no meu texto.hahaha tava como medo!
mas enfim concordo com vc, menos na parte da comedia, não dá para ver comedias hollywodianas e diretores mais sérios e cult, os dois juntos? é mais legal...

E trocar música gospel por Misty Edwards... isso sim é que musica!

Enfim gosto é gosto...e eu falei ,falei ,falei no comentário... e laia!

Unknown disse...

bom na minha opinião!! eu concordo com ela, pra mim a igreja evangelica virou um palco de celebridades, onde os cara ta mais preocupado em ser ovacionado, um querendo se aparecer mais q o outro, ou talvez mais espiritual, que quando ve um irmão caindo acaba de derrubar, ou uma igreja que se diz evangelica mais q vive metendo o pau uma na outra...alias jesus não é um só? pq tanta divisão? pq tanta doutrina? pq tantos ministerios?

esse cara ai de cima não ta com nada, sera q jesus pensa como ele?

plo amor...

Anônimo disse...

Dizem uns estudiosos por ai que etimologicamente a palavra igreja tem o significado de chamados para fora. Pra mim isso significa ser chamado para fora da religião. O que a juventude da igreja precisa é isto: deixar as quatro paredes das igrejas e serem sal da terra e luz do mundo. Já dizia o Cristo: não peço que os tires do mundo ( é o que faz a coisa igreja) mas que o livres do mal. Só se salga e ilumina o mundo vivendo no mundo, com todos os riscos...pensem nisso.

Blog Widget by LinkWithin