28.9.08

O respeito pelo conhecimento

Que faça o ocidente o prelúdio pela decadência da respeitabilidade aos idosos, os quais almejam aderir os ouvidos dos aprendizes às palavras de sabedoria. A realidade contemporânea difere evidentemente dos tempos passados: não mais são os anos de vida prioridade; crianças elevam-se em conhecimento, substituindo a respeitabilidade em escárnio.

Estudar os antigos filósofos do oriente asiático é entrelaçar irremediavelmente o conhecimento ao desenvolvimento da vida: a valoração máxima do conhecimento encontra na velhice a sabedoria em seu estágio irreversível. O idoso, portanto, era o símbolo evidente da preservação cultural e indivíduo referência aos subjugados.

A ingenuidade de que a idade atualmente ainda profere irrefutável respeito, tão somente pela idade, foi superado: é o conhecimento a causa da reverência.

Os pequenos reconhecem tal perspectiva, que pela necessidade atual atrelam cultura à demonstração objetiva de informação. É uma realidade que devem os idosos absorver, se querem retomar os patamares anteriores de respeitabilidade. A valoração do homem evidencia o valor da intelectualidade, o moderno requisito essencial à civilização.

Filipe Liepkan, no blog O Templo Felpo.

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin