"Marketing é a arte de convencer as pessoas a conhecer, gostar e confiar em sua empresa e produtos; branding é a arte de fazer suas empresas e produtos conhecidos, queridos e respeitados."
John Jantasch
Hoje existe uma grande discussão sobre como deveríamos denominar os profissionais de marketing em nosso País, considerando-se que marqueteiro virou palavrão, designação de picareta, enganador e tudo de ruim e pior que se possa imaginar. A propósito muito se tem discutido sobre o tema na Academia Brasileira de Marketing e parcela expressiva dos acadêmicos defende a expressão que prevalece em outros países, que é marketer. E até por isso abro este comentário com essa palavra porque é a que mais me agrada.
Dentre os marketers da melhor qualidade, independente de sua irreverência e provocações, Seth Godin, autor de livros de sucesso e blogueiro de primeira, ocupa uma posição de destaque. Sua base conceitual é consistente e suas manifestações sempre agregam contribuições relevantes a seus leitores. No mês de maio deste ano, e pela segunda vez, postou sua lista What Every Good Marketer Knows. E dessa lista, pinçamos o que em nosso entendimento traz um peso maior:
- Comunicação pessoal e personalizada é infinitamente melhor do que "junk" invasivo;
- Uma ótima maneira de se fazer o branding é prometer e cumprir;
- Share of Wallet é mais fácil, rentável e mais eficaz do que share of market; (nota, aqui no MadiaMundoMarketing e na Madia Marketing School preferimos share of client ao invés de share of wallet – em nosso entendimento é mais completo);
- Preço baixo é a melhor maneira de se vender uma commoditie;
- Produtos memoráveis provocam comentários;
- Você pode enganar as pessoas parte do tempo e as pessoas enganadas, assim que a ficha cair, comentarão essa experiência com parentes, vizinhos e amigos;
- Pessoas não compram o que precisam, compram o que desejam;
- O que move as pessoas é o extra, o a mais;
- BTB e BTC são rigorosamente a mesma coisa; a única diferença é que no primeiro quem paga a conta é uma empresa;
- Atrás de um marketing de qualidade sempre existe uma narrativa;
- O que serve para todos não serve para ninguém;
- Marketers são responsáveis pelos efeitos laterais que seus produtos causam;
- Os melhores marketers sempre medem os resultados;
- Um consumidor enganado vale mais que dez felizes;
- Bons marketers marcam gols e correm pra galera; os melhores marcam gols, pegam a bola no fundo da rede e correm para o meio do campo para marcarem novos e muitos gols.
E na abertura deste artigo, e para os que insistem em separar marketing e branding – em verdade as duas faces de uma mesma moeda – recordo a primorosa definição de outro blogueiro, John Jantasch.
Francisco A. Madia, no Propaganda & Marketing.Leia +
Nenhum comentário:
Postar um comentário