31.1.09

Boca mole

Sou abençoado com conversas femininas. Elas esquecem que estou ali e reviram o feno do celeiro. Soltam os cachorros nos vizinhos.


Em Sampa, passeava com Regina Rosa e Viviane Mosé. A maldade nos olhos delas é virtude. Incomparável. A malícia das amigas trocando confidências, inventariando amigos quase me deixou perplexo, se não ficasse sensibilizado. É uma escola de farpas.

Mulher quando fala mal é profissional - são amadoras para receber elogios. Se os varões soubessem o quanto são avaliados desistiriam de acordar. Eu desisti de dormir.

As meninas têm uma tese infalível para comprovar a masculinidade do sujeito. Não é reparando nos trejeitos, na flexão de palavras, nas gentilezas vitorianas. É analisando a boca. A boca diz tudo. Lábios grossos, lábios finos: nada disso importa. O que faz a diferença é a rigidez. A firmeza. Boca requer cintura e bíceps.

Homem que é homem não pode apresentar boca mole. Pior do que enxergar o namorado penteando as sobrancelhas. Pior do que macho com teta. Pior do que transar com meia escura. Pior do que barriga de cerveja. Bem pior.

É aquele que fala sem tensionar os cantos da boca. As linhas vermelhas não ameaçam desejos. Os ângulos não se mexem. É uma afetação treinada, confessa seu pensamento a partir de bolhas de sabão. A vontade é estourar suas frases no momento em que estão saindo.

A língua isola os ruídos, as quedas e os rompantes. Não vai babar, não vai cuspir, não vai mostrar os nervos. É um palavrório de gengiva. Estica os lábios com a displicência de suspensórios, não aperta a carne como cinto.

Homem de boca mole é reconhecido no cumprimento. Beija como tia: dando a face. O Instituto Rio Branco veta seu ingresso na diplomacia, mesmo que seja versado em seis idiomas. Perigoso para a manutenção da paz e das orgias.

Engoliu um saxofone. Engoliu a própria mãe. É o marmanjo que engole a gripe para ser educado.
Seu desenho é assexuado. Não sugere a violência das pernas com o sopro, não insinua a crueldade dos braços ao chupar o ar. Homem que é homem já vai suando com a boca antes de qualquer coisa.

Boca mole é um teatro de dedinhos que as crianças costumam fazer. Um ventríloquo arrebentado.

Não é problema de articulação, é de junção. Complicado devorar um boca mole, não tem tempero, não tem sal, é o mesmo que sopa, mingau, amassadinho de fruta.

Grosseria tem perdão, a falta de iniciativa é indesculpável.

Mulher odeia homem que palita os dentes em churrascaria. Odeia ainda mais o boca mole, que não consegue nem segurar o palito.

Fabrício Carpinejar
desenho de vicente

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin