1.9.08

O pregador iPod

Os pregadores são sempre uma companhia muito agradável quando estão fora de serviço."
Mark Twain

Resultados de pesquisas divulgados neste início do ano nos EUA mais que impactar, chocaram todos os que imaginavam entender das novas tecnologias, e muito especialmente de sua utilização pelas pessoas: parcela expressiva das dezenas de milhões de gigas de espaços existentes nos iPods não está ocupada nem por música, nem por fotografias, nem por notícias, nem por outros tipos de arquivo: concentra-se em sermões de diferentes pregadores e religiões.

Se para muitas pessoas, existe a dependência de um determinado tipo de medicamento, para outras a bebida, para muitas outras o cigarro, é impressionante constatar-se, pela multiplicação das novas religiões, como um número gigantesco de pessoas é movido pela força das palavras, pela crença nas mensagens. E com o iPod e demais players de MP3, podem carregar o aditivo ligado e na orelha em todos os lugares.

O "case" do reverendo Bruce Walker, comentado na primeira página do USA Today, é mais que sinalizador. Em sua pequena capela, Walker não contabiliza mais que 100 seguidores. São os que ouvem, presencialmente, seus sermões. Mas, através de um serviço de podcasting que contratou pela bagatela mensal de US$ 29,99, posta seus sermões na Sermonaudio.com, freqüentado por mais de 1 milhão de fiéis de todas as partes do mundo em busca de uma palavra de conforto e esperança. E onde todos os proprietários de iPhones e iPods podem baixar os que mais lhes interessem e falem mais fundo aos seus corações.

No ano de 2007, a Pew Internet & American Life Project constatou que mais americanos recorrem à internet em busca de informações sobre religiões e espiritualidade, do que buscam por notícias sobre esporte, política e atualidades. E a conclusão a que muitos estão chegando é que cada vez mais é difícil encontrar, presencialmente, pela bagunça das religiões e pelos desconfortos físicos dos diferentes templos, o que buscam no mundo físico e real. No virtual é mais confortável e prático, e ainda é possível montar um kit específico e personalizado, ainda que recorrendo a diferentes religiões, das palavras que precisam e querem ouvir.

Hoje o pastor Walker, pondo fé na chamada "cauda longa", vê seus sermões transporem as portas de seu templo e de seus 100 minguados fiéis, e se fazerem presentes em 8.000 devotos de diferentes partes do mundo: "hoje possuo seguidores em 35 diferentes estados americanos além da Califórnia, minhas palavras são ouvidas em todos os países de língua inglesa, e ainda em muitos países de outras línguas...".

Em tempo, o mais novo concorrente do YouTube é o... Isso mesmo adivinhou, GodTube; Em poucos meses na web já contabiliza a visita de mais de 2 milhões de devonautas/mês, que aproveitam o passeio pelo portal para conhecerem outras crenças e religiões e construir uma híbrida, personalizada e única, rigorosamente sob medida para suas aflições, medos, temores, esperanças, sonhos, realizações.

Francisco A. Madia, no Propaganda & Marketing.

Leia +

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Pava, sempre ligado no movimento. Sempre de antena ligada e nem é o Chapolin Colorado. Em tempos de novas tecnologias e novas comunicações devemos seguir o exemplo do apostolo Paulo, sempre ligado no movimento, no que acontecia ao seu redor e principalmente nas comunicações da sua época e nas necessidades da humanidade no seu tempo.

Hoje temos a Educomunicação, que é definida em poucas palavras como a leitura crítica das mídias e das novas tecnologias na Comunicação e utilizadas na Educação. A Internet que nos apresenta a Cibercultura,foi definida por Pierre Levy “como um conjunto de técnicas que podem ser materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Este ele define “como um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores, que ele chama de rede. Rede de computadores”. Ai entra os Ipods e Iphones. Tudo isso surgiu por causa da Inteligência Coletiva, com os informatas (“de toda parte do planeta... um especialista de uma tecnologia ajuda um novato enquanto outro especialista o inicia, por sua vez, em um campo no qual ele tem menos conhecimento... (Lévy, Cibercultura, 1996).

Dizem que a informática foi criada para facilitar a vida do homem e eu acredito nisso. O pastor teve uma grande “sacada genial” em postar os seus sermões nessas mídias. Com certeza seguiram os exemplos do apóstolo Paulo. Ele em sua época utilizava as cartas. Instituiu o EAD (Ensino à distância) que usufruímos até hoje delas (cartas paulinas). Imaginem Paulo utilizando a Internet e os Ipods? Que multiplicação maravilhosa teria esse maravilhoso rebanho! Pelo menos penso eu.

Parabéns Pava, por nos trazer à reflexão assuntos úteis e interessantes para os nossos dias. É também uma Inteligência e muito Coletiva o seu Blog e o seu Zine.

Abraços,

Sidnei Campos Pinto

Blog Widget by LinkWithin