Desculpe a expressão, mas não consigo encontrar outra definição: censura é uma merda. A polêmica em torno dos livros didáticos recolhidos recentementes indica uma falha de caráter, de que não nos livramos.
Censurar implica que um grupo que tem o poder de escolha decide o que outros podem ler. Tal decisão subjetiva esboça que sabemos o que é melhor e pior, o que é certo e errado, seguindo nossa visão de mundo e crenças, sem nenhum dado científico. Afinal, há provas de que um palavrão na infância torna o indivíduo menos capacitado?
Aqueles que deliciaram na infância com os poucos palavrões de MEU PÉ DE LARANJA LIMA se tornaram seres com problemas? E os que leram FELIZ ANO VELHO na pré-adolescência, livro que narra as primeiras experiências sexuais e com maconha de um universitário, que abusa de gírias e expressões coloquiais, tiveram o futuro estragado?
Livros com palavrões para crianças podem ou não? Merda é palavrão? Coco pode? Soltar pum, xixi, meleca, caca? Bem, recolheram MANOEL DE BARROS, por conter o palavrão "boceta" em 1 poema. O poema é ruim? A palavra é gratuita?
A Secretaria da Educação de Santa Catarina recolheu o livro AVENTURAS PROVISÓRIAS, do premiado escritor Cristóvão Tezza, distribuído para o ensino médio da rede estadual, que possui um trecho considerado... “erótico”.
"A tua grande fraqueza -me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado- é que teu orgulho te castra".
O livro também possui expressões como "porra", "me fodendo a troco de bosta" e "caralho". Realmente, Tezza não o escreveu para ser lido por crianças. Mas elas nunca ouviram ou leram isso? CENSUREM! Ou troquemos “foder” por “fazer amor”, “boceta” por “bo-bo-leta”, “perseguida”, “vagina”, “pau” por “pipi”, “pênis”, “varinha”? Leia +.
Marcelo Rubens Paiva
me lembrei de alguns lances interessantes. alguns setores do rebanho defendem a educação em casa p/ evitar contato dos filhos c/ os "valores mundanos". resta saber se proibirão tv e internet. a prática tem vários adeptos nos estados unidos, inclusive brian mclaren, num momento de ortodoxia pouco generosa.
por fim, avaliar a criança em função da "boca limpa" tb ocorre em outras plagas. ronaldo disse que o filho deve ser criado na espanha pq lá "ele não fala nenhum palavrão; é um doce de menino, praticamente um europeu".
7 comentários:
super a favor dessa censura. afinal, eh censura dentro de um ambiente. nada impede q o pai compre. acho q nesse aspecto precisa de muita sabedoria. mas sabemos q uma das pragas atuais da midia eh o sexo sem significado nenhum.
sobre educacao em casa, eh complicado, mas o q fazer qdo vc nao tem dinheiro e na escola publica, criancas vao armadas e combinam assaltos?
facil falar pra quem tem dinheiro pra pagar bons colegios, pra quem nao tem, resta o perigo q existe nas publicas.
Sérgio, tens a fonte da sua citação de Brian McLaren?
Esse Marcelo Rubens Paiva, não sabe o valor da educação. Expor uma criança aqueles materiais pedagógicos profanos, sexuais, e piór que isso, de contéudo baixo é um estupro, um infanticídio intelectual. A criança tem que ter uma formação pura, limpa, e depois já adulta escolher o caminho a seguir. RETIRAR ESTES LIVROS DE CONTÚDO PORNOGRÁFICO, NÃO É CENSURA É INTELIGENCIA.
“Ao nascer, aproveite seu próprio umbigo e estrangule toda a equipe médica”.
“Não vá se entusiasmar e matar sua mãe/até supervilões precisam ter mães/”…
“…tome drogas pra caralho/ É sempre aconselhável ver o panorama pelo alto/ Nunca ame ninguém.
Estupre/ Execre o amável, zele pelo abominável, seja um pouco afeminado (…)” e por aí vai.
Estes são apenas uma fagulha das inumeras aberrações destes livros
Não ficou claro se o Sérgio quis dizer que McLaren seria adepto de educação em casa ou da proibição de tv e internet. Em qualquer caso, pareceria uma afirmação estranha de McLaren, e que não parece condizer com as idéias gerais dele. Recomendo ao Sérgio de verificar a fonte mais cuidadosamente.
abraços
oi, gustavo.
se a memória não me chifrou, o mclaren fala s/ isso em um dos dois livros publicados no brasil.
vou pesquisar assim que possível p/ fornecer a informação de forma + completa.
abs
Acho que a censura tem que ter um critério e princípios claros. Não acho que palavrão seja problema - mas o conteúdo dos livros. Tem muita coisa subversiva escrita em belas palavras (leiam a revista A Sentinela), enquanto sabemos que chamar um amigo de filha da mãe pode ser um diálogo corriqueiro entre grandes amigos.
Postar um comentário