25.1.09

Pentecostais maquiadores

A Nova Era chegou e as evidências estão dentro da igreja evangélica, especialmente a igreja pentecostal. Isto mesmo, os evangélicos e pentecostais outrora guardiães da fé e da doutrina apostólica são os maiores sinalizadores de que outra era chegou, porque cederam lentamente ao “espírito” que opera por trás desta Era que surgiu. “Espírito” sobre o qual João e Paulo se referiram no passado. A aceitação dos padrões de comportamento sociais tão duramente combatidos no passado é visível na igreja. Termos bíblicos como prostituição, lascívia, mentira, engodo, etc. desapareceram do glossário pentecostal.

Pastores, líderes, bispos e apóstolos passaram a ter “sonhos” políticos de governar a nação; a mensagem de renúncia ao prazeres do mundo deu lugar à mensagem de prosperidade. Os cristãos sonham em ficar ricos. Os pastores esbanjam riquezas e bens materiais. Alguns costumam ir para suas casas de descanso em helicópteros, carros blindados e assistem o mundo em sua grande tela plana, enquanto os milhares de membros nem televisão sequer são permitidos ter, ou são incentivados a não possuir riquezas, como é o caso dos membros de uma das grandes igrejas pentecostais, a Igreja Deus é Amor.

Líderes pentecostais participam de encontros pela unidade, paz e compreensão mundial com políticos ateus, com positivistas, com líderes religiosos budistas, hinduístas, com os líderes da igreja do Rev. Moon, com líderes afros, e firmam acordos de paz e compreensão, e, percebendo ou não, sutilmente abandonam a mensagem do Cristo crucificado e aceitam a mensagem do Jesus universal.

Sim, porque o Jesus universal, aquele Jesus carinhoso, bom, que pregou a paz e viveu entre os homens pode ser aceito por todos os segmentos religiosos. Esquecem que a nova religião universal congrega em seu seio todas as religiões do mundo, e esses líderes pentecostais recebem o Papa da igreja de Roma, reverenciam-lhe, reúnem-se com o líder tibetano exilado, etc., negando o Cristo que esses líderes desprezam.

Mas, não apenas isso. A mensagem pentecostal perdeu sua essência, sua agressividade evangelística, seu didaskalós ou doutrina, e seus pastores acolhem em seu seio gente e políticos de todos os tipos e matizes para o diálogo; pessoas que participam de suas reuniões de ceia – antes uma reunião restrita aos membros da congregação – e comungam da mesma “fé”. Os pastores televisivos precisam ser politicamente corretos se quiserem continuar a ter espaço na mídia, e as leis de todos os países tem como objetivo hoje suavizar as demandas do discipulado a Cristo.

Quase ao fim da caminhada lembrei-me da posse do Barak Obama como presidente dos Estados Unidos. Enquanto escrevo este artigo ele ainda não tomou posse. Vi a agenda dos pregadores. Tempos atrás o maior pregador do século XX, Billy Graham pregava e orava na posse de presidentes, e era dele a frase, “a Bíblia diz” repetida por pregadores em todo mundo. Hoje, na posse de presidentes e governadores ninguém pode dizer, “a Bíblia diz” com a autoridade de Billy Graham, porque os pregadores mais lúcidos e famosos são os que trabalham pela paz e compreensão das raças e das religiões, e não os que declaram a supremacia da palavra de Deus, o Cristo de Deus e a Bíblia sobre as demais coisas.

Um nova era chegou para ficar e traz pintada de a Era de Aquários, em que a universalidade, direitos e a inclusão são os temas principais que devem ser pregados, ocupando o espaço que era dado ao Cristo, na Era do Cristo crucificado. Sim, porque a Era da cruz, da renúncia, do amor a Deus, da dedicação, da confrontação ao pecado, da vida santa vivida na contramão do sistema, lenta e sutilmente vem desaparecendo até que Aquário domine o cenário mundial. É uma era em que o mundo se reveste de fé, mas não a fé que Jesus espera encontrar em seu regresso.
“Inevitavelmente, virá uma transformação total em toda essa ordem de coisas. A Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião deverão unir-se totalmente à luz da Gnose”, aborda um dos sites de Nova Era.

Esta é a era da inclusão religiosa. Inclusão de tudo. Rick Warren fará a oração de posse de Obama, porque ele não representa nem os radicais discípulos de Cristo nem os tantos liberais. Ele está inserido entre os “mornos”, os que não tomam posição alguma perante a sociedade. Exatamente os que Jesus condenou na igreja de Laodicéia. A mornidão. Nem frio nem quente. O espírito da Era de Aquários é o de não-comprometimento com esta ou aquela doutrina; o espírito da paz universal; de se viver bem com todos. De não se fazer oposição.

Obama escolheu a pastora liberal Sharon E. Watkins para pregar no Culto de Oração Nacional que ocorrerá na Catedral Nacional ao dia seguinte de sua posse à presidência. Junto a ela estará a figura de Ingrid Mattson, a primeira mulher a presidir a Sociedade Islâmica da América do Norte que fará uma oração. Islamismo e protestantismo sem diferenças, abençoando o novo presidente. Alá e Jeová de mãos dadas. Ódio e Amor juntos pela paz mundial.

Billy Graham o homem que dizia “a Bíblia diz” foi substituído, não por outro de sua “espécie”, mas por pregadores que não trazem problemas ao novo presidente. O bispo Gene Robinson, que assumiu publicamente sua relação homossexual com outro homem, e pivô da divisão da denominação anglicana, conselheiro de Obama fará a oração de invocação. O evento ocorre por esses dias antes da oração cerimonial de Warren.

A Bíblia sobre a qual Obama faz o juramento, a base de fé da antiga sociedade americana agora é vista apenas como uma tradição da história, e amuleto espiritual.

Citei apenas o que ocorrerá durante a posse de Obama como exemplo de como uma nova era entrou, deixando para trás lentamente a era de Cristo. Sim, porque o Jesus homem, o pregador da paz, o inspirador de livros de autoajuda, o Jesus que vende, o Jesus do Mercado é aceito por todas as religiões, enquanto o Jesus, chamado Cristo, o Salvador da humanidade está sendo deixado de lado, especialmente por grande ala da igreja pentecostal. É de lastimar que a igreja pentecostal esteja ornando a estrada por onde o futuro homem da iniqüidade caminhará e estabelecerá seu governo mundial. Os líderes pentecostais no mundo e no Brasil andam de mãos dadas com os líderes religiosos do mundo. É a paz, a inclusão a nova ordem mundial.

Ver pastores pentecostais sendo fotografados ao lado de pessoas que nada tem de cristãos é evidência de como as duas eras, a de Cristo, o Ungido e a de Aquários ou da Nova Era intrinsecamente se entrelaçam pavimentando a história.

Concluindo, posso afirmar que de maneira lenta e inexorável entramos numa era em que a doutrina apostólica, e a doutrina de Cristo foram maquiadas para poder se encaixar na nova ordem mundial. E os grandes maquiadores temos sido nós, os pentecostais.

trecho de "Entramos numa Nova Era", texto de João A. de Souza Filho.

13 comentários:

Anônimo disse...

Contrariando a opinião de muitos cristãos humanistas, a tolerância religiosa não requer necessariamente uma posição ecumênica.
Obs: Apesar do título do artigo e seu conteúdo de referir aos classificados como "pentecostais", essas atitudes não são exclusivamente deles. O texto pode ser aplicados à vários segmentos evangélicos independente de suas linhas teológicas.

Pavarini disse...

concordo duplamente c/ vc, julio. como as almas generosas geralmente fazem, o articulista se incluiu no "problema". =)

o título no blog foi meu. o original usado pelo joãzinho tá no rodapé e a versão integral pode ser lida no site dele.

abraço

Anônimo disse...

É duro ter de concondar com essas palavras, não porque elas são duras mas, porque refletem a nossa realidade. Bem, se tudo o que foi dito não convencer os demais leitores, sugiro que acessem o seguinte site: www.reuelmusic.com.br/levitas/promocao.asp e vejam a mais nova (ou seria velha?) porcaria do mundo penteco-evangélico-gospel-brasileiro, a saber, a versão "gospelizada" do Reality Show "American idol" que aqui no Brasil foi estreado pelo SBT e agora a Record continua com o lixo. Ah, ia me esquecendo. O "Levitas" será apresentado e produzido pela Cassiane a versão pentecostal da cantora da banda Calipso.

Diógenis Santos disse...

Olá amigos e irmãos, Meu nome é Diógenis, e eu presenciei no final do ano 2008, uma sessão solene na Câmara dos Deputados, "pela Paz Mundial", onde as maiores autoridades do mundo gospel e evangélico estavam ali. Registrei tudo com minha máquina fotográfica e saí dali com uma interrogação na cabeça, será que estavam falando exatamente daquela "falsa paz" que a Bíblia traz em suas páginas? O líder coreano era aclamado e ovacionado como um grande ídolo, pastores pentecostais, Manoel Ferreira, Doriel de Oliveira, (que fez a oração de encerramento da sessão solene)e outros não pentecostais, líderes africanos, muçulmanos, americanos, e etc, etc, etc., estavam ali presentes. Foi uma das sessões, onde apesar do horário de início, 16hs, se não me engano, em uma sexta-feira,teve o maior número de pessoas presentes. o Plenário estava lotado. Saí preocupado, e a impressão que tive é que estava participando de uma reunião histórica, onde por traz de tudo aquilo estava nada mais nada menos que "o inimigo das nossas almas".
Tenho as fotos, quem quiser é só escrever para diogenisdossantos@gmail.com.
Um grande abraço,
Diógenis

João Pedro disse...

Pois é...
há quem discorde. O Rick Warren já foi considera ultra conservador, por isso alguns não queriam ele por lá.
Agora leio que ele é morno. Realmente nossos julgamentos só são nossos julgamentos...

Anônimo disse...

Dizer que Rick Warren é morno é viver numa "gelada". Se os fatos fossem vistos em toda a sua amplitude, comentários dessa natureza não seriam postados. Quem viu a Fox News, pôde ver dezenas de pessoas com cartazes condenatórios a Rick Warren pelas suas posições bíblicas contra a emenda de aprovação do casamento homossexual na California. Quem o conhece pessoalmente ou o ouve constantemente sabe que sua posição bíblica e sua ética de vida são fortemente estabelecidas nos princípios do Novo Testamento.

Anônimo disse...

SOBRE O RICK...EU NAO POSSO DIZER QUE VC TA CERTO POIS EU NAO O CONHECÇO..MAIS SOBRE E RESTANTE DO ASSUNTO VC TEM TOTAL RAZÃO,, ALGUNE LIDERES TEM PERDIDO A VISAO DAQUILO QUE JESUS CRISTO REALMENTE É E O QUE REALMENTE REPRESENTA PARA AOS SALVOS E PARA A HUMANIDADE,,ELES TANBEM TEM ESQUECIDO QUE QUE JESUS VEIO IMPLANTAR O REINO DE DEUS E NAO FAZER PARTE DO REINO DO MUNDO. FIQUE NA PAZ QUE DEUS TE ABENÇÕE

Anônimo disse...

Olá gente boa.
Conheci o Pr.Joãozinho em Seul,Korea,e tenho por ele respeito pelo seu trabalho.Ele é um homem inteligente e estudioso,integro.Mas,talves desconheça fatos da vida de Rick Warren,coisas que Rick faz e fez,e que não conheço nenhum pastor que tenha feito o que ele está fazendo.A dinheirama que ele ganhou,e diz ele que ficou rico,ele está aplicando na Africa atendeno os aidéticos órfãos junto com a esposa Kay Warren.Ele devolveu a igreja os 22 anos que recebeu de salário e saiu da folha de pagamento da igreja que ele fundou.Não comprou um novo imóvel,e nem um novo carrão.Isso desmonstra que ele anda com Deus,pois ele consultou Deus para saber o que fazer com a dinheirama que ele ganho na venda do livro,uma vida com Propoósito, + de 40 milhões de cópias,fica difícil de acreditar que ele esteja 'abençoando' o que Deu não abençou.Se Jesus deixou uma mulher prostituta lavar os seus pés,então seria pró-prostituição? E Zaqueu? Ele seria a favor das trapalhadas de Zaqueu porque fêz uma refeição e foi hóspede do careca ladrão?
Bem,as posições teológicas tradicionais nos impede de ver o outro lado da moeda.Respeito o Joãozinho como conhecí ele,mas preciso de mais tempo para fazer uma verificação acurada e ver o que vai dar.
tito de brasília.

Anônimo disse...

Pavarini, quando vc troca o título e coloca "pentecostais maquiadores" não está sendo parcial? Como disse o Pr. Julio, não é só com os pentecostais que tem ocorrido o que o articulista denuncia. Os tradicionais e históricos também tem se dobrado à influencia desta era. O melhor seria manter o título original, mais extensivo a todos os evangélicos.

Pavarini disse...

luciano,

o título que dei está integralmente harmonizado c/ a idéia do autor. veja o último parágrafo: "E os grandes maquiadores temos sido nós, os pentecostais".

o fato de eu selecionar um texto nunca e postá-lo não quer dizer necessariamente que represente minha opinião. =)

abraço

Anônimo disse...

Não sei se você pertence a alguma congregação ou igreja, nem posso tão pouco comentar enfaticamente sobre o discurso de Rick Warren, mas digo-lhe com segurança que lhe falta conhecer mais das igrejas que você chama de Petencostais.
É no mínimo ignorância o fato de se fazer alusão a esse ou aquele pastor ou bispo sem conhecer a fundo o trabalho que têm sido feito em igrejas como a nossa(Batista da Lagoinha),com o resgate de vidas,muitas que já se consideravam perdidas.Nossos valores são os mesmos que Jesus e os profetas deixaram no Velho Testamento.
Temopor seu comentário infeliz que pode influenciar outra vidas, mas sei que da mesma forma que Jesus está disponível para todos que obuscam, convid-lhe à fazer o mesmo(" E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará....).

Luciano J. Garcia

Pavarini disse...

opinião registrada, luciano.

a julgar pela avaliação dos leitores, a maioria concorda c/ as idéias elencadas no texto.

abraço

ps.: o convite "evangelístico" é p/ mim ou p/ o pr. joão? =)

Unknown disse...

Já fui membro de muitas denominações religiosas, espiritualistas,enfim. Acho que o questionamento é decorrente dessa enxurrada de absolutistas, cada um defendendo sua "igreja". Penso eu, na minha ignorância, que existe uma má interpretação das Escrituras Sagradas daí a existência de tantas seitas(religiões).A bíblia foi escrita sob inspiração Divina, ora, como entender o que nela está escrito usando somente a racionalidade? O cristão que busca a "verdade" tem o dever de se preparar qdo da leitura dos evangelhos, seja através de muita oração e jejum. Não concordo com essas tais de "neo-pentecostais qdo vejo essa apologia ao enriquecimento. Ora não é bíblico que este mundo material pertence ao tentador? Eram dez mandamentos que foram transformados em quinhentos e tantos. Jesus Cristo resumiu a dois; "Amarás o teu Deus sobre todas as coisas" Amarás o teu próximo como a ti mesmo" , pronto, fácil né? rs. Paz e bençãos à todos e que Deus tenha compaixão de todos nós.

Blog Widget by LinkWithin