25.1.09

Pimenta no blog dos outros é refresco

1.º Quem é Sérgio Pavarini?

Convidei o C.S. Lewis e o Nietzsche p/ me ajudar na entrevista. (rs) Certa feita, o filósofo alemão se descreveu assim: “Eu não sou um homem; sou dinamite”. De alguma forma, gostaria que minha existência provocasse ao menos pequenas fagulhas na capacidade de reflexão das pessoas. Especialmente, há inúmeros (pré)conceitos que necessitam ser dinamitados p/ que o pensamento seja soerguido s/ novas bases.
2.º Quando, como e por quê, surgiu o Pavablog#?

O blog nasceu como extensão diária da newsletter que criei e editei durante cerca de oito anos na editora em que trabalhei. No período no qual a empresa foi colocada à venda, mudei o nome p/ PavaBlog# a fim de preservar o contato c/ milhares de leitores após eventual saída da equipe. Em abril, o blog completará três anos.

3.º Você ainda frequenta a "igreja" (instituição)? Justifique-se.

Frequento a Ibab (Igreja Batista de Água Branca) c/ a família. Após um looongo tempo ininterrupto liderando ministérios de música, estou num período, digamos, sabático.

Em função das críticas recorrentes em meus textos, muita gente acha que estou fora da igreja. Nunca saí nem pretendo deixá-la. Muitas amizades que tenho foram feitas dentro da igreja enquanto suávamos juntos a camisa. Há inúmeras pessoas cuja vida pessoal, espiritual e profissional foi de alguma forma afetada pela relação que a igreja nos propiciou. A maioria, positivamente. rs

Seria covarde tão-somente apontar defeitos sem ter qualquer grau de envolvimento c/ a instituição. Quem ama a igreja sofre ao vê-la transformada em instrumento de manipulação e de fonte de renda de estelionatários travestidos de pastores.

Continuarei alçando a voz e denunciando os estragos que têm sido feitos em nome da fé e, principalmente, ajudando as centenas de pessoas que me escrevem p/ expor mágoas e feridas. Na maioria dos casos, não tenho solução ou conselhos. Porém, os braços estão sempre abertos e o ombro permanentemente acolhedor.

4.º Indique 5 brasileiros que fazem a sua cabeça.

A mulé que cuida do meu cabelo, minha irmã dermatologista, o ortodontista que fechou meu diastema, o cara que corrigiu minha miopia e fabricantes de bonés legais. :D

5.º Você é um blogueiro que escreve muito bem, dê algumas dicas para quem deseja escrever bem.

Ler, ler, ler e ver filmes e peças legais p/ "afinar" a percepção. Por isso criei a campanha "Livros só mudam pessoas". É preciso implodir a idéia falsa de que as pessoas não têm tempo p/ ler. Lewis disse que "os únicos que alcançam muito são os que desejam tão intensamente o conhecimento que o procuram enquanto as condições ainda são desfavoráveis". A leitura nos proporciona uma espécie de blindagem contra o obscurantismo gospel que tem manietado sobretudo a juventude. A simples troca de idéias ainda é mal vista nos quadrados evangélicos. Literalmente graças a Deus, a internet facilita a interação e o debate.

Um lance legal p/ escrever melhor raramente mencionado é remover quaiquer tipos de barreiras que possam cercear a expressão. Há quem passe a existência toda preocupado com as expectativas alheias e vive uma vida que não é a sua, pensando idéias emprestadas dos outros. "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos", disse o Nietzsche.

6.º O Pavablog# é um dos melhores blogs deste país, existe alguma "revelação" especial?

Em todo o tempo tenho me espelhado tanto em gente que tem conteúdo no discurso quanto em blogueiros bem-sucedidos. Sem nenhum quixotismo, creio ser possível destacar alguns lances no PavaBlog#:

a. Disciplina: A inconstância talvez seja o fator preponderante nos altos índices de mortalidade de blogs. O cara começa animado e aos poucos vai perdendo a regularidade na postagem. Da mesma forma que é possível ler jornais ou ver TV em feriados ou nos finais de semana, em todos os dias do ano há posts novos no blog.

b. Pluralidade de assuntos: Apesar de o Nelson Rodrigues ter afirmado que não seria nada sem suas repetições, é meio monótono (e chaato) ler pessoas que repetem exaustivamente seus discursos, numa espécie de catarse virtual. Se acreditasse em horóscopo, poderia creditar minha multiplicidade de interesses ao fato de ser geminiano. Não é o caso.. rs

c. Exposição integral: Os textos da maioria dos veículos cristãos parecem escritos p/ leitores que vivem numa espécie de second life. Esse distanciamento desfavorece o envolvimento e as letras perdem o viço e raramente penetram no coração. Conforme explica o Paul Tournier, assumir personas proporciona neuras e frustrações de todos os tipos. Assim, prefiro o "torna-te aquilo que és" nietzscheano e tô inteirinho lá no blog: c/ defeitos (uma lista quase interminável), qualidades (algumas), contradições e uma pá de coisas que alguns cismam em esconder p/ manter o "filme" intacto.

7.º Indique alguns filmes e livros essenciais à sua vida.

No PavaBlog# há mais de 300 livros e filmes que li e assisti nos últimos meses. Todas as semanas recomendo um livro na newsletter. Para auxiliar os internautas na hora da escolha, a partir deste mês vou classificar os livros num ranking, repetindo o que faço c/ os filmes. Passem por lá e aumentem o número de acessos. Não de raiva, espero. rs

8.º Quem são, atualmente, seus referenciais evangélicos?

Não curto essa dicotomia cristão versus "secular" (palavra preconceituosa e abjeta) em qq áreas: literatura, música e blogosfera, por exemplo. Há autores bons ou ruins, independentemente da crença. Se examinar minha lista de obras lidas nos últimos anos, alguns nomes se sobressaem: Rubem Alves, Philip Yancey, Fernando Pessoa, C.S. Lewis e Brennan Manning são presenças constantes. Ainda assim, estou sempre ávido por descobrir páginas escritas "com suor e sangue" (olha o alemão de novo!). O Rabino Jonathan Sacks, Paul Auster e Brian McLaren são bons exemplos de "paixão às primeiras páginas". =)

9.º Por que ser blogueiro, palmeirense e evangélico?

Diante da minha decepção quase eterna c/ o que a chamada "mídia cristã" produz, tinha duas opções: repetir cantilenas s/ a falta de qualidade ou criar um espaço que ilustrasse a possibilidade de perpetrar algo legal e que atingisse um espectro maior de leitores. Creio que esse seja o leitmotiv que me impulsiona a diariamente passar incontáveis horas c/ a bunda quadrada em busca de temas legais p/ postar.

Não tenho dúvidas de que os blogs paulatinamente vão romper o círculo de mediocridade da produção cristã. Há dezenas de blogueiros cuja relevância do discurso sobrepuja largamente o que continua sendo publicado (e ignorado) por aí. Por isso, tenho cada vez mais franqueado o espaço p/ essa galera nova, talentosa e que ignora a formatação que sufocou até aniquilar a inspiração de gente que tinha o que dizer e preferiu se acovardar na mornidão do sistema.

Sobre ser evangélico, recorro novamente à inspiração do escritor irlandês: "Acredito no cristianismo como acredito que o sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo todo o resto".

Por fim, como um Pavarini poderia torcer p/ outro time que não o majestoso Palestra Itália? =)

10.º Recentemente, a W4 Editora lançou o livro Viciados em mediocridade, de Frank Schaeffer - com prefácio pavarínico. Deixe algumas palavras para quem não quer ser medíocre, em meio a um cristianismo tão medíocre, como o que se vê atualmente.

Bons livros são imprescindíveis, mas os relacionamentos são ainda mais importantes. Lembrando (pela última vez!) o Nietzche, "o melhor e essencial só se pode comunicar de homem para homem".

Na hora de escolher onde investir o tempo, o Schaeffer é hipercontundente em algumas recomendações: "Uma vez que a produção da igreja tem sido tão pobre, deveríamos ter o cuidado de manter essa produção longe de nós. O lixo cristão é o mais destrutivo de todos. Fique longe dele, feche seus ouvidos, tape seus olhos".

Qualquer que seja o caminho escolhido, não levem tudo tão a sério. Num dos livros de Lewis, é citada uma frase esperta do dr. Johnson: "o tamanho do entendimento do homem pode ser medido por sua hilaridade". A vida é muito curta para não ser desfrutada com bom humor e leveza de espírito.

Big abraço "apostólico" p/ todos. =)
entrevista minha ao blog Celebrai!. lá vc confere reações e algumas linhas que, em virtude de pundonor (quem peidou?), preferi não reproduzir neste espaço. :P

8 comentários:

Anônimo disse...

adorei o "second life".


pavarini, agora, se tiver coragem, responda: o q acha da christianity today? bom, otimo, ou medio?

Pavarini disse...

já respondi na entrevista, anônimo. =)

para que não haja dúvidas, "nenhuma das alternativas" listadas por vc.

abraço

Roger disse...

Nããããão, eu acabei gostando (no bom sentido) de um palmeirense (sem sentido)!!!

O que está acontecendo comigo?!?
O que está acontecendo comigo?!?

Ruy Marinho disse...

E Pava... Ótima entrevista. Parabéns.

Percebi que temos pelo menos quatro "virtudes" em comum;

Somos marketeiros, evangélicos, blogueiros e Palmeirenses!

Frequento os degraus da arquibancada do Palestra Itália desde os meus 3 anos. Avante Palestra! Neste ano seremos bi-campeões Paulista, eu "profetizo"...rs

Abraço amigo!

Ruy - Blog Bereianos.
www.bereianos.blogspot.com

Pavarini disse...

tá profetizado e apostolicamente testificado, ruy! hehe

big abraço

berna disse...

Se eu morasse em São Paulo ia torcer pro Palmeiras.rsrs

Anônimo disse...

Oi Sérgio
Sorte a sua quando disse que a maioria das pessoas que conheceu na Igreja eram boas. Sou católico, vivi o ambiente comunitário e sinceramente:DEUS ME LIVRE!!!!Vou na Igreja aos domingos e depois saio correndo.

Anônimo disse...

"Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião.
O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. " já estive várias vezes no espaço", gabou-se o cosmonauta, " e nunca vi nem Deus, nem anjos." "E eu já operei muitos cérebros inteligentes", respondeu o neurologista, "e também nunca achei um único pensamento."

"Mundo de Sofia" – Jostein Gaarder

Blog Widget by LinkWithin