5.5.08

Max responde (15)

Aceitei uma proposta para mudar de emprego. Mas, no mês que vem, minha empresa pagará o bônus anual por desempenho. Seria antiético eu esperar até receber o bônus e pedir a conta no dia seguinte? – Lucas

Não. Você certamente ouviria um monte de seu chefe, mas o bônus premia algo que você já fez (seu desempenho no ano passado). Na quase totalidade das empresas, um funcionário que pede demissão deixa de receber o bônus a que teria direito. E isso me parece menos correto que pedir a conta depois de embolsar o bônus.

Minha empresa resolveu terceirizar meu setor e pediu que cada funcionário fizesse uma proposta de prestação de serviço autônomo (PJ). Como eu calculo esse valor? – Wilma

Como PJ, você pagará menos de Imposto de Renda. Mas deixará de receber FGTS, férias e 13º salário (e, dependendo da empresa, vale-transporte e vale-refeição). E também perderá outros benefícios que sua empresa eventualmente ofereça, como convênio de assistência médica. Para equilibrar suas finanças, você deveria receber entre 20% e 30% a mais do que atualmente ganha. Ainda assim, a empresa faria uma bela economia. Um empregado efetivo custa quase um salário extra por mês, considerando tudo o que a empresa gasta com ele.

Tenho um diploma universitário de uma faculdade pouco conceituada. Mas falo quatro idiomas fluentemente. Qual das duas coisas é mais importante no mercado de trabalho? – Lea Maria

A segunda, mas apenas se você concentrar sua busca em empresas que necessitem de poliglotas (e que não são muitas, já que o inglês se tornou um idioma do tipo “máximo divisor comum” nas multinacionais, mesmo as européias e asiáticas). De qualquer forma, ao elaborar seu currículo, liste os idiomas antes do histórico acadêmico para enfatizar bem seu diferencial.

Estou em meu primeiro emprego. Comecei há cinco meses com todo o gás e sou sempre o primeiro a chegar e o último a sair. Mas meus colegas não gostaram dessa minha atitude e me isolaram. Devo expor o problema a meu gerente? – Guilherme

Que problema, Guilherme? Aparentemente, você está conseguindo nota 10 no quesito “ambição e energia” e zero no quesito “relações interpessoais”. Seu gerente só concordará que você está certo e o resto está errado se ele tiver uma forma de agir igual a sua. Eu sugiro que você fale com seu gerente, mas mudando o discurso: pergunte a ele o que você deve fazer para melhorar seu relacionamento com os colegas.

Estou infeliz em meu trabalho. Já pedi para ser mandado embora, mas meu chefe negou, afirmando que estou na empresa há oito anos e sou bom colaborador. O que eu posso fazer para convencê-lo? – J.R.B.

Se sua empresa é decente, e se o ambiente de trabalho é bom (imagino que você mencionaria esses fatos, se eles fossem negativos), qual seria seu próximo passo profissional, se você fosse dispensado? Muito provavelmente, um emprego semelhante em uma empresa parecida. Aí, você teria de voltar a provar tudo o que já provou, para conseguir o respeito que já tem. Mas, se você realmente acredita que uma mudança terá efeito positivo em seu estado de espírito, procure outro emprego e peça a conta. Sair, despedido ou não, sem ter outro emprego, vai deixá-lo muito mais infeliz.

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin