Um dia bom tem cozinha quente.
Tem potes de cereja em calda abertos sobre a mesa da copa, rodelas de abacaxi cortadas com esmero pela tia avó em uma travessa de louça branca e um belo assado no forno, que doura bem devagar e espalha seu perfume de temperos por todos os cômodos da casa.
Um dia bom é um dia perfeito para se vasculhar os armários atrás de antigos discos de vinil. Mas também é ideal para se ficar surpreso com uma chuva inesperada que cai lá por volta das dez da noite (afinal, "fez tanto sol o dia inteiro").
Um dia bom é um dia feito para se ganhar um presente de surpresa, para se jogar ping-pong depois da meia-noite e para se tomar sorvete de flocos com calda de caramelo pouco antes de ir dormir.
Também é dia para se dar uma passada na casa dos amigos, tomar Coca Cola com bastante gelo, encher a sala de colchões e dormir lá com todos os primos que existem no mundo.
Um dia bom é simplesmente delicioso porque a gente pode sair para comprar material escolar novo. E não há nada melhor no mundo do que encapar um caderno e escolher um estojo.
Mas o melhor de um dia bom é que, embora ele passe rápido, dá tempo de quase tudo.
De ir dormir na casa da amiga - mas de só fechar os olhos quando o sol já for nascendo lá fora, de dar voltas de mobilete pela cidade, de conhecer aquele menino lindo em quem você estava de olho há semanas, de dar banho no cachorro com a mangueira, de ficar com o rosto corado pelo sol e de passar esmalte com gliter nas unhas dos pés.
Durante um dia bom, todo mundo deveria ler pelo menos um capítulo de "O mundo de Sofia". Mas vale a pena também aproveitar para começar a aprender a dirigir naquela estradinha de terra remota e para comer pastel de carne com ovo no mercadão municipal.
Num dia bom, você pode descongelar o Han Solo, voar de bicicleta com o E.T., cantar Sinatra no karaokê e decorar a coreografia de Thriller.
Mas por favor, não se esqueça de esperar pelo menos duas horas depois do almoço antes de entrar na piscina para não ter congestão. Ou você tem alguma dúvida de que você vai pegar uma bela de uma piscina num dia maravilhoso feito esse?
Coma bolacha recheada de morango, lave o carro na garagem, encha os pneus da bicicleta e pule elástico.
Pegue uma luneta e vá para um terreno escuro olhar o céu. Jogue vídeo-game, chupe manga com fiapo e faça um banho de creme no cabelo. Assista "A Gata e o Rato", "A lagoa azul" e "Curtindo a vida adoidado".
Compre tinta, telas em branco, pincéis e pinte um quadro bem colorido e sem noção estética nenhuma. Jogue "Stop", acampe no jardim e solte uma pipa. Almoce na casa de uma avó, que nem precisa ser a sua.Jogue queimada, buraco e truco.
Quando o dia estiver acabando, tome um belo banho. E não se esqueça de usar uma daquelas bolinhas de óleo de amêndoa para se perfumar. Vista um pijaminha bem fresco e deite na sua cama.
Abençoe cada picada de pernilongo na sua perna e cada músculo que dói de tanto que jogou biribol.
Aí, como você acredita em Deus, é a ele a quem agradece por tudo. Pelo seu pai, pela sua mãe, pelos seus irmãos, pela sua casa e por não ter tido dor de garganta.
E aí, caia no melhor sono do mundo, enquanto admira o seu teto, todo decorado de star fix.
Boa noite. Durma bem.
Amém.
Cléo Araújo, no Blônicas.
Leia +
17.1.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário