“Olá, você enviou uma mensagem para fulano@uol.com.br. Para que sua mensagem seja encaminhada, por favor, clique aqui. Esta confirmação é necessária porque fulano@uol.com.br usa o Anti-spam UOL, um programa que elimina mensagens enviadas por robôs, como pornografia, propaganda e correntes”.
O texto acima certamente não é novidade para você, leitor, pois com certeza já mandou e-mails para usuários do UOL. Certamente então você já sabe até como decifrar as letras tortas do quebra-cabeças deles e provavelmente já enfrentou alguns problemas com isso, como, por exemplo, o decifrador de enigmas estar fora do ar ou você só receber este quebra-cabeças no dia seguinte ao envio do seu e-mail e o seu destinatário deixar de receber a mensagem no momento em que ela era realmente importante.
Entretanto, pergunto a você, que é profissional de marketing ou publicitário: você já prestou atenção nos termos exatos desta mensagem do “Anti-spam UOL”? Já notou que, para o UOL, a propaganda equivale à pornografia e às correntes, todas as três atividades sendo colocadas em pé de igualdade, como igualmente nefastas para o cliente usuário deste provedor?
Veja bem, o UOL não está se referindo a algum tipo de propaganda realmente nefasta, como aquela que é apenas um disfarce para introduzir vírus e programas espiões no computador do usuário, ou aquelas disparadas por fontes anônimas ou com propostas enganosas. O UOL está falando genericamente, isto é, de todas as propagandas. Ou seja, ele está dizendo que todas são ruins para os cidadãos que têm endereços de e-mail uol.com.br, tão ruins quanto pornografia e correntes. Leia +.
Silvio Lefèvre, no Propaganda & Marketing.
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