Semana passada, eu critiquei aqui os alunos de administração e comércio do Mackenzie que enviaram um e-mail repleto de grosserias para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Café Pilão. Eles estariam revoltados com a mensagem automática que lhes chegou da empresa, respondendo à solicitação de entrevista com alguém do marketing: o Café Pilão propunha que consultassem o site para obter as informações que desejavam.
Eu acreditei que uma marca com o prestígio do Café Pilão, mesmo respondendo de maneira inadequada a um pedido de entrevista, merecia mais respeito. Com a evolução do assunto, porém, percebi que não é bem assim. Vejam a resposta do diretor de marketing do café Pilão às má-criações dos rapazes. A ser verdade o que me chegou por e-mail, a marca está em péssimas mãos:
"Prezados Formandos, como vocês já devem ter percebido, cometeram vários erros na sua solicitação, imperdoáveis em alunos que estão saindo dos bancos de uma universidade para o mercado de trabalho.
Erro 1 – Vocês tentaram estabelecer contato com uma grande empresa usando o canal de comunicação errado, ou seja, o SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor. Se vocês já tivessem recebido a graça de um estágio numa empresa medianamente organizada, este fato, além de transformá-los em alvo de piada, jamais lhes renderia um emprego na alta administração, nem mesmo no telemarketing que é onde as empresas atendem idiotas iguais a vocês.
Erro 2 – Vocês também revelaram grande amadorismo em fazer este tipo de contato por e-mail, como se em alguma empresa houvesse profissionais prontos para responder pedidos de filhinhos de papai que deixam os seus trabalhos de aula para a última hora, porque ficam fumando maconha, comendo gatinhas e torrando a grana da família nos botecos da vida. Existe um equipamento chamado telefone, que é atendido por uma profissional chamada telefonista. Aqui na Pilão, casualmente, a telefonista é uma diplomada em Administração pela Mackenzie, com ênfase em Comércio Exterior, que, por suas raízes, certamente abriria as portas para vocês.
Erro 3 – O trabalho proposto por vocês é de uma inutilidade espantosa, uma prova de total incompetência para quem está obtendo um diploma de bacharel em administração. Na verdade, é uma pesquisa estúpida e imbecil, pois utiliza uma metodologia completamente errada – 'entrevistas com profissionais do café para estudar os efeitos do produto exportável no mercado doméstico'.
Garotos, este tema já foi pesquisado há 10 anos e não tem mais a mínima importância depois que Collor de Mello abriu as fronteiras do Brasil. Naquele tempo, aliás, os jovens, além de estudiosos, também eram politizados. Vocês já ouviram falar dos 'caras pintadas' ou acham que isso é apenas um apelido para palhaços como vocês?
Espero, com esta resposta, estar contribuindo para a formação de vocês. Mas se esta resposta não lhes servir como uma pequena lição, fiquem tranqüilos. Entrem novamente em nosso site e conheçam os nossos projetos sociais, destinados a recuperar jovens drogados, a fazer inclusão digital (ensina, inclusive, a usar a internet) e a tratar problemas sexuais em jovens estudantes.
Ah, antes que esqueça, abriu uma oportunidade de estágio para formandos em Comércio Exterior aqui na empresa: na Namíbia. Sabemos que é no ... do mundo, mas como vocês merecem tomar no ..., é um bom lugar.
Atenciosamente.
Jairo Soares.
Diretor de Marketing."
Há quem diga que essa história, desde o começo, é fake, ou seja, é uma daquelas lendas urbanas criadas e espalhadas pela internet. A assessora de imprensa do Mackenzie me ligou, contrariada, dizendo que eu tinha dado publicidade a um e-mail que podia ser falso. Eu disse a ela que havia preservado o nome do aluno que assinava a mensagem e que abria este espaço para que o Mackenzie me desmentisse. Não veio desmentido nenhum. Agora, me chegou uma suposta resposta do diretor de marketing do café Pilão. Se for falsa, publico aqui na semana que vem o justo desmentido da empresa. Adoraria fazê-lo.
Lamentavelmente, no entanto, algo me diz que tudo pode ser uma triste verdade: tanto os estudantes quanto o profissional parecem forjados no mesmo barro. Para não citar outro material.
Stalimir Vieira, no Propaganda & Marketing.
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8.9.08
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