23.5.08

Marcha soldado, cabeça de papel (5)

Os evangélicos levaram uma multidão para as ruas da capital paulista nesta quarta-feira [sic] (22), feriado católico de Corpus Christi. Foram dois eventos: um no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, e outro que começou no Centro e foi até a Zona Norte. O evento da Igreja Internacional da Graça de Deus e a Marcha para Jesus levaram milhões de pessoas para as ruas neste feriado.

Escondida no sapato, dentro da meia, havia uma lista de justificativas para a caminhada. Era assim que os fiéis carregavam os pedidos que tinham a fazer. Em alguns casos, eram tantos os desejos que não dava para carregar tudo em um pé só. “Enche uma folha, de tudo quanto é pedido, da família inteira”, confirmou uma senhora.

A Marcha para Jesus, realizada no Brasil há 16 anos, é comandada por líderes de igrejas evangélicas encabeçados pela Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Em cima de um trio elétrico, o jogador Kaká ajudou a guiar a multidão até a Praça Heróis da FEB, ao lado do Campo de Marte. Foi montado um palco para as apresentações, inicialmente, de 34 de bandas gospel.

No meio da tarde esse número subiu e a previsão era de que 41 atrações iriam passar pela palco. As letras das músicas eram de louvor, mas as canções passeavam pelos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do sertanejo ao hip hop.

Em relação ao público que participou da 16ª edição, a organização do evento entrou em contradição. Segundo o coordenador geral da Marcha, Júlio César Savani, no final desta tarde a expectativa era de que mais de 6 milhões de pessoas tivessem participado do evento. No ano passado, segundo ele, 6 milhões de pessoas teriam participado.

Entretanto, o material de prévio de divulgação do evento feito pela assessoria de imprensa da própria Renascer apontava que a expectativa era de que cerca de 4 milhões de fiéis participassem da marcha. Além disso, na edição de 2007, os organizadores divulgaram que cerca de 3 milhões de pessoas participaram do evento. Nas contas da Polícia Militar, foram 1,2 milhões de pessoas.

Savani falou ainda que 150 mil camisetas da Marcha foram feitas e distribuídas. Questionado sobre o orçamento para o evento, Savani preferiu não mencionar valores. Disse que a Marcha, por estar no calendário oficial do município, era metade bancada pela Prefeitura e a outra metade pela Renascer em Cristo.

fonte: G1

Ano passado contaram as orelhas. Nesta edição, inovaram ao contar os dedos da mão direita dos "marchadores". A previsão p/ 2009 é de 12 milhões, c/ a inclusão da mão esquerda nas estatísticas. Números tão fiéis qto a msg que é pregada nas franquias do casal apostólico.

Leia +

4 comentários:

juberd2008 disse...

Sérgio,

Eu pessoalmente, não creio em marchas de hora marcada. Creio apenas em caravanas espontâneas, e que se ajuntam no caminho, conforme se vê no movimento livre daqueles que seguiam a Jesus nos Evangelhos. Este não é o bom combate! Por trás disso tudo, no meio Evangélico, também há os interesses de políticos da “igreja”. Para eles sim, interessa que haja Marcha a fim de que organizem, em nome da Moral e dos Bons Costumes, a contra-marcha, e que sempre é proposta como salvação para a “igreja” e a “sociedade”. Mas são os políticos que carreiam e angariam os votos. E os Evangélicos nunca aprendem e sempre caem no mesmo engodo.

Parabéns pelos posts sempre atuais,

Juber
www.juberdonizete.blogspot.com/

Anônimo disse...

Lembram do movimento "cansei", pois é, devíamos refazê-lo só que agora na versão gospel (não fizeram até a versão gospel do "créu"?). CANSEI: cansei desse evangelho tosco, surdo e mudo, que faz com que as pessoas gritem contra os demônios de todas as espécies, mas que aceitam posturas corruptas de seus líderes "endeusados" achando que o que eles fazem é normal; cansei da teologia da prosperidade; cansei dos modismos evangélicos...

Leandro Ferraz

Ravs disse...

A contagem de pessoas na marcha feita pela polícia militar é realizada na concentração, hora em que a maioria, principalmente de famílias com crianças e velhos, já foram embora. (Eu conheço vários, e sei que este é um hábito muito comum da maioria das famílias que vão inteiras pra marcha, a maioria que permanece nos shows são os jovens).

A contagem feita pelos organizadores é na saída da marcha, onde chegam pessoas desde às 10h, quando a marcha caminha, até 13h, quando o primeiro trio já chegou ao local da concentração.

Só pra vc avaliar melhor um fato antes de comentar.

Pavarini disse...

Raquel,

A ênfase nos números é um ponto em comum entre a Marcha para Jesus e a Parada Gay. Ambos os lados são pueris e ridículos na hora de gritar números "inflados".

A questão numérica é de somenos. Que tal elencar os efeitos que a mobilização produziu p/ a cidade?

Infelizmente, as pessoas que lideraram o movimento não têm estofo p/ liderar qq movimento em prol da ética, por exemplo. Afinal, travestis são os que participam do outro evento.

Trio elétrico nunca foi instrumento de mudança. No máximo de diversão. Se essa é a intenção, todo o meu respeito. Só não venham c/ a ladainha de ato-profético-gigantismo-do-rebanho-são-paulo-é-do-Senhor-Jesus.

Big abraço

Blog Widget by LinkWithin