2.9.08

Quando os crentes davam certo (1)

A primeira razão porque os crentes davam certo no Brasil, no passado, é que eles eram discriminados e perseguidos. Só entrava para as Igrejas evangélicas quem estava disposto a pagar o preço. O martírio integrava o protestantismo. Quem não agüentava o tranco, saía. Isso purificava a Igreja e lhe dava grande coesão interna. Todos eram "de mesmo", naquele contexto adverso não havia lugar para "crentes festivos".

Durante a vigência da Constituição Imperial (1824) o documento de identidade era a certidão de Batismo na Igreja Católica Romana. Quem não fosse batizado, nem existia, nem era cidadão. Os protestantes, como os demais não-católicos, não podiam ser funcionários públicos, não podiam se candidatar a cargos eletivos, seus casamentos eram nulos (todo mundo, tecnicamente, "amasiado" por amor a Cristo), porque o único documento de casamento válido era o emitido pela Igreja Romana, e quando a pessoa protestante morria tinha que ser "plantado" em algum terreno, porque todos os cemitérios eram administrados pelas Paróquias católicas romanas, e nele só podiam se enterrar quem tivesse recebido o rito de extrema-unção de um sacerdote daquela confissão.

Com a Constituição republicana de 1891 veio a separação Igreja-Estado, cessaram as discriminações legais, mas aumentaram as perseguições. As novas levas de padres e freiras missionários que foram importados pela Igreja de Romana na Primeira República (1889-1930) vinham com a missão de "combater os protestantes". Crianças e jovens eram perseguidos nas escolas, profissionais nos empregos, proibia-se o aluguel de imóveis comerciais e residenciais para os "nova-seita", também conhecidos como "bodes", Igrejas eram apedrejadas, pessoas fisicamente agredidas, amizades e vínculos familiares eram rompidos. A imprensa incitava contra essa fé "estrangeira". O hino de um Congresso Eucarístico cantava: "Quem não for bom católico, bom brasileiro não é". Bíblias eram queimadas. Paredes de templos protestantes eram levantadas de dia, para serem derrubadas de noite. "Protestante é pobre, burro e feio". Casar minha filha com um deles, nem pensar...

Na cidade de minha família materna, em Alagoas, um padre holandês, se referindo à artéria onde residiam as melhores famílias da cidade, compusera a quadrinha de gozação:

"Na Rua do Rosário, ninguém pode mais passar
São bodes e cabrinhas, todos eles a berrar..."

Com raras exceções localizadas, esse quadro não mudou muito até o início dos anos 1960, e a realização do Concílio Vaticano II.

Mais de um século de dureza! Naquele contexto, que requeria autenticidade, a permanência e o crescimento do protestantismo foram marcados por atos de heroísmo e muito martírio. Naquele contexto, os crentes davam certo...

Robinson Cavalcanti, Bispo Diocesano.

Leia +

3 comentários:

Lindo Vídeo! disse...

Me converti ao evangelho em 1985 e sentia essa perseguição na sala de aula, na família e na rua onde morava. Levei muita cacetada de todo mundo. Fui chamado de "beato", "seguidor do Jim Jones" e coisas do tipo. Mas hoje quanta diferença! Se um dia gritar: "esfola crentão" não fica um meu irmão, não fica um!!!
Fabiano Goulart

Anônimo disse...

Com certeza, não gostaria de passar por perseguição de qualquer forma. Trabalho, crio meus filhos, temos liberdade de fazer o bem, e de não fazer, temos liberdade de vir, ir e ficar parados. Temos uma vida estável e relativamente conformtável, adquirimos e produzimos cultura. Isso é gostoso (bom é comer e beber daquilo do que se trabalha - como diria Salomão). Mas com certeza tamamnha liberdade nos pôe em risco de sentir uma preguicinha letal, como aquela que a agente sente sentado na areia tomando sol... isso pode ser letal, principalmente para a nossa comunidade e para o que não crê.
Se ela vier um dia - a perseguição - devemos encará-la de frente, lembrando dos dias bons, de termos nos lembrados do Criador no tempo propício, para que tenhamos consolo na angústia.
Um abraço.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!Maceió está com você!!

Blog Widget by LinkWithin